O SEO técnico é um tipo de configuração do site que visa torná-lo amigável para os mecanismos de busca. Isto é, melhorar o ranqueamento entre os resultados de pesquisa. Assim, ao implementar as melhores práticas de SEO técnico, você pode melhorar significativamente o desempenho do seu site nos resultados de pesquisa e aumentar sua visibilidade online.

Neste artigo, você confere uma lista completa de estratégias de SEO técnico que você pode aplicar para impulsionar o seu site, blog ou e-commerce.

 

Auditoria de SEO

Comece por realizar uma auditoria SEO completa do seu site para identificar quaisquer problemas técnicos que possam estar afetando seu desempenho nos mecanismos de busca.

Use ferramentas como o Google Search Console e o SEMrush para identificar erros de rastreamento, problemas de indexação e outros problemas técnicos. A dica aqui é contar com um profissional para fazer essa avaliação e, em sequência, aplicar as melhorias necessárias.

Caso você ainda não tenha um projeto, pode considerar um site, blog ou e-commerce com técnica SEO desde a criação dessas plataformas. Por isso, converse com o profissional responsável para garantir um projeto que atenda aos requisitos do SEO.

 

Velocidade de carregamento

A velocidade de carregamento é um fator importante de classificação nos mecanismos de busca. Por isso, garanta que seu site carregue rapidamente em todos os dispositivos: smartphones, notebooks, tablets.

Para isso, comprima imagens, minifique arquivos CSS e JavaScript e utilize o armazenamento em cache para melhorar o tempo de carregamento das páginas.

 

Site responsivo

Certifique-se de que seu site é compatível com dispositivos móveis, pois o Google dá preferência aos sites que oferecem uma boa experiência de usuário em smartphones e tablets. Afinal, a maioria dos acessos é feito atualmente a partir de dispositivos móveis.

Utilize um design responsivo que se adapte a diferentes tamanhos de tela e teste regularmente a compatibilidade móvel do seu site. Lembre-se de conferir que todas as funcionalidades do site funcionam bem, afinal, você não quer perder um lead devido a um erro técnico.

 

URLs amigáveis

Crie URLs descritivas e amigáveis para os usuários e os mecanismos de busca. Utilize palavras-chave relevantes em suas URLs e evite o uso de caracteres especiais ou numerais. Além disso, faça URLs curtas e que sintetizam bem o conteúdo da página.

 

Otimização de títulos e meta-descrições

Otimize os títulos das suas páginas e as meta descrições para incluir palavras-chave relevantes e atrair cliques dos usuários nos resultados de pesquisa. Certifique-se de que cada página do seu site tenha um título único e uma meta descrição persuasiva.

Esses são conteúdos nem sempre visíveis para o usuário, mas são muito importantes para o ranqueamento no Google, pois ajudam a plataforma a ler melhor o conteúdo do seu site. Algumas ferramentas podem facilitar essa otimização das páginas, como o Yoast.

 

Estrutura e hierarquia de navegação

Organize o conteúdo do seu site em uma estrutura hierárquica de navegação, com menus e submenus que tornem mais fácil para os usuários e os mecanismos de busca navegar pelo seu site e encontrar o que estão procurando.

É importante priorizar a boa experiência do usuário, pois quanto melhor ela for, mais tempo ele permanece no site da sua empresa, lendo conteúdos e conhecendo seus produtos e serviços.

 

Robots.txt e Sitemap XML

Verifique e otimize o arquivo robots.txt do seu site para garantir que apenas o conteúdo relevante seja rastreado pelos mecanismos de busca. Além disso, crie e envie um sitemap XML para ajudar os mecanismos de busca a entender a estrutura do seu site e indexar suas páginas de forma eficiente e mais rapidamente.

 

Segurança e HTTPS

Proteja seu site com um certificado SSL e migre para HTTPS para garantir a segurança dos dados dos usuários e melhorar sua classificação nos mecanismos de busca.

O Google dá preferência aos sites seguros e criptografados; por isso, é importante garantir que o seu site seja seguro para navegação.

Por falar em segurança, garanta também a segurança necessária para evitar invasões no site e também para proteger os dados dos usuários, conforme estabelece a LGPD.

 

Monitoramento e análise

Com todos o SEO técnico do seu site em dia para ranquear bem nos mecanismos de busca, é hora de monitorar regularmente o desempenho dele nos resultados e analisar os dados para identificar oportunidades de melhoria.

Utilize ferramentas de análise como o Google Analytics 4 e o Google Search Console para acompanhar o tráfego orgânico, as classificações de palavras-chave e outras métricas importantes de SEO.

 

O que mais você precisa saber sobre SEO técnico

Como você viu, o principal objetivo do SEO é melhorar a visibilidade do site no ranqueamento e aumentar o número de visitas. Além desses aspectos de SEO on page que listamos até aqui, a produção de conteúdo otimizado é mais uma estratégia para alcançar a visibilidade que a sua marca precisa.

Então, além de otimizar as páginas fixas do seu site, invista também em Marketing de Conteúdo, desenvolvendo um blog institucional com conteúdo atualizado, que leve informação relevante para o seu público sobre seu mercado.

Ao implementar essas estratégias de SEO técnico, você pode otimizar o seu site, blog ou e-commerce para os mecanismos de busca e aumentar sua visibilidade online. Lembre-se de que o SEO é um processo contínuo e que requer monitoramento e ajustes regulares para obter os melhores resultados. Para isso, não hesite em pedir ajuda a profissionais experientes. Eles podem começar realizando uma auditoria SEO, apresentando um diagnóstico do que é possível melhorar no seu site. Assim, você tem uma visão real dos resultados que o seu site proporciona atualmente e quanto esses resultados podem melhorar.

 

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