SEO (Search Engine Optimization) é uma técnica indispensável se você quiser fazer do seu site um sucesso, seja ele institucional ou e-commerce. Assim, evitar erros de SEO comuns pode fazer toda a diferença no ranqueamento nos motores de busca e na visibilidade online. Será que você está cometendo algum desses erros? Abaixo, você pode conferir os mais comuns e como eles podem ser evitados e como resolvê-los. Continue a leitura para conferir.

 

Conteúdo duplicado

Ter conteúdo idêntico em várias páginas do seu site pode confundir os motores de busca e prejudicar o ranking. Verifique se o conteúdo é exclusivo em todas as páginas.

Naturalmente, também é um erro copiar o conteúdo integral de outro site, além de ser plágio. Por isso, sempre crie conteúdos originais e utilize recursos adequados para inserir links ou hiperlinks, se for pertinente. O contrário disso pode acarretar penalizações do Google, o que prejudicaria seu ranqueamento.

 

Falta de palavras-chave relevantes

Não incluir palavras-chave relevantes em seu conteúdo pode reduzir sua capacidade de classificação nos motores de busca. Faça uma pesquisa de palavras-chave e incorpore-as de forma natural em seu conteúdo.

Essas palavras também devem ser incluídas em meta-tags, title-tag e outros ambientes “ocultos” do projeto porque é assim que o Google identifica o assunto do seu site. Isso pode ser diferente do que muitas pessoas acreditam, já que a otimização de sites está, muitas vezes, atrelado à criação de conteúdo otimizado e blogs.

 

URLs não amigáveis para SEO

Outra faceta “oculta” da otimização são as URLs do site. URLs longas, confusas ou semelhantes podem dificultar a compreensão do conteúdo pelos motores de busca.

Por isso, a orientação é que você use URLs descritivas e amigáveis, incluindo palavras-chave quando apropriado.

 

Imagens sem texto alternativo

Não fornecer texto alternativo para suas imagens significa perder uma oportunidade valiosa de otimização de SEO. Adicione descrições relevantes às suas imagens usando texto alternativo, comumente descrito como “alt text”.

Essa otimização contribui para o ranqueamento na aba “imagens” da página de buscas do Google.

 

Velocidade de carregamento lenta

Sites lentos podem afetar negativamente a experiência do usuário e o ranking nos mecanismos de busca. Para melhorar a velocidade de carregamento do site da sua empresa, você deve:

  • Comprimir imagens;
  • Reduzir o uso de plug-ins
  • Considerar o uso de uma rede de entrega