As redes sociais são, atualmente, canais essenciais para empreendedores e profissionais autônomos alcançarem seus públicos-alvo. Seja no Instagram, LinkedIn ou Facebook, a gestão profissional dessas plataformas pode resultar em maior visibilidade e, consequentemente, mais vendas, seja de produtos ou serviços. No artigo de hoje, você confere as principais estratégias para redes sociais para potencializar o alcance da sua marca nessas redes e atrair mais clientes.

 

4 estratégias para redes sociais

1. Conteúdo orgânico estratégico

  • Instagram

Nos Stories, compartilhe conteúdo efêmero, bastidores da empresa e enquetes interativas. É uma forma de manter a marca viva na lembrança dos seguidores e fomentar o interesse pelo seu produto ou serviço.

Já no feed, faça publicações regulares com imagens de alta qualidade e um texto envolvente, seja na legenda ou diretamente na imagem do post. Varie entre publicações mais longas e curtas e veja qual seu público engaja mais.

O Instagram é uma rede que funciona como “portfólio” mais informal da marca. Para isso, use os recursos de destaques para o stories e de fixar publicações no feed. Considere publicações que apresentem a marca e seus serviços e produtos, que são atemporais. Mas sempre que surgir uma novidade, faça um post novo e altere os destaques das publicações fixadas.

 

  • LinkedIn

Publique artigos relevantes para o seu setor e compartilhe notícias importantes, também é uma rede excelente para mostrar projetos, portfólio e bastidores com uma visão mais analítica.

Lembre-se de participar de discussões relacionadas ao seu nicho, comentando publicações e fornecendo percepções que ajudem a mostrar o valor e a visão da marca para o público.

 

  • Facebook

Varie os tipos de conteúdo, incluindo imagens e vídeos. Lembre-se de utilizar material profissional com boa qualidade. Também, use o recurso de perguntas e enquetes para incentivar a participação do público.

 

2. Anúncios segmentados

  • Instagram

Crie anúncios visualmente atraentes usando o formato de carrossel para contar histórias ou apresentar produtos. É preciso chamar atenção logo à primeira vista, seja com um vídeo ou imagem. Lembre-se de incluir informações importantes como contato e site.

Para ter melhores resultados, segmente seus anúncios com base em interesses e comportamentos específicos.

 

  • LinkedIn

Utilize anúncios patrocinados para alcançar um público específico. Você pode variar o objetivo do anúncio em: aumentar o número de seguidores ou fazer o usuário clicar em determinado link, entre outros.

Lembre-se que o LinkedIn funciona para marcas que querem alcançar outras marcas, é o que chamamos de B2B. Ou seja, não é indicado para atrair o público final. Também é uma boa rede para encontrar profissionais.

 

  • Facebook

Os anúncios do Instagram podem ser reproduzidos também no Facebook e vice-versa. Para isso, você pode usar a ferramenta da marca: Meta.

Ainda vale a dica de testar diferentes formatos para avaliar a receptividade do seu público. Também vale conferir se é melhor fazer anúncios com formatos diferentes para cada uma das redes ou se o resultado é positivo aproveitando o conteúdo.

 

3. Periodicidade Consistente

  • Instagram

Poste stories diariamente e atualize o feed pelo menos uma vez por semana para manter o perfil ativo. Isso ajuda a “treinar” o algoritmo para levar seu conteúdo cada vez mais longe. Além disso, quanto mais publicações, mais chances de engajamento, o que também favorece o crescimento do alcance.

 

  • LinkedIn

Faça postagens regulares, mantendo uma frequência consistente. A rede social sugere publicações de duas a três vezes por semana.

Você pode agendar publicações para os melhores horários, levando em consideração o público-alvo. De modo geral, o LinkedIn tem melhor engajamento de segunda a quinta, no horário do almoço e fim de tarde.

 

  • Facebook

Mantenha uma presença constante com pelo menos uma postagem por dia. Use o recurso de agendamento para facilitar a consistência na sua estratégia de publicação.

 

4. Interaja com o público

 

  • Instagram

Responda aos comentários e mensagens privadas de maneira amigável e autêntica, isso ajuda tanto o algoritmo quanto a se aproximar do público, humanizando a marca. Essa é uma das estratégias para redes sociais que serve para todas as plataformas e nunca deixa de ser eficiente.

Lembre-se também de interagir com outros perfis, pelo menos, curtindo algumas publicações. Mas não use bots para isso, pois o Instagram pode aplicar uma punição na sua conta, deixando-a inativa.

Além disso, lembre-se de ter um bom crivo para curtir publicações que refletem a visão e o valor da marca.

 

  • LinkedIn

Responda a comentários em suas postagens e participe de discussões em publicações de outras pessoas. Essa é uma boa oportunidade para se conectar com outros profissionais e iniciar conversas sobre tópicos pertinentes.

 

  • Facebook

Incentive a participação com perguntas nas legendas e convites para compartilhar experiências. Também, responda a mensagens diretas e comentários quanto antes.

 

O que mais você precisa saber sobre estratégias para redes sociais

Apesar de ser um resultado positivo, engajamento nem sempre se converte em vendas. Muitas marcas acabam tendo como objetivo crescer em determinada rede social sem refletir que isso pode significar um número vazio e não uma das estratégias para redes sociais recomendáveis por profissionais do marketing digital.

Nesse sentido, muitas marcas investem em “viralizar” algum post acreditando que isso fará um milagre no número de vendas. No entanto, quando o assunto é marketing, há uma premissa muito importante: o público.

Por isso, antes de mais nada, é importante conhecer seu público e investir todas as estratégias em alcançá-lo e fidelizá-lo. Lembre-se que é muito melhor um público qualificado de 100 pessoas do que um perfil com 1000 seguidores que é formado por um público que não tem interesse no seu produto ou serviço, que estão ali apenas pelo entretenimento.

 

Conte com experiência profissional

Ao implementar essas estratégias, você não apenas aumentará o alcance da sua marca nas redes sociais, mas também construirá uma comunidade engajada. Lembre-se de que o objetivo é não apenas atrair mais clientes, mas também cultivar relacionamentos duradouros que se traduzam em fidelização.

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