Naturalmente, toda marca que investe em marketing busca aumentar seu número de vendas. O que nem todo gestor sabe é que esse marketing para vendas não precisa ser apenas baseado em ofertas diretas. Várias ações indiretas ajudam a aumentar o número de vendas, pois fortalecem a autoridade da marca e, principalmente, alimentam o relacionamento com os clientes. Pensando nisso, separamos 5 estratégias de marketing para aumentar as vendas da sua empresa. 

No entanto, antes de começar qualquer estratégia é importante ter uma boa base de conhecimento. Por exemplo, entender o público-alvo da marca, criar uma ou mais personas para desenvolver uma comunicação assertiva, conhecer a jornada de compra do cliente e, claro, ter uma equipe de vendas, preparada para atender todos os clientes que chegarão por meio do marketing. 

 

O que é Marketing para Vendas? 

O marketing é um conjunto de ações para alcançar ou atrair pessoas e convencê-las de se tornarem clientes. Enquanto o processo de vendas é a comunicação com aquelas pessoas que já foram alcançadas e precisam de um último passo para, enfim, fechar negócio com a marca. 

A verdade é que marketing e vendas devem estar alinhados. Sem marketing, a equipe de vendas precisa correr atrás de novos clientes; sem a equipe de vendas, a marca não consegue fechar novos negócios.

No entanto, nem sempre as estratégias de marketing são ações diretas para a venda. Atualmente, muitas estratégias são baseadas no chamado Inbound Marketing, em que considera-se o funil de vendas e cria-se uma comunicação específica para cada uma dessas fases, buscando atrair os clientes sem necessariamente fazer uma oferta.

Por outro lado, há o Outbound Marketing, em que as estratégias costumam ser mais diretas e, por isso, pode-se gerar uma ideia equivocada de que ele seja o “marketing para vendas”. Mas a seguir, você vai ver como diversas ações acabam influenciando o aumento do número de vendas, muito além das ações de venda direta. Continue a leitura e confira.

 

1 – Inbound Marketing

O Inbound Marketing tem como principal objetivo atrair novos clientes. Para isso, cria-se conteúdos relevantes para que as pessoas enxerguem valor na marca. A partir disso, também se desenvolve um relacionamento, o que futuramente acaba acarretando uma compra. 

Com esse modelo, as estratégias trazem resultados a médio e longo prazo, mas também mantêm resultados estáveis por mais tempo.

Nesse ponto, é essencial conhecer bem o público-alvo, entender sobre jornada de compra e funil de vendas. Assim, é possível criar conteúdos assertivos que falem com pessoas em diferentes momentos (principalmente com aquelas que ainda não estão prontas para finalizar uma compra). 

 

2 – Outbound Marketing

Já o Outbound Marketing é o oposto: alcançar pessoas ao invés de atraí-las. Assim, é comum fazer anúncios e ofertas de vendas. Outra característica dessa estratégia é que ela costuma interromper o que o usuário está fazendo. Por exemplo, propagandas na TV, anúncios no Youtube e anúncios nas redes sociais. 

Mas nem todo anúncio é necessariamente uma interrupção. A exemplo, temos os anúncios feitos na rede de pesquisa por meio do Google Ads, que são apresentados em um momento em que o usuário está realmente buscando por algo relacionado.

No entanto, é importante não relacionar o Outbound ao marketing offline e o Inbound, ao marketing digital, uma vez que as duas estratégias podem conter ações tanto online quanto offline. 

 

3 – Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo está relacionado ao Inbound Marketing. Afinal, essa é a estratégia que mais entende sobre criar conteúdos relevantes para o público alvo.

Vale destacar o Marketing de Conteúdo uma vez que com ele é possível estar presente em diferentes plataformas: blog, redes sociais, e-mail marketing, também, com a criação de e-books, vídeos e conteúdos em áudio.

Além disso, é o especialista em Marketing de Conteúdo que pode criar materiais assertivos para toda a audiência, considerando a etapa que essa pessoa está dentro da jornada de compra.

 

4 – Estratégias de Pós-Venda

Um grande ponto que muitas marcas esquecem, mas que está relacionado ao aumento de vendas, são as ações pós-venda. Além disso, é a forma mais rentável de vender, uma vez que o investimento para manter um cliente é inferior ao investimento para atrair ou alcançar um novo cliente. 

Dentro das ações de pós-venda, há várias estratégias. Mas a base de tudo é focar em oferecer uma ótima experiência para que o cliente volte a fazer negócio. Entre todas as estratégias, podemos destacar como as principais e mais simples: suporte ao cliente, follow up e programas de fidelização

 

5 – Alinhar setores de venda e logística ao marketing

Por último, mas não menos importante: entender que o marketing não atua sozinho. Os setores de venda e logística da empresa são essenciais para que as estratégias de marketing tragam um resultado efetivo. Isso porque muitas vezes as estratégias de marketing trazem novas pessoas, mas essas pessoas acabam “dando com a cara na porta”. 

Por exemplo, quando a equipe de vendas não está preparada para atender novos clientes, ou mesmo quando um anúncio leva o cliente para um produto que não está mais disponível. 

Por isso, assim como dito no início que o marketing precisa estar alinhado com o setor de vendas, também é necessário alinhar marketing e logística quando se trata da venda de produtos, seja presencial ou por meio de e-commerce. Então, considere alinhar esses três setores como uma estratégia de venda.

Outro ponto que se relaciona a vendas é oferecer à equipe o suporte necessário para organizar os clientes, o que também facilita uma outra estratégia que mencionamos lá no tópico de pós-venda: o follow up.

Para isso, é importante automatizar esse gerenciamento e otimizar o acesso entre os setores de venda e marketing. Uma ferramenta que ajuda é o CRM, um sistema que pode ser desenvolvido de forma personalizada para as necessidades da empresa.

 

Conte a KBR TEC

Com mais de 20 anos de experiência, a KBR TEC oferece uma cartela completa de serviços para ajudar a sua empresa a chegar mais longe. Conte com nossos especialistas em criação de conteúdo e gestão de anúncios pagos. Além disso, desenvolvemos sites institucionais, e-commerce, blogs e todos os tipos de sistema. Envie uma mensagem pelo WhatsApp ou preencha o formulário aqui no site e fale com a gente.