Desde 2016, o Google já vem sinalizando a importância de ter um site responsivo. Mas agora a adaptação se tornou urgente: a partir de março de 2021, apenas sites responsivos serão ranqueados na página de pesquisa. Você já sabe o que é site responsivo? Sua empresa já tem um?

Site responsivo é aquele que se adapta a diferentes tipos de tela, não apenas ao desktop (notebook e computadores). Você já acessou um site pelo celular e precisou dar zoom? Certamente, esse não tinha um design responsivo. Com isso, você pode perceber que a adaptação não é importante apenas para o Google, mas, principalmente, para uma experiência do usuário. Que é, afinal, o objetivo do Google.

 Já deu para perceber a importância, né? Então, acompanhe o texto e entenda de uma vez por todas o que é um site responsivo e por que sua empresa deve ter um o quanto antes!

 

Acesso à internet pelo celular: uma tendência que cresce cada vez mais

Os mais velhos podem lembrar a “burocracia” que era entrar na internet anos atrás. Agora, o acesso é fácil e está sempre na palma da mão, no bolso, ou à distância de um braço apenas. 

Pesquisas que mostram o crescimento do uso da internet pelo celular vêm sendo uma constante. Entre 2017 e 2018, o número de brasileiros que usam a internet pelo celular subiu de 97% para 98,1%, segundo o IBGE. Já a pesquisa TIC Domicílios aponta que entre os brasileiros com acesso à internet, 58% a utilizam apenas pelo celular.

Com esses números você já consegue entender que se o site da sua empresa não for responsivo, ele acaba prejudicado por não atender a necessidade da maioria dos usuários.

Além de celulares, atualmente, dispositivos como TVs, consoles de videogame, relógios e até lâmpadas e geladeiras estão conectados! Isso mostra como, de fato, a tendência de acesso por dispositivos móveis só tende a crescer.

Por ser um comportamento tão comum, atender o público que usa dispositivos móveis influencia diretamente o seu negócio e os resultados obtidos através do seu site.

Agora que você já sabe a importância, entenda o que é site responsivo e os benefícios de ter um.

 

O que é site responsivo?

Se você acessar o site https://www.kbrtec.com.br/ pelo celular ou pelo desktop, conseguirá perceber que o layout se adapta a ambas as telas. Sem precisar dar zoom, você poderá ler sem nenhuma dificuldade. Isso é o que é site responsivo. 

O desenvolvimento de sites responsivos tem como objetivo se adaptar a qualquer tipo de resolução sem distorcer o conteúdo. O design responsivo consegue entender a largura e a altura de cada dispositivo, então, utiliza esse espaço da melhor forma para mostrar a página. 

Além de adaptar o tamanho das letras, também ajusta a dimensão das imagens e demais elementos do layout para que fiquem proporcionais ao tamanho da tela. Tornando a experiência do usuário satisfatória independentemente do dispositivo que ele use para acessar o site. 

Isso é feito com o mesmo layout, diferentemente de um site com versão mobile, em que se cria duas versões para um mesmo site. Por isso, a melhor opção para empresas é fazer site responsivo.

Uma das formas mais rápidas de descobrir se seu site é responsivo é com o teste de compatibilidade do Google. Basta colar o link do site da sua empresa e ver o resultado. 

 

Site responsivo: o que é esse conceito para o Google

Para que o site da sua empresa seja uma ferramenta de vendas, atraindo leads e fidelizando clientes, ele precisa ter destaque no Google. E, para isso, é necessário seguir algumas regras da empresa.

Em comunicado oficial, o Google informou que a partir de setembro de 2020, apenas sites responsivos seriam indexados na sua página de pesquisa. Mas devido à pandemia de Covid-19, o prazo se estendeu para março de 2021. 

Ou seja, se o site da sua empresa tem apenas a versão para desktop, ele deixará de aparecer no Google! E é por isso que você deve contar com uma empresa de criação de sites para fazer essa adaptação o quanto antes. 

Por isso, o site responsivo é uma regra indispensável para a otimização de sites (SEO). Além disso, atender a esse critério traz outras vantagens que também beneficiam o ranqueamento do seu site. Os benefícios são:

  • Melhorar a experiência do usuário;
  • Aumentar a velocidade da página;
  • Diminuir a taxa de rejeição;
  • Adaptar-se a dispositivos futuros.

A indexação primeiro pela versão mobile já é uma prática do Google há anos, mas a nova regra deu ainda mais prioridade a esse item. 

 

Como sua empresa pode ter um site responsivo

Você já entendeu a importância de ter um site responsivo e também já sabe o que é. Mas como sua empresa pode ter um?

Uma vez que o Google prioriza os sites responsivos, ele analisa, primeiramente, a versão do conteúdo para dispositivos móveis. E, apesar de o Google não ser claro sobre as regras SEO, quando o assunto é indexação que prioriza dispositivos móveis, ele listou uma série de práticas a serem seguidas.

Para verificar cada item dessa lista, você vai precisar da ajuda de uma empresa especialista em criação de sites. Caso sua empresa ainda não tenha um site, comece com o pé direito e escolha fazer site responsivo. 

Os benefícios para sua empresa são inúmeros. Além de atender a uma exigência do Google e beneficiar o ranqueamento do seu site, isso também aumenta a taxa de conversão de Leads e, consequentemente, seu número de vendas.

E site responsivo não é vantajoso apenas para o Chrome, navegador do Google. Com ele, seu site se torna acessível para qualquer navegador, como Internet Explore, Mozila Firefox, Opera e outros.  

 

Conclusão

Como toda criação de site, o desenvolvimento de sites responsivos exige o conhecimento e a experiência de uma empresa profissional.

Por isso, conheça a KBR TEC e peça um orçamento para a criação de sites responsivos. Ou envie uma mensagem pelo WhatsApp  ou  aqui no site pelo formulário.