Não é de hoje que a jornada de compra da maioria dos consumidores inclui a internet. Se engana quem acredita que isso se refere apenas a compras em lojas virtuais. Afinal, você mesmo já deve ter feito uma pesquisa rápida no Google para conhecer alguma empresa, antes de adquirir um produto ou serviço dela, certo? É aí que entram as vantagens de criar um site institucional

Muitas pessoas acreditam que os sites institucionais perderam a força em tempos de redes sociais. Mas essa é uma visão errada. O site institucional é uma porta indispensável para sua empresa manter contato com todos os tipos de clientes, até com aqueles que não utilizam as mídias sociais. E, claro, é uma ferramenta que, quando bem utilizada, aumenta o número de clientes. 

Neste texto, você vai entender o que é um site institucional, suas vantagens e por que as redes sociais não podem substituí-lo. Confira!

 

Site institucional: o que é?

O site institucional tem o propósito de apresentar todas as informações de uma empresa: sua história, sua visão, missão e valores, seus produtos e serviços, seu portfólio de trabalhos realizados, contatos e endereço. É como um cartão de visitas, mas com uma chance muito maior de alcançar e converter clientes quando utilizado como uma ferramenta do marketing digital

Lembre-se que a internet faz parte da jornada de compra da maioria dos consumidores. Como dissemos no início, isso não é restrito a compras online. 

As pessoas criaram o hábito de fazer pesquisas na internet sobre produtos e serviços antes de fecharem negócio. Se você tiver um bom site institucional, a sua empresa será localizada e consultada ( normalmente através de um formulário ou mesmo WhatsApp ). Se a sua empresa não tiver um bom site institucional, provavelmente não será encontrada no google e se der sorte de ser encontrada, provavelmente o consumidor sequer irá consultá-lo, pois vai privilegiar as empresas com sites melhores e que transmitam maior segurança e credibilidade. Agora, se a sua empresa nem mesmo tem um site institucional, então neste caso, você definitivamente está fora do jogo. Recomendamos que consulte uma empresa especializada em criar bons sites institucionais.

Entre as vantagens de criar site institucional, podemos destacar:

  • Atrair pessoas realmente interessadas no que você vende;
  • Apresentar o portfolio de produtos e serviços de forma organizada;
  • Apresentar cases e trabalhos realizados;
  • Criar um novo ponto de contato com seus clientes;
  • Aumentar o número de clientes de modo constante;
  • Reconhecimento da marca, e mostrar autoridade no segmento;
  • Esclarecer dúvidas importantes;
  • Melhorar o relacionamento com o consumidor.

 

Por que as redes sociais não substituem um site institucional?

Os sites institucionais são o primeiro canal de pesquisa dos consumidores. Além disso, passa profissionalismo e credibilidade. Empresas que só existem nas redes sociais são vistas como amadoras, além de as redes ficarem em segundo lugar como canal de pesquisa.

Mesmo com as possibilidades de divulgação das redes sociais, o site institucional é a casa online da sua empresa, um cartão de visitas profissional. As redes sociais devem ser uma ferramenta alternativa, como uma forma de fazer os consumidores se sentirem mais próximos da marca, acompanhando o seu dia-a-dia.

O site institucional deve ser na verdade o destino de outras ações digitais, como as redes sociais e campanhas Google Ads.

Quando criado e utilizado da forma correta, o site institucional oferece muito mais resultados. Pense que no site é você quem determina as regras, enquanto nas redes sociais, sua empresa precisa se limitar. Além disso, oferece uma possibilidade de mensuração de resultados muito mais assertiva e detalhada . E, claro, ainda é possível combinar com estratégias de marketing feitas nas redes. 

 

O que você precisa saber sobre criação de site institucional

Até aqui, afirmamos a importância de ter um site bem feito, mas o que isso significa? Existem alguns fatores que determinam a qualidade de um site e a possibilidade de fazer dele uma ferramenta de vendas ativa. Para isso, é necessário seguir preceitos técnicos e, também, estratégias que são base no marketing digital

Entre os fatores técnicos, podemos destacar:

  • Design: o layout é a primeira impressão da sua marca. Escolha um design moderno e funcional, baseado na usabilidade do usuário.
  • Rapidez: a velocidade de carregamento do site pode afastar os usuários. Ninguém tem paciência para esperar um site carregar, né? A rapidez pode ser garantida através de um design leve, boa programação e um servidor adequado.
  • Site responsivo: esse é o site que se adapta a todos os tipos de tela. Uma vez que a maioria dos usuários utiliza o smartphone, esse é um fator indispensável. 
  • Páginas essenciais: “quem somos”, produtos e serviços, “fale conosco”, blog e cases de sucesso.  
  • Conversão: o seu site institucional deve ter CTAs ( Call To Actions ) bem feitos, para fisgar o visitante. Os formulários do seu site devem exigir poucos campos e sugerimos sempre disponibilizar o WhatsApp ou um chat para contato imediato.

Já entre as estratégias de marketing digital para site institucional, a principal é: otimização de sites SEO. Para isso, o site deve atender a diversas regras de ranqueamento do Google. Por outro lado, podemos  unir o útil ao agradável citando a importância de ter um blog.

O blog é uma ferramenta que ajuda o site institucional a ter destaque no Google e ainda trabalha com o marketing de conteúdo. Essa estratégia aproxima o público da marca através de informações importantes que tiram dúvidas e fomentam a autoridade da marca no seu segmento.

 

Site institucional WordPress é bom?

Sim! A plataforma WordPress é uma excelente opção para a criação de site institucional personalizado. Isso significa a possibilidade de atender a todos aqueles fatores técnicos que citamos anteriormente. E, claro, é uma plataforma amigável para realizar a otimização para buscadores.

Com o auxílio de uma empresa profissional, é possível personalizar o site com as páginas essenciais e quantas mais forem necessárias para a marca e seus clientes. Por exemplo, no site https://www.conteudoempresarial.com/, desenvolvido pela KBR TEC, você pode observar que as páginas vão além das quatro essenciais que citamos. 

O WordPress ainda permite integração a redes sociais, WhatsApp e demais funcionalidades e plugins necessários para a marca e seus clientes. Um desses plugins é o WooCommerce. Com ele, é possível criar um site de vendas na mesma plataforma. 

Outro ponto positivo é que, depois de pronto, o site é facilmente gerenciável até para pessoas sem experiência. Não é à toa que o WordPress é usado em mais de 40% da internet, número que cresce a cada dia. 

 

Conclusão

Agora você tem certeza: criar site institucional para sua empresa é indispensável mesmo em tempos de redes sociais. Outra coisa que você também precisa, além disso, é contar com uma empresa especialista em criação de sites.

Os pontos que abordamos aqui são apenas a ponta do iceberg. É necessário conhecimento e experiência profissional para a criação de um site, também, profissional. Dessa forma, é possível atender aos requisitos técnicos e de usabilidade, além de poder contar com design e funcionalidades totalmente personalizados. 

Por isso, conheça as soluções da KBR TEC para a criação de site institucional em Santos. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp  ou solicitar um orçamento aqui no site.