Estar na primeira página do google e ocupar as primeiras posições é um objetivo almejado por todo administrador, pois através disso pode-se capturar grande parte do tráfego proveniente dos resultados orgânicos.
Quer saber o que você pode fazer para estar nas primeiras posições e deixar de ser um site fantasma? Então lhe convido a ler este conteúdo!
É importante salientar primeiramente, que ganhar as melhores classificações nos mecanismos de busca exige tempo e disciplina.
Não obstante, por melhor que seja o esforço dedicado em SEO – Otimização para Motores de Busca, você deve ter em mente que é impossível garantir que o site torne o primeiro, visto que os mecanismos de busca fundam-se em um amplo conjunto de fatores para considerar a relevância dos sites, sendo que vários destes fatores estão desconhecidos, além disso, seja qual for o patamar do site este estará competindo com inúmeros outros sites em uma ininterrupta otimização.
Desse modo, não se deixe enganar no caso de um especialista de SEO lhe prometer que vai colocar o seu site na 1° posição das pesquisas, pois isso certamente não é a verdade.
A FUNCIONALIDADE DO ALGORITMO DO GOOGLE
O Google, por sua vez, é o maior buscador do mundo, que conta com um algoritmo de extrema complexidade, que permite apresentar para seus usuários os melhores resultados para cada pesquisa feita.
Com o tempo, a metodologia do sistema de busca do Google progrediu de tal forma que na atualidade os fundamentos pertinentes para assegurar as primeiras posições são diversas, vão desde alterações técnicas no site até mesmo em seu alcance em redes sociais.
Os segredos em volta da funcionalidade do ranqueamento da página de resultados do mecanismo de pesquisa ( SERP) ainda não se sabe, já que o Google busca guardá-lo de todos, constituindo assim em um grande desafio para os profissionais dessa área.
Mas sabe-se que o Google segmenta sites através de sua relevância e qualidade. Nesse sentido, iremos destacar medidas eficazes que aperfeiçoaram justamente esses aspectos, fazendo com que seu site ganhe as primeiras posições de forma orgânica.
AFINAL, QUAL É A IMPORTÂNCIA DE TER UM SITE BEM RANQUEADO?
Existem diversos benefícios associados a um bom ranqueamento nos mecanismos de busca, tais como:
– Aumento significativo das visitas no site;
-Permite maior visibilidade da marca, e portanto mais reconhecimento;
-Gera novas oportunidades de negócios;
– Proporciona aumento da confiabilidade da marca;
-Entre outros;
Pode perceber como as vantagens são grandes? Estar ou não nas primeiras posições dos mecanismos de busca é uma questão de sucesso ou fracasso.
Então, confira algumas dicas fantásticas de SEO que garantirão melhores resultados ao seu site:
• Escolha de palavras-chave
• Produzir conteúdo original
• Usabilidade e velocidade
• Otimizar meta description
• Link building ( internos e externos)
• Como usar as imagens do seu site
• Use as redes sociais
• Design responsivo
ESCOLHA DE PALAVRAS-CHAVE
Selecionar as palavras-chave corretas não é o bastante. É necessário que esteja em consonância com o nicho de mercado, ou seja, deve estar de acordo com o assunto tratado em seu site.
Assim, indicamos possuir uma página para cada palavra-chave, pois buscadores como o Google utilizam as palavras-chave empregadas pelos usuários, a fim de selecionar a página mais adequada para a pesquisa.
Vale ressaltar, que ao criar um conteúdo de qualidade, não se deve investir esforços somente na palavra-chave pretendida, mas também em sinônimos e variações dela.
Existem ferramentas que ajudarão você a pesquisar palavras para seus conteúdos, algumas delas são gratuitas como o “Planejador De Conteúdo Do Google” e outras pagas como o SEMRush”.
PRODUZIR CONTEÚDO ORIGINAL
Criar conteúdo original não é uma tarefa fácil, exige dedicação e tempo. As empresas produzem cada vez mais conteúdo, tendo como objetivo atrair o maior número de pessoas para o seu negócio.
Por ser algo tão utilizado, a concorrência torna-se cada vez maior, e também como consequência as duplicações. Nesse âmbito, um conteúdo original e de qualidade é o grande diferencial!
USABILIDADE E VELOCIDADE
Ocasionalmente você deve fazer testes e analisar a velocidade do seu site.
Segundo o Google o tempo ideal de carregamento seria de até dois segundos. Isso porque a velocidade é um dos fatores de ranqueamento utilizados pelo maior buscador do mundo.
Pesquisas apontam que sites móveis que levam mais de 3 segundos para serem carregados costumam dispor de 53% de suas visitas abandonadas. Portanto, um site rápido é uma obrigação!
Você pode fazer a verificação da velocidade do seu site através de ferramentas como o “Think With Google” ou “Pagespeed Insights”
OTIMIZAR META DESCRIPTION
Deve ser uma breve descrição do conteúdo da página. Além disso, a Meta Description deve possuir a palavra-chave escolhida no texto, e cerca de 153 caracteres.
