O termo “UX” tem se tornado cada vez mais popular, mas seu significado ainda pode ser confuso para a maioria das pessoas. Principalmente quando você é um empresário ou gestor e ouve falar que esse é um conceito indispensável para o seus produtos, sites, aplicativos etc. Assim, eis a única questão que fica sobre UX: o que é? Mas você chegou ao lugar certo!
Continue a leitura e entenda o que é UX Design, Site UX e, claro, o conceito de UX.
UX: O que é?
A sigla “UX” significa “User Experience” ou em bom e velho português: Experiência do Usuário. É comum vermos esse termo utilizado como se sempre tivesse um significado positivo. No entanto, se pensarmos no pé da letra, a “Experiência do Usuário” também pode ser ruim, não é mesmo? Mas, obviamente, quando a criação leva esse ponto em consideração, a intenção é que seja uma boa experiência e, por isso, fica subentendido que a técnica de UX é sempre positiva.
Ou seja, o UX é um conceito que coloca em pauta a experiência do usuário na hora de criar um produto físico ou digital. Assim, o UX é como uma pessoa se sente ao utilizar determinado produto.
Claro que isso inclui o design do produto, por isso, surgiu o termo “UX Design”, mas outros fatores também devem ser levados em conta. Por exemplo, quando falamos de “Site UX”, não estamos falando apenas sobre um site com um design que gere uma boa experiência no usuário, mas a programação também é fundamental para gerar resultados positivos em questões técnicas, como o tempo de carregamento da página, por exemplo.
Afinal, mesmo que o design seja claro e intuitivo, a experiência final do usuário será negativa se ele passar minutos esperando que uma página carregue. Nesse casos, o mais comum é que o usuário acabe desistindo.
Site UX e outros produtos digitais
Como dito, o UX não deve ser pensado apenas em produtos digitais. Qualquer produto deve levar em consideração o sentimento que o usuário terá, desenvolvendo sempre de forma que seja uma experiência positiva. Assim, você encontra UX em celulares, carros e até mesmo em embalagens, entre vários outros produtos físicos.
Já se tratando de produtos digitais, tudo também pode — e deve — ser desenvolvido considerando o UX, incluindo design, programação e texto. A criação de sites, aplicativos, landing pages, softwares e até mesmo produtos mais simples, como e-books.
Para os produtos digitais, podemos destacar alguns preceitos importantes na hora de utilizar o UX.
Conceitos
Às vezes, a melhor opção é utilizar padrões já familiares ao invés de querer “inventar a roda”. Partindo da ideia de fazer o visitante ter que pensar o mínimo possível, é muito mais coerente utilizar cores, linhas, imagens, botões e formas já padronizadas no geral. Por exemplo, o ícone do menu de um site: é muito comum serem três linhas. Assim, logo que bater os olhos, o usuário já vai saber do que se trata. A caixa de pesquisa com uma lupa 🔎 também é um padrão que facilita a identificação dos usuários.
Se de um lado os padrões são importantes, a liberdade também pode melhorar a experiência do usuário. Por exemplo, você já foi fazer um cadastro ou preencher um formulário e acabou não se identificando com as “respostas prontas”? Em alguns casos, é melhor deixar o usuário preencher do que entregar a ele uma lista, pois ele acabará perdendo tempo tentando encaixar sua situação em umas das categorias.
O minimalismo representa aquele velho ditado: menos é mais. Quando estamos falando de sites, por exemplo, a ideia é ter apenas funcionalidades importantes, considerando rapidez e, mais uma vez, algo que não faça o usuário pensar demais. Para isso, é interessante sempre considerar qual ação do usuário é esperada. Se uma página de contato espera que o usuário mande uma mensagem, para que ter botões que o levem para a página “Quem somos”? Muitas opções deixam o usuário em dúvida e, por isso, ele acaba não tomando nenhuma decisão.
Nesse caso, a transparência se refere a deixar claro o porquê de alguns erros. Utilizando o exemplo de sites novamente, é comum que o usuário acabe caindo na página com erro 404 (página que não existe). Nesse caso, é importante deixar claro o motivo do erro e oferecer outras opções para que o usuário não se veja em um beco sem saída e acabe apenas fechando a guia. Uma página personalizada indicando o erro e links para outras opções de conteúdos já é uma boa estratégia de UX.
Por que UX é importante?
Para resumir a importância do UX, depois de apresentar seus conceitos e significados, podemos dizer que o UX aproxima o usuário da ação que sua empresa espera dele.
Em uma landing page UX, haverá muito mais chances de o usuário entrar em contato, por exemplo. Em um site, o usuário terá uma navegação fluida e acessa os conteúdos mais importantes, conhecendo a empresa, seus serviços e produtos de forma simples.
Em caso de aplicativos e softwares, os usuários aprendem a usá-los de forma intuitiva e rápida, evitando que eles desistam e tentem outra ferramenta mais simples.
Em todos os casos, o usuário terá uma boa sensação utilizando os produtos digitais, o que aumenta as chances de ele voltar e/ou concluir a ação esperada.
Pense: quantas vezes você já desistiu de algo porque era confuso, ruim de usar? Não permita que o mesmo aconteça com seus produtos.
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