Muito tem se falado sobre criação de e-commerce atualmente. Mas essa solução nem sempre é a melhor opção para sua empresa. Seja devido ao momento em que ela está — caso esteja apenas no início —, seja pelas características do seus produtos, seja pela modalidade de sua empresa ( se for distribuidora ao invés de varejista ). Mesmo assim, qualquer empresa pode (e deve) expor seus produtos na internet de forma detalhada com o um catálogo online.

Entre os benefícios desse formato, podemos destacar a praticidade na hora de realizar orçamento. Além disso, essa opção é um facilitador para que o cliente conheça sua marca, detalhes dos seus produtos e, depois disso, entre em contato. 

Quer saber mais sobre o catálogo online de produtos? Acompanhe o texto e fique por dentro dos pontos mais importantes.

 

Catálogo online: o que é?

O catálogo online é uma forma de adaptar um catálogo físico para a internet. Então, assim como é possível conhecer os produtos que determinada marca oferece e saber seus detalhes, como preço e características, o catálogo virtual também tem essa função.

É claro que a versão de um catálogo virtual de produtos oferece outras vantagens. Por exemplo, os produtos ficam disponíveis na internet com versões para desktop, celulares e tablets, facilitando muito na hora de exibir seus produtos. Além disso, é muito simples realizar qualquer modificação no catálogo, como inclusão ou exclusão de produtos, sem demandar nenhum custo.

Se sua empresa já possui um site institucional, é possível incluir essa função ou criar um catálogo online do zero. Ou seja, você pode ter um site que, ao invés de ter um e-commerce, oferece um catálogo de produtos na internet.

Confira alguns exemplos de catálogo online desenvolvido pela KBR TEC:

 

Quais as funcionalidades de um catálogo online? 

Isso vai depender da ferramenta escolhida. Mas de forma geral, é possível incluir diversas formas de interação com quem visualiza o catálogo. Isso facilita a comunicação entre marca e cliente, aumentando as chances de venda. Além disso, a exibição e a busca pelo produto também ficam mais fáceis para o usuário. 

Confira exemplos de funcionalidades:

  • Índice automático – facilitando a localização;
  • Função de pesquisa / busca ;
  • Falar com um vendedor pelo WhatsApp ;
  • Envio de pedidos de orçamentos imediato ;
  • Botões de compartilhamento em redes sociais;
  • Descrições e características detalhadas;
  • Aumentar o zoom no produto;
  • Inserção de vídeos ;

 

Quando criar um catálogo online?

Se sua marca vende produtos, você deve considerar a criação de catálogo virtual. Como dito no começo, às vezes, o tipo de produto que você oferece é inviável para a venda por e-commerce. Ou sua marca está no início e, nesse caso, o investimento para criar uma catálogo online pode ser menor do que criar um e-commerce

Uma forma de fazer isso é por meio de uma função da Loja Integrada oferecida no plano Pro da plataforma. Você pode se perguntar “por que criar um catálogo se posso criar um e-commerce na Loja Integrada?”. Lembre-se que a criação de uma loja virtual envolve muito mais do que a exposição de produtos. É necessário integrar estoque, analisar opções e valores de frete, ter uma boa logística, entre outros detalhes. 

Então, criar um catálogo online de produtos é muito mais simples, além de mais econômica. Após ver o que sua marca oferece, conhecer os detalhes e o valor, o usuário pode entrar em contato com você para concluir a venda. 

Além disso, você também pode enviar o link por e-mail, WhatsApp, Telegram, deixar exposto nas mídias sociais e onde mais preferir. 

 

Quais as vantagens do catálogo virtual? 

Sua marca tem muitas vantagens com o catálogo online, por exemplo: monitoramento de dados, ranqueamento no Google e facilidade para o cliente. 

Começando por esse último, coloque-se no lugar do cliente. Ele encontra sua marca que, por exemplo, vende roupas. Mas antes de entrar em contato, essa pessoa gostaria de saber mais sobre o estilo das roupas, modelos e margem de preço. Com um catálogo online, ela pode conferir esses detalhes. Porque, diferentemente do que se pode pensar, com poucas informações, as pessoas têm tendência a perder o interesse ao invés de entrar em contato.

Outro exemplo é a otimização para os motores de busca, que também pode ser implementada no catálogo online, já que o Google indexa blog, loja virtual, PDF, entre outros. Claro que para usufruir dessa vantagem, é necessário criar uma catálogo online de produtos de forma organizada, visualmente atraente e atendendo outras exigências da otimização. Para isso, conte com a expertise de uma empresa de criação de sites.

Por último, a ferramenta escolhida para criar o catálogo virtual oferece dados importantes, como taxa de cliques, produtos mais visualizados e até a integração com o Google Analytics, que oferece uma análise completa.

 

Como criar um catálogo online 

É possível criar um catálogo online em plataformas prontas, como é o exemplo da Loja Integrada, que citamos anteriormente, como também a Nuvemshop . Assim como dá para criar por meio do WordPress. Você pode encontrar diversas opções para fazer o catálogo virtual, mas foque em garantir um resultado profissional para sua marca. 

Tenha certeza que a opção que você escolher tem as vantagens que citamos: monitoramento, indexação no Google, responsivo (que se adapta a várias telas), fácil de gerenciar, com possibilidade links diretos para orçamento e que também conte com as funcionalidades que elencamos.

Lembre-se: o catálogo online deve ser uma estratégia para potencializar suas vendas, facilitando a exposição dos seus produtos e sendo mais um caminho de comunicação entre sua marca e possíveis clientes.

 

Catálogo Online: como criar um modelo profissional? 

A melhor maneira de criar um catálogo online para sua marca é contar com uma empresa profissional. Isso fará toda diferença no resultado e, consequentemente, na impressão que passará para os seus clientes. 

Além disso, existem formas de otimizar o catálogo online para os mecanismos de busca, bem como criar links diretos para orçamento ou para o e-commerce. Esses são alguns dos detalhes que fazem toda diferença na hora de conquistar clientes.

Quer saber mais sobre como criar um catálogo online de produtos para sua marca? Entre em contato com a KBR TEC. Temos mais de 20 anos de experiência e, com certeza, podemos encontrar a melhor solução. 

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