Se você procura uma maneira de engajar seu público, está na hora de conhecer mais sobre o Marketing de Conteúdo. Através dessa estratégia, é possível atrair, envolver e, como consequência, gerar mais negócios, aumentando sua lista de de clientes e potenciais clientes.

Aprenda agora como produzir o conteúdo útil, relevante e que vai influenciar pessoas a compartilharem com o post de hoje.

Como funciona o Marketing de Conteúdo? 

O Marketing de Conteúdo usa da estratégia do Inbound Marketing para fidelizar clientes. Ou seja, atrai pessoas pouco a pouco, de uma forma pouco invasiva e sólida. É baseado em quatro pilares: atrair, converter, vender e encantar. O que quer dizer? Que por meio de um conteúdo relevante, a pessoa é atraída ao negócio, então ela se aproxima dele (tornando-se um lead), é convencida que é a solução para os problemas e efetua a compra. Para que o relacionamento seja duradouro, também é feito um pós-venda.

O que é SEM?

O Search Engine Marketing (SEM) é o conjunto de técnicas que promove que uma marca apareça com maior frequência no Google. É usado dentro do marketing de conteúdo, mas tem dois formatos – gratuito ou pago. Pode ser aplicado a empresas de diversos tamanhos.

Conheça algumas estratégias do SEM:

≡ Searching Engine Optimization (SEO): criação de conteúdo relevante com intuito de envolver pessoas e influenciar  para a realização de uma ação. Os materiais são ranqueados dependendo de autoridade de domínio do site, escolha da palavras-chave, qualidade do conteúdo e da página e backlinks. É gratuito, basta investir na criação de um blog (pode ser em WordPress) e alimentar frequentemente usando as técnicas corretas.

≡ Links patrocinados: os links patrocinados aparecem antes dos resultados orgânicos do Google, na aba “anúncio”. É uma mídia paga, que realiza a cobrança por quantidade de cliques – Pay Per Click ( PPC ). O valor de cada clique varia de acordo com a concorrência das palavras-chave escolhidas. A ferramenta de publicidade mais conhecida é o Google Adwords.

Quais são as vantagens de investir em Marketing de Conteúdo?

Quando você tem dúvidas e não conhece ninguém que pode esclarecer, o que faz? Aposto que pensou “procuro no Google”. Então você já deve imaginar o quanto esse mecanismo de busca é importante, certo? Para ter uma noção 92% das buscas no Brasil ocorrem através do Google. Sendo assim, você precisa estar bem posicionado.

Entenda agora quais são as vantagens de trabalhar o Marketing de Conteúdo.

Traz visibilidade para marca 

Se você quer fortalecer sua marca no ambiente digital, o Marketing de Conteúdo pode te ajudar. Ao investir constantemente em conteúdos, não haverá espaço para seus concorrentes tomarem conta do mercado.

Com isso, também haverá aumento do tráfego do site. Conforme algumas pesquisas, quem produz conteúdo para blog, tem 2,2 vezes mais visitas. E mais: se ultrapassar 13 conteúdos por mês, o número sobe para 4,2 vezes.

Educar o mercado

Uma função importante do Marketing de Conteúdo é a possibilidade de educar o público através do conteúdo que agrega. Produza materiais que esclareçam dúvidas e ao mesmo tempo convençam do quanto são importantes. Assim, o cliente efetuará a compra por si só, sabendo sobre benefícios e como utilizar.

Aumento de engajamento

Ao gerar conteúdo de valor, a possibilidade de engajamento é maior. A audiência vai começar a crescer por se atrair com a informação e, consequentemente, haverá aumento de interação.

Fidelização de clientes

Uma vez que você conquistou seus clientes, eles se manterão com você até o fim. Portanto, faça um bom trabalho de entrega de conteúdo, dê atenção e faça um bom atendimento. A melhor forma de divulgação sempre fazer o “boca a boca”.

Potencializa as vendas

A venda deve ser uma consequência, não um objetivo. Sendo assim, seu foco deve ser sempre para a produção de conteúdo relevante, que vai educar o mercado e prepara-lo para a tomada de decisão.

Permite a mensuração de resultados

Uma coisa espacialmente interessante no Marketing Digital é a possibilidade de mensurar todos os resultados. Isso permite que não sejam gastos recursos a toa. Sendo assim, é possível encontrar toda a informação sobre os conteúdos, leitores, acessos, páginas que geram mais venda, conversões, etc. O que é muito positivo, visto que além de poupar, há a possibilidade de ajustar estratégias para melhora de desempenho.

Um dos grandes destaques quanto a isso é a poder acessar as informações de Custo de Aquisição de Clientes (CAS). Essa métrica mostra o investimento feito nas áreas de Marketing e Vendas para conseguir um novo cliente. Uma estratégia eficiente deve reduzir o CAC ao máximo oferecendo materiais esclarecedores. Uma dica é disponibilizar e-books gratuitos ou realizar com frequência lives, podcasts ou webinars.

Como fazer o Marketing de Conteúdo?

Agora que você já entendeu o que é Marketing de Conteúdo, precisa saber como fazer. Siga esse passo a passo e encontre o caminho das pedras.

1º passo ⇒ Faça um planejamento de conteúdo que te ajude a manter a frequência

2º passo ⇒ Comece a produzir o conteúdo. Não deixe de dedicar tempo e estudo nisso. Portanto, pesquise as melhores palavras-chave, faça uma boa estrutura de texto, deixe-o atrativo e faça uma revisão precisa.

3º passo ⇒ Certifique-se que o seu texto (ou qualquer outro material) está direcionado para os mecanismos de busca antes de postas. Se você não saber como trabalhar o SEO, entenda um pouco mais sobre otimização de sites.

4º passo ⇒ Invista em divulgação. As pessoas usam muito o Google, mas você deve aliar com outra estratégia, como Redes Sociais. Por sorte, como te mostramos, você não precisará de muito dinheiro para isso. Outras possibilidades são através do E-mail Marketing e lista de transmissão.

Dicas para trabalhar o Marketing de Conteúdo

» Foque no desejo do seu público-alvo

» Procure esclarecer dúvidas ou ensinar algo

» Veja a venda como consequência e não como objetivo

Achou difícil? Não tem tempo suficiente? Tem outra alternativa!

Se você achou difícil trabalhar o Marketing de Conteúdo da sua empresa ou não dispõe de tempo para se dedicar a isso, contrate um agência digital especializada. Os profissionais, além de elaborarem todo o material a ser postado, ainda criaram uma estratégia mais assertiva para conversão e conseguem mensurar melhor os resultados. Tenha muito mais benefícios trabalhando com quem entende.

Marketing de Conteúdo em Santos é com a KBR   

De acordo com uma pesquisa realizada em 2018 pela Content Trends, no Brasil,  73% das empresas já estão trabalhando com Marketing de conteúdo. Você quer ficar de fora?

A KBR TEC possui uma equipe especializada em Marketing de Conteúdo em Santos, otimização de sites para mecanismos de busca e criação de sites profissionais de todos os tipos e portes. Além disso, possui amplo conhecimento em gestão de campanhas Google AdWords, desenvolvimento de sistemas e aplicativos para celulares.

Desde o ano de fundação (2000), já foram criados mais de 1.200 projetos para necessidades e bolsos diferentes, se adequando a necessidade do cliente.

Veja como os clientes da KBR TEC avaliam a empresa através do Google e confira a reputação.

Entre em contato agora e saiba mais.