Muitas empresas possuem um site institucional e acreditam que isso seja o suficiente para torná-lo uma porta de entrada para novos clientes. No entanto, para captar leads por meio de um site institucional é necessário pensar, acima de tudo, na experiência do usuário. Lembre-se sempre: em um processo de compra, é necessário facilitar ao máximo essa tarefa para o cliente, e isso não se restringe apenas ao e-commerce. Mas afinal, o que é experiência do usuário?

Neste artigo, você saberá as melhores práticas para criar um site eficiente e atraente para empresas. Separamos dicas sobre como escolher o layout correto, selecionar palavras-chave relevantes, criar conteúdo de qualidade e otimizar a experiência do usuário. Continue a leitura e confira!

 

Experiência do usuário: o que é?

Antes de mais nada, é importante entender o que é, afinal, experiência do usuário. De modo objetivo, é o que uma pessoa sente ao interagir com uma empresa. É comum se referir a esse conceito por meio da sigla UX, abreviação de “User Experience”, em inglês.

Desse modo, é possível considerar a experiência do usuário como uma das práticas de marketing, fazendo com que o conceito abranja toda a interação que uma pessoa tem com a empresa.

No entanto, como neste artigo estamos falando especificamente sobre site institucional, a experiência do usuário, nesse caso, é o que o usuário sente ao navegar pelo site da empresa.

Por isso, hoje, vamos pensar no conceito de experiência do usuário aplicado na criação de um site empresarial. Assim, é necessário pensar em pontos como: atrativo visual, utilidade, acessibilidade, intuitividade e desempenho técnico.

 

Como oferecer uma boa experiência de usuário em um site institucional?

Oferecer uma boa experiência de usuário em um site institucional é essencial para transmitir profissionalismo, engajar os visitantes e transmitir a mensagem da empresa de forma clara e eficaz. Abaixo, separamos algumas dicas para você garantir uma boa experiência do usuário no site da sua empresa.

 

Atrativo visual

A parte visual do site fica a cargo do UX Design. Hoje em dia, é comum que o UX tenha áreas específicas de estudo dentro do marketing, sendo o design um deles.

A parte visual é a primeira impressão que o usuário tem do site, e as primeiras impressões são importantes em todos os contextos. Imagine um possível cliente acessando seu site pela primeira vez e, devido ao layout, chegue até a duvidar que se trata do endereço correto. Isso porque o design pode passar profissionalismo e quando mal feito, pode justamente passar amadorismo e falta de credibilidade. Além disso, da mesma forma que o logo da sua empresa também se comunica com o público-alvo, o design do seu site também faz.

Por isso, é fundamental pensar em um visual atraente para todo tipo de site: institucional, e-commerce, blog e portais. Desse modo, é possível capturar a atenção do usuário e incentivá-lo a passar bastante tempo navegando pelo site.

 

Utilidade

Não basta pensar em um site atraente visualmente, é indispensável pensar também que todos os elementos devem agregar, sendo úteis como informação ou ferramentas. Além disso, importante não exagerar para que o design não acabe atrapalhando, a experiência do usuário deve sempre ser a prioridade em qualquer escolha.

Com isso, optando pela criação de site com profissionais, é possível oferecer ferramentas personalizadas para o público, de acordo com o nicho da empresa. Por exemplo, calculadoras, planilhas, manuais, entre outros.

 

Responsividade

É fundamental que o site seja acessível em qualquer dispositivo, seja um notebook, tablet ou em diferentes modelos de celulares. Para isso, é preciso investir em um site responsivo. Além de contribuir para uma boa experiência do usuário, isso também corrobora para um bom ranqueamento no Google.

 

Navegação intuitiva

Mais um ponto indispensável e que deve ser pensado desde o desenvolvimento do site é sua intuitividade. É preciso facilitar a navegação ao máximo, oferecendo tudo o que o usuário quer sem que ele precise ficar desbravando todo o site para encontrar algo. Lembre-se: o site não vem com manual de instruções, por isso, precisa ser intuitivo.

Utilize botões de chamada para ação (CTAs) estrategicamente posicionados para orientar os usuários para as páginas relevantes.

 

Desempenho técnico

Não adianta ser um site atraente se ele não funciona direito, certo? O desempenho do site tem um grande peso na experiência do usuário. Nesse tópico, um dos fatores mais importantes é a velocidade de carregamento do site.

Além disso, cuide para que todos os botões estejam funcionando corretamente e que não haja páginas quebradas. Também certifique-se que todos os redirecionamentos estejam funcionando.

Para isso, é também fundamental investir em testes regulares para identificar possíveis problemas ou falhas de usabilidade. Você pode contar com profissionais que prestam esse serviço, monitorando o desempenho do site, utilizando ferramentas analíticas para obter informações sobre o comportamento dos visitantes e identificar áreas que precisam ser aprimoradas.

 

Conteúdo

O conteúdo também é fundamental para fechar a experiência do usuário com chave de ouro. Para isso, a base é oferecer um conteúdo de qualidade e que seja relevante para seu público-alvo.

Lembre-se de apresentar informações claras e concisas sobre a empresa, seus produtos ou serviços, e como eles podem beneficiar os visitantes. Use linguagem simples e acessível, evitando jargões técnicos e textos rebuscados. Lembre-se de incluir elementos visuais, como imagens e vídeos, para enriquecer o conteúdo e torná-lo mais atrativo e compreensível.

Por fim, disponibilize claramente informações de contato, como endereço, telefone e e-mail da empresa. Isso transmite confiança aos visitantes e possibilitará que eles entrem em contato facilmente, caso necessário.

 

Ofereça uma boa experiência do usuário com a KBR TEC

Ao implementar essas dicas, você oferece uma experiência do usuário positiva em seu site, garantindo que os visitantes se sintam satisfeitos, engajados e motivados a conhecer mais sobre a empresa e seus serviços.

E, agora que você já sabe a importância da experiência do usuário no site da sua empresa, conte com uma empresa especialista em criação de site como a KBR TEC.

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