Se você procura uma maneira de engajar seu público, está na hora de conhecer mais sobre o Marketing de Conteúdo. Através dessa estratégia, é possível atrair, envolver e, como consequência, gerar mais negócios, aumentando sua lista de de clientes e potenciais clientes.
Aprenda agora como produzir o conteúdo útil, relevante e que vai influenciar pessoas a compartilharem com o post de hoje.
Como funciona o Marketing de Conteúdo?
O Marketing de Conteúdo usa da estratégia do Inbound Marketing para fidelizar clientes. Ou seja, atrai pessoas pouco a pouco, de uma forma pouco invasiva e sólida. É baseado em quatro pilares: atrair, converter, vender e encantar. O que quer dizer? Que por meio de um conteúdo relevante, a pessoa é atraída ao negócio, então ela se aproxima dele (tornando-se um lead), é convencida que é a solução para os problemas e efetua a compra. Para que o relacionamento seja duradouro, também é feito um pós-venda.
O que é SEM?
O Search Engine Marketing (SEM) é o conjunto de técnicas que promove que uma marca apareça com maior frequência no Google. É usado dentro do marketing de conteúdo, mas tem dois formatos – gratuito ou pago. Pode ser aplicado a empresas de diversos tamanhos.
Conheça algumas estratégias do SEM:
≡ Searching Engine Optimization (SEO): criação de conteúdo relevante com intuito de envolver pessoas e influenciar para a realização de uma ação. Os materiais são ranqueados dependendo de autoridade de domínio do site, escolha da palavras-chave, qualidade do conteúdo e da página e backlinks. É gratuito, basta investir na criação de um blog (pode ser em WordPress) e alimentar frequentemente usando as técnicas corretas.
Quais são as vantagens de investir em Marketing de Conteúdo?
Quando você tem dúvidas e não conhece ninguém que pode esclarecer, o que faz? Aposto que pensou “procuro no Google”. Então você já deve imaginar o quanto esse mecanismo de busca é importante, certo? Para ter uma noção 92% das buscas no Brasil ocorrem através do Google. Sendo assim, você precisa estar bem posicionado.
Entenda agora quais são as vantagens de trabalhar o Marketing de Conteúdo.
Aumenta o tráfego do seu site
Em momentos de dúvida, a primeira coisa que as pessoas fazem é recorrer ao Google. Seja para entender mais sobre um serviço ou produto, o mecanismo de busca é a principal fonte de informação e uma das maiores referências para contratações e compras.
Por isso, é mais do que claro que produzir conteúdo relevante e de valor é fundamental. Além de ajudar a colocar em primeira página, educa o mercado.
Traz visibilidade para marca
Se você quer fortalecer sua marca no ambiente digital, o Marketing de Conteúdo pode te ajudar. Ao investir constantemente em conteúdos, não haverá espaço para seus concorrentes tomarem conta do mercado.
Outro ponto positivo é o que se diz sobre brand awarness. A produção de conteúdo contribui para que a marca se torne familiar. E isso, como consequência, aumenta a propensão de compra. Afinal, a tendência é a compra ou contratação de empresas vistas com frequência.
Com isso, também haverá aumento do tráfego do site. Conforme algumas pesquisas, quem produz conteúdo para blog, tem 2,2 vezes mais visitas. E mais: se ultrapassar 13 conteúdos por mês, o número sobe para 4,2 vezes.
Educar o mercado
Uma função importante do Marketing de Conteúdo é a possibilidade de educar o público através do conteúdo que agrega. Produza materiais que esclareçam dúvidas e ao mesmo tempo convençam do quanto são importantes. Assim, o cliente efetuará a compra por si só, sabendo sobre benefícios e como utilizar.
Aumento de engajamento
Ao gerar conteúdo de valor, a possibilidade de engajamento é maior. A audiência vai começar a crescer por se atrair com a informação e, consequentemente, haverá aumento de interação.
Isso permite a construção de um relacionamento próximo e constante com audiência seletiva.
Fidelização de clientes
Uma vez que você conquistou seus clientes, eles se manterão com você até o fim. Portanto, faça um bom trabalho de entrega de conteúdo, dê atenção e faça um bom atendimento. A melhor forma de divulgação sempre fazer o “boca a boca”.
Aumenta a geração de leads
Como há maior tráfego no site, você conseguirá gerar mais leads. Se investir em uma estratégia bem pensada, focando em resultados a longo prazo, você poderá obter resultados mesmo que deixe de produzir conteúdo.
Reduz o custo pro aquisição de clientes (CAC)
O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) mede o valor investido para conseguir um novo cliente.
Através da produção de conteúdo, é possível conquistar investindo um menor valor. Isso significa que as despesas são supridas e ainda haverá um lucro maior. Considerando que quanto menor o CAC, melhor, não há dúvidas sobre a necessidade de trabalhar o blog do seu site.
Para fazer isso, você precisará entregar materiais que esclareçam dúvidas, seja através de texto, vídeo, infográfico ou imagens.
Potencializa as vendas
A venda deve ser uma consequência, não um objetivo. Sendo assim, seu foco deve ser sempre para a produção de conteúdo relevante, que vai educar o mercado e prepara-lo para a tomada de decisão.
