Um site institucional é uma ferramenta indispensável para empresas que querem ter uma presença no mundo digital. Um site pode refletir sua identidade, valores e, claro, apresenta seus serviços e produtos, além de ser um meio de comunicação independente e direto com os clientes. No entanto, há momentos em que uma simples atualização não é suficiente para manter a presença online competitiva, pois, de modo geral, os recursos estão muito limitados para suportar novas tecnologias. Assim, se torna necessário a criação de sites novos.

No artigo de hoje, você confere 7 sinais reveladores de que pode ser hora de investir em um novo site institucional. Continue a leitura e confira!

 

1. Design desatualizado e site não responsivo

As criações de sites mais recentes não abrem mão de um projeto responsivo, bem como priorizam um design atraente com foco na experiência do usuário. Desse modo, um design ultrapassado ou falta de responsividade compromete a experiência do usuário.

Sites não responsivos ou com um visual datado podem afastar os visitantes, especialmente em dispositivos móveis, prejudicando a credibilidade da empresa.

Então, esse é um critério bastante simples: se o site da sua empresa não é responsivo e/ou tem uma aparência antiga, recorra a uma empresa de criação de sites para ter um projeto atual.

 

2. Velocidade de carregamento lenta

Sites lentos afastam os visitantes, não tenha dúvida! Hoje em dia, ninguém mais tem paciência para esperar uma página carregar. Além disso, o tempo de carregamento influencia no ranqueamento do Google, que estabelece uma média de velocidade ideal:

  • 2,5 segundos é o tempo ideal;
  • Entre 2,5 e 4 segundos é um tempo razoável, que pode melhorar
  • Acima de 4 segundos é um tempo ruim, que precisa ser melhorado com urgência.

Assim, se seu site demora muito para carregar, é hora de repensar a estrutura e os recursos utilizados para oferecer uma experiência mais rápida aos usuários.

 

3. Baixa performance nos mecanismos de busca (SEO)

Se o site não está bem classificado nos mecanismos de busca, pode ser um sinal de que a qualidade do site esteja atrapalhando a estratégia SEO. Como você viu, a velocidade de carregamento é um dos fatores que influenciam o carregamento, mas há outros.

Desse modo, um novo site otimizado para SEO pode melhorar a visibilidade online e a posição na página de busca, fazendo seu investimento em SEO trazer bons resultados.

 

4. Funcionalidades limitadas e tecnologia desatualizada

Se você precisar de alguma funcionalidade, que seu site não comporta, é um sinal de que você precisa recorrer à criação de sites para ter um projeto mais completo.

Por exemplo,  integração com redes sociais, CTAs (Call to Action), recursos de e-commerce, como integração a plataformas de frete e pagamento.

Além disso, se o site é difícil de atualizar e gerenciar, é um forte indicativo de que um novo site é necessário.

 

5. Falta de segurança e conformidade com a Lei Geral de Proteção de dados (LGPD)

Se o seu site não está em conformidade com as regulamentações de segurança e privacidade de dados atuais, está vulnerável a ataques cibernéticos.

Vários fatores podem pôr em risco a segurança do seu site, sendo que a falta de atualização e manutenção são um deles, por isso, é importante acompanhar os recursos atuais.

Além disso, o site precisa suportar recursos que garantam sua segurança, como atender aos critérios da LGPD e contar com o protocolo o HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure) com o certificado SSL (Secure Sockets Layer).

Assim, um novo site institucional pode ser desenvolvido com segurança avançada para garantir a conformidade com as leis de proteção de dados.

 

6. Conteúdo desatualizado e irrelevante

Se o conteúdo do seu site não é relevante para o seu público-alvo ou está desatualizado, isso pode afetar a credibilidade da sua marca. Um novo site oferece a oportunidade de reavaliar e atualizar o conteúdo para atender às necessidades dos clientes.

Obviamente, se o seu site é um projeto novo e atualizado, a mudança do conteúdo pode ser uma tarefa bastante simples. Desse modo, alterar textos e imagens pode ser suficiente. No entanto, projetos mais antigos podem não suportar esse gerenciamento de forma simples, ou mesmo serem tão antigos que tal atualização se torna irrelevante.

 

7. Idade média dos sites

Em média, um site é considerado velho após três anos, mas isso pode variar dependendo da indústria e das tendências do mercado. Se seu site possui mais de três anos e está demonstrando vários dos sinais mencionados, pode ser hora de considerar uma renovação.

 

Como funciona a transição de um site antigo para novo?

Você pode estar preocupado com a perda de conteúdo do seu site antigo. No entanto, é possível fazer uma transição sem grandes prejuízos.

O redirecionamento de links é um dos passos importantes nesse sentido. Isso envolve mapear as URLs antigas para as novas, garantindo que os visitantes sejam encaminhados corretamente para as páginas correspondentes no novo site. Além disso, é importante realizar testes minuciosos para verificar se todos os redirecionamentos estão funcionando corretamente, assegurando uma transição bem-feita e preservando o ranking nos mecanismos de busca.

 

Criação de sites é com a KBR TEC

Não resta dúvida de que um site institucional é uma ferramenta indispensável para qualquer empresa, e a decisão de investir em um novo projeto não deve ser adiada se os sinais de desatualização estiverem presentes.

Por isso, ao identificar esses sinais, contar com uma empresa de criação de sites pode ser a chave para sua empresa fortalecer a presença online, oferecer uma experiência aprimorada aos usuários e impulsionar o crescimento do negócio.

Desse modo, para garantir o desenvolvimento de um site profissional, confie na expertise da KBR TEC, empresa de criação de sites com mais de 20 anos de experiência. Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite criar um site completo, eficaz e totalmente adaptado às necessidades da sua empresa e do seu público-alvo.

Conheça nosso portfólio e peça seu orçamento enviando uma mensagem pelo WhatsApp ou aqui no site.