Por não ser um fator de ranqueamento no Google, a estratégia é buscar uma descrição precisa do conteúdo da página, visando atrair usuários por meio da busca orgânica. Isso porque, táticas eficientes de SEO recomendam que deve haver atratividade para o site.
LINK BUILDING – Links internos e externos
Link building resume-se em conseguir links de outros sites que apontam para o seu site, de forma natural ou não. O objetivo por trás dessa estratégia está em adquirir relevância e popularidade nos motores de busca, gerando melhores classificações e mais tráfego.
Existem dois tipos de Link building: Links internos e externos.
LINKS INTERNOS
Os links internos fazem com que os usuários sejam direcionados para uma outra página dentro do mesmo domínio. Ajudando assim, melhorar a autoridade do site, e, portanto, a vantagem de o controle está em seu poder.
Com a utilização de links internos você agrega relevância para sua página e “prende” o usuário no seu domínio para não buscar outros sites.
Cabe mencionar, que demasiados links em uma página podem ter o efeito oposto, dificultando a leitura e frustrando o internauta. Logo, o ideal é usar com moderação, apenas em páginas que sejam de alta relevância para o conteúdo buscado.
LINKS EXTERNOS
Para você conseguir links externos é necessário que seus conteúdos sejam relevantes, só assim outras marcas irão referenciá-los.
Para este efeito, você também pode trocar informações com pessoas interessadas nos seus conteúdos e estabelecer alianças para utilização de links externos.
COMO USAR AS IMAGENS DO SEU SITE
Desenvolver com sabedoria as imagens do seu site, também é um meio de se posicionar no topo dos resultados da SERP para a busca por imagens.
Entretanto, você deve saber que mecanismos de pesquisa não conseguem ver as imagens do seu site da mesma forma que seus usuários.
Por não serem capazes de ver a imagem, você precisa especificar o conteúdo com todas as letras para que eles possam identificar.
E para que isso ocorra, é necessário sempre alterar o nome da imagem, inserindo a palavra-chave que você gostaria de ranquear.
Outra forma de desenvolver o SO das imagens é utilizando o texto alternativo. A estratégia é apresentar para os mecanismos de busca do que se refere a devida imagem no momento que os usuários efetuem uma pesquisa por imagem.
USE AS REDES SOCIAIS
Usar sua marca nas redes sociais é uma tática que certamente trará grandes benefícios. A possibilidade de adequar seus conteúdos e escolher os melhores horários para postar no tiktok, Facebook, Twitter, Snapchat, Tumblr, Instagram, Pinterest e LinkedIn faz com que você obtenha melhores resultados de ranqueamento no Google. Então não perca tempo e certifique-se que seu conteúdo é apropriado para ser introduzido nessas redes.
DESIGN RESPONSIVO
Um site com design responsivo é preparado para harmonizar com qualquer tipo de resolução, sem nenhuma deformidade.
Ele permite igualar a largura de cada aparelho, o espaço disponível e como a página resultará para o usuário.
Pesquisas apontam que cerca de 58% dos brasileiros acessam a internet apenas pelo celular.
Os utentes de dispositivos móveis dominam a internet já faz um bom tempo, e ainda vem crescendo cada vez mais, nesse sentido, possuir um site com design responsivo é de extrema importância.
Portanto, não deixe de criar versões para busca via mobile!
VOLUME DE BUSCAS – head tails e long tails
Quando for escolher as palavras-chaves de seus conteúdos é importante sempre levar em consideração o número de buscas.
Nesse âmbito, o ideal é procurar inicialmente palavras-chaves que tenham uma concorrência menor, e de acordo com sua autoridade vá aumentando a dificuldade.
Existem dois tipos de palavras-chave: head tails e long tails.
HEAD TAILS
Esse tipo de palavra-chave é mais simples e ampla, como por exemplo “musculação”, você não está especificando o assunto em questão, somente sobre o termo em geral.
Dificilmente deve-se utilizar esse tipo de palavra-chave, pois termos assim são extremamente concorridos, além do mais, as pessoas podem não estar necessariamente interessadas pelo conteúdo apresentado.
LONG TAILS
Diferente da superficialidade da Head Tails as Long Tails são mais específicas, como por exemplo ” como fazer um bolo de chocolate”, é bem improvável alguém fazer esse tipo de pesquisa interessado em comprar um smartphone novo, certo?
Infere-se portanto, que o administrador do site, por meio de uma análise profunda, utilize a palavra-chave mais adequada para cada situação.
CONCLUSÃO
Como já foi dito, para obter uma boa performance do seu site, é necessário muita dedicação e tempo, sempre valorizando a originalidade e não esquecer, obviamente, de fazer observações e testes de tempos em tempos para solucionar qualquer problema.
Se você não dispõe desse tempo e precisa de um atalho, sugerimos que fale com um especialista em SEO. Deste modo você vai ter certeza de que todos os conceitos abordados nesse conteúdo serão adotados, fazendo com que o seu site comece a ranquear no Google, deixando de uma vez por todas de ser um site fantasma.
Se você é determinado e deseja fazer por conta própria, recomendamos que se especialize ainda mais em estratégias de marketing e redes sociais visitando a Revista de Marketing.