Atualmente, é impensável para qualquer empresa não ter um perfil em algumas das diversas opções de redes sociais. Sites institucionais ainda são indispensáveis, mas contar com um uma mídia social também ajuda a empresa a marcar presença no mundo digital. Mas entre tantas opções, qual é a melhor para a sua empresa?

Para responder essa questão, o primeiro passo é entender a essência de cada uma. No texto de hoje, vamos abordar as diferenças entre as redes sociais Facebook, Instagram e Linkedin, as mais utilizadas por empresas atualmente.

 

Redes sociais: por que sua empresa deve ter

Se a migração do consumo para o digital já vinha ocorrendo de forma crescente, com a pandemia, esse comportamento cresceu em semanas o que teria levado décadas, segundo artigo publicado no  Think with Google. Isso causou um senso de urgência nas empresas que vinham procrastinando essa atualização. E isso não significa apenas a criação de e-commerce, mas também criar outras formas de comunicação, de oferta e de entrega dos seus serviços ou produtos. Catálogo Online, delivery e, claro, o assunto do texto de hoje: redes sociais.

Então, respondendo à questão levantada do título: sua empresa deve ter um perfil em uma ou mais redes sociais por que seu público-alvo está lá. Mas, também, porque através do marketing de conteúdo, sua empresa pode criar um relacionamento com seus clientes e público-alvo e gerar autoridade para a marca.

Com uma gestão de redes sociais eficiente atrelada a outras estratégias de marketing digital, sua empresa colhe frutos sem se tornar escravo do algoritmo. 

 

Confira as características de cada mídia social

Atualmente, existem diversas mídias sociais: Pinterest, TikTok, Clubhouse, Twitter, entre outros, mas hoje abordaremos as mais usadas pelas empresas: Facebook, Linkedin e Instagram. 

 

Facebook

Apesar da ascensão de outras redes sociais, o Facebook ainda é a mídia social mais utilizada no mundo, com 2,2 bilhões de usuários cadastrados. Não é à toa que é a opção mais escolhida pelas empresas. Sobre o público, 32% tem entre 25 e 35 anos, em seguida, vem a faixa etária de 18 a 24 anos, representando 24% do total.

Um dos pontos positivos do Facebook é permitir diversos formatos de conteúdos: texto (com permissão de mais de 60 mil caracteres), imagens, vídeos, GIFs e links. É possível entregar informações completas para os seguidores da sua página e ainda contar com o Facebook Ads ou com o impulsionamento de publicações. 

O alcance orgânico é maior para contas pessoais do que para páginas de empresas, mas não tente passar a perna no Facebook criando uma conta pessoal para sua empresa (até porque, provavelmente, você já será barrado na hora do cadastro).

 

Linkedin

O Linkdin tem  título de maior rede profissional do mundo e, por isso, você deve criar um conteúdo diferenciado para a rede. Mas nada de ficar ofertando produtos e serviços, a ideia é fazer publicações que fortaleçam a autoridade da marca.

É possível criar post menores, com 1.300 caracteres, e artigos mais longos. A mídia social também permite imagens, Gifs e links. 

Os assuntos podem ser casos de sucesso, comentários sobre o segmento da sua empresa, conquistas e experiências diversas. 

Já a respeito do público, dos 660 milhões de perfis, 38% têm entre 25 e 34 anos, 30% têm entre 35 e 54 anos , 24% têm entre 18 e 24 anos e apenas 9% está acima dos 55 anos.

 

Instagram

A essência do Instagram é a imagem e, apesar de ter sofrido diversas e profundas mudanças desde o seu lançamento, essa essência continua. Por isso, a principal forma de atrair seu público é por meio de boas imagens — o que não significa edições, ícones e demais artifícios complicados, mas sim imagens que entreguem conteúdo para o seu público.  Então, nada impede de utilizar fotos sem qualquer edição.

Mas além das imagens, o Instagram oferece diversas formas de publicar conteúdo: story, reels, uma aba especial para produtos. Ah, claro, além de imagens, os vídeos são bem-vindos. 

Ao longo de 2019, o Instagram teve um crescimento que somou 38 milhões de novos usuários. No início de 2020, a rede social já contava com mais de 1 bilhão de contas cadastradas. Entre elas, 33% são pessoas com idade entre 25 e 34 anos e 32% têm idade entre 18 e 24 anos.

 

Redes Sociais e o tempo de duração do conteúdo

Um ponto que merece destaque é o “prazo de validade” do conteúdo em cada rede. Um texto no blog, por exemplo, pode durar 2 anos. Já as redes sociais, com exceção do YouTube, duram menos de um dia. Olha só:

  • Facebook: 5 horas
  • Instagram: 21 horas
  • Linkedin: 24 horas

Esse é o tempo estimado para que o seu conteúdo continue aparecendo no feed das pessoas. 

 

Redes sociais: como escolher e fazer uma gestão profissional 

Agora que você já entendeu como funcionam as principais redes sociais, deve pensar onde está seu público-alvo considerando suas características. Por exemplo, pensar na idade, gênero e quais os interesses do seu público-alvo é um bom fator para escolher a rede social ideal. Isso também vai direcionar o melhor tipo de conteúdo.

Mas, principalmente, considere as características de conteúdo (os formatos suportados). Por exemplo, enquanto o Instagram deve ter um conteúdo focado na imagem, o Facebook abre muito mais espaço para textos mais longos e trabalhados. Já o Linkedin, apesar de suportar formatos parecidos com o do Facebook, é uma rede extremamente segmentada, os posts devem falar sobre mercado e carreira. 

Por último, criar uma um calendário de publicações para realizar posts assiduamente é outra boa dica para realizar uma boa gestão de redes sociais. Por fim, escolha imagens que chamem atenção e complementam as informações, bem como crie legendas que conectem e entreguem conteúdos de valor.

Mas, a melhor dica que podemos oferecer é: conte com empresas profissionais e experientes. Nada melhor do que delegar essa tarefa para quem entende do assunto.

Se precisar de ajuda na Gestão de Redes Sociais da sua empresa, conte com a KBR TEC. É só enviar uma mensagem pelo WhatsApp  ou preencher o formulário aqui no site.