Permite a mensuração de resultados
Uma coisa espacialmente interessante no Marketing Digital é a possibilidade de mensurar todos os resultados. Isso permite que não sejam gastos recursos a toa. Sendo assim, é possível encontrar toda a informação sobre os conteúdos, leitores, acessos, páginas que geram mais venda, conversões, etc. O que é muito positivo, visto que além de poupar, há a possibilidade de ajustar estratégias para melhora de desempenho.
Um dos grandes destaques quanto a isso é a poder acessar as informações de Custo de Aquisição de Clientes (CAS). Essa métrica mostra o investimento feito nas áreas de Marketing e Vendas para conseguir um novo cliente. Uma estratégia eficiente deve reduzir o CAC ao máximo oferecendo materiais esclarecedores. Uma dica é disponibilizar e-books gratuitos ou realizar com frequência lives, podcasts ou webinars.
Como fazer o Marketing de Conteúdo?
Agora que você já entendeu o que é Marketing de Conteúdo, precisa saber como fazer. Siga esse passo a passo e encontre o caminho das pedras.
1º passo ⇒ Faça um planejamento de conteúdo que te ajude a manter a frequência
2º passo ⇒ Comece a produzir o conteúdo. Não deixe de dedicar tempo e estudo nisso. Portanto, pesquise as melhores palavras-chave, faça uma boa estrutura de texto, deixe-o atrativo e faça uma revisão precisa.
3º passo ⇒ Certifique-se que o seu texto (ou qualquer outro material) está direcionado para os mecanismos de busca antes de postas. Se você não saber como trabalhar o SEO, entenda um pouco mais sobre otimização de sites.
4º passo ⇒ Invista em divulgação. As pessoas usam muito o Google, mas você deve aliar com outra estratégia, como Redes Sociais. Por sorte, como te mostramos, você não precisará de muito dinheiro para isso. Outras possibilidades são através do E-mail Marketing e lista de transmissão.
Tamanho do conteúdo
Você já sabe o básico sobre a criação de conteúdo, mas agora vamos a uma assunto muito importante: fazer conteúdos mais densos ou mais rasos?
Uma coisa é fato: as pessoas não têm o hábito de ler. Porém, quando elas estão em busca de informações no Google, você precisa se certificar de abordar todos os principais tópicos do assunto.
O que isso significa? Que você deve fazer conteúdos completos e informativos, independente do tamanho. E se ficar muito longo, aqui vai a fica: aposte em imagens, vídeos, infográficos e outros conteúdos visuais para facilitar a comunicação e não ficar tão cansativo para o leitor.
Outra dica é sempre “escanear” o texto antes de postar. Ou seja, olhe de cima a baixo, mesmo sem ler, para entender se está atrativo visualmente. Além do que mencionamos acima, coloque listas, palavras em negrito e itálico, bullet points, sem falar em frases e parágrafos mais curtos.
Dicas para trabalhar o Marketing de Conteúdo
» Foque no desejo do seu público-alvo
» Procure esclarecer dúvidas ou ensinar algo
» Veja a venda como consequência e não como objetivo
Como deve ser feito o planejamento do Marketing de Conteúdo?
Como já deixamos claro algumas vezes durante esse artigo, para conquistar resultados positivos com o Marketing de Conteúdo, é preciso ter estratégia. E nada melhor do que pensar e estruturar isso através de um planejamento detalhado.
O que você precisa fazer para planejar:
- Defina objetivos – reconhecimento de marca, gerar venda, diminuir custo por venda…
- Defina a persona
- Escolha temas
- Escolha pauta
- Selecione uma palavra-chave principal e algumas secundárias
- Pense na linguagem
- Defina o tipo de comunicação visual – fotos, vídeos, gráficos e infográficos
Aprenda a definir a persona
Muita gente confunde persona com público-alvo. Você precisa aprender a diferenciar, caso queira ter sucesso.
Público-alvo é baseado no grupo demográfico que você deseja atingir, enquanto a persona é uma descrição semi-fictícia do cliente ideal.
Para montar uma persona, você deve selecionar as principais características dos seus melhores clientes, levando em consideração os seguintes pontos:
- Idade
- Profissão
- Rotina
- Hobby
- Salário base
- Costumes
- Tem filhos?
Sabendo todos esses detalhes, você pode elaborar uma ação mais certeira.
Achou difícil? Não tem tempo suficiente? Tem outra alternativa!
Se você achou difícil trabalhar o Marketing de Conteúdo da sua empresa ou não dispõe de tempo para se dedicar a isso, contrate um agência digital especializada. Os profissionais, além de elaborarem todo o material a ser postado, ainda criaram uma estratégia mais assertiva para conversão e conseguem mensurar melhor os resultados. Tenha muito mais benefícios trabalhando com quem entende.
Marketing de Conteúdo em Santos é com a KBR
De acordo com uma pesquisa realizada em 2018 pela Content Trends, no Brasil, 73% das empresas já estão trabalhando com Marketing de conteúdo. Você quer ficar de fora?
A KBR TEC possui uma equipe especializada em Marketing de Conteúdo em Santos, otimização de sites para mecanismos de busca e criação de sites profissionais de todos os tipos e portes. Além disso, possui amplo conhecimento em gestão de campanhas Google AdWords, desenvolvimento de sistemas e aplicativos para celulares.
Desde o ano de fundação (2000), já foram criados mais de 1.200 projetos para necessidades e bolsos diferentes, se adequando a necessidade do cliente.
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