Já pensou sua marca ter uma página especialmente criada para a conversão de usuários? É para isso que a landing page. Diferentemente do site institucional ou e-commerce da sua marca, uma landing page é minimalista, pois é focada em converter os visitantes em potenciais clientes. Por isso, dentro do Marketing Digital, a landing page é muito usada devido às altas taxas de conversão que ela apresenta.
Apesar das vantagens e da eficiência dessa ferramenta, muitos empresários perdem chances de venda por não saberem como ela funciona. Que, além de tudo, é uma estratégia simples de pôr em prática.
Quer saber o que é landing page e como ela pode ajudar sua marca a vender mais? Acompanhe o texto e confira!
Hoje, você fica por dentro dos seguintes tópicos:
Landing Page: o que é?
Para que serve
Como funciona
Landing page: o que não pode faltar na sua
Quais as vantagens de ter uma landing page?
Confira exemplos de landing page
Landing Page: o que é?
Já ouviu o ditado “menos é mais”? A landing page funciona com esse princípio. Isso porque ela tem um único foco: converter visitantes em clientes. Enquanto um site possui várias páginas, informações, links, a lading page é uma página única formada por elementos persuasivos.
E, diferente do que você pode estar pensando, a ideia principal dessa ferramenta não é fazer os usuários comprarem algo, mas sim interagirem. Por isso, o CTA principal é fazer com que os usuários entrem em contato, preencham um formulário, ou seja, deixem seus dados para mostrar interesse pelo produto ou serviço da marca.
Para que serve uma landing page
Uma landing page minimalista é o segredo para o sucesso. Esse conceito vai além de um design simples, mas começa desde o seu foco: a conversão. E isso é feito por meio da interação do usuário.
Por isso, podemos resumir que a landing page serve para adquirir dados dos visitantes e, assim, a marca continuar o processo de venda.
Como funciona uma landing page
Uma vez que a marca tem os dados do cliente, ela pode avançar na venda. Isso é uma forma de otimizar as tarefas da equipe comercial, pois uma vez que o usuário deixa seus contatos, isso mostra que ele está interessado. Então, ao invés de a equipe perder tempo com pessoas que podem nem estar interessadas, ela foca seus esforços em quem já sabe que tem um problema e precisa de uma solução: o seu produto ou serviço.
No marketing digital chamamos de funil de vendas esse processo de classificar os clientes. No início, existe um número maior de clientes, que vai reduzindo de acordo com seu interesse, comprometimento e convencimento. Assim como acontece no funil.
Saber em que parte do funil está seu potencial cliente é importante para que a marca “fale a língua dele” Ou seja, um cliente que deixa seus dados em uma lading page já pode ser tratado de forma mais direta do que um que está no início, que ainda precisa descobrir seu problema e que existe uma solução para ele.
Landing page: o que não pode faltar na sua
Para que o site landing page traga os resultados esperados, é necessário contar com alguns elementos essenciais. Nesse ponto, não é necessário reinventar a roda, mas fazer o básico bem feito.
Uma forma de conseguir os dados dos clientes é oferecer algo em troca. Normalmente, é oferecido um conteúdo que agregue valor ao usuário, como um e-book, newsletter ou outro material. Mas não é uma regra, tudo vai depender da marca e do que estiver sendo oferecido. Por exemplo, ela pode ser usada para oferecer algum produto específico, fazer uma campanha de lançamento, anunciar algum evento, entre outros.
Confira outros elementos que precisam estar presentes em uma landing page profissional o a seguir.
Título e subtítulo
Esses elementos servem para transmitir não apenas o que, mas também o valor do que você está ofertando. E por “valor”, estamos falando sobre a importância e a relevância do seu produto, não o preço.
Imagem
Assim como título e subtítulo, a imagem ajuda o usuário a escanear a página. Por isso, esses três itens são muito importantes para chamar a atenção do visitante e convencê-lo a ler a descrição das páginas.
Descrição
Para explicar a oferta e tirar as dúvidas, use a descrição. Mas também é necessário seguir uma técnica. Já deu para perceber que a landing page é uma página com muitos elementos visuais, que entrega o conteúdo bem “mastigado” para o leitor. A descrição deve seguir a mesma regra, por isso, use:
- bullet points;
- frases e parágrafos curtos;
- negrito para destacar palavras importantes;
- benefícios para descrever a oferta ao invés de características;
- vídeos, em caso de ofertas mais densas e que precisem de explicações mais detalhadas.
Formulário
Os formulários são a estrela, por isso, precisam ser bem pensados. Pense nas informações mais importantes para equipe de vendas e priorize-as. Isso porque a tendência é que quanto mais informação você pede, menor é a taxa de conversão.
Prova social
No marketing, é muito importante expor o que outras pessoas estão falando da marca. Então, incluir comentários, número de downloads, depoimentos, entre outros, é uma forma de validar a oferta e convencer o usuário do seu valor.
Quais as vantagens de ter uma landing page?
A landing page tem a missão de aproximar a marca do cliente. O relacionamento com muitos novos clientes pode começar a partir do preenchimento do formulário. Com a estratégia certa, a marca aumenta a confiança e a identificação desse visitante para com ela.
Além disso, ainda é possível entender o seu público. Quem procura pelos seus produtos, serviços e, assim, a equipe comercial pode fazer um contato mais assertivo, enquanto o marketing obtém leads cada vez mais qualificados.
Ou seja, a landing page é uma ferramenta focada em aumentar as conversões e as vendas e faz isso muito bem. A partir dela, a taxa de conversão é muito alta.
Confira exemplos de landing page
A KBR tem 20 anos de experiência como empresa de criação de sites e já desenvolveu diversos modelos de landing page. Separamos alguns para você conferir:
Conclusão
Se você tem uma marca e quer atrair mais clientes e gerar mais vendas, conte com a experiência e o profissionalismo de uma empresa especialista em criação de site.
Assim, sua marca poderá usufruir de todas as vantagens de contar com uma landing page profissional, criada na medida certa para o seu público-alvo com todos os elementos de conversão citados no texto.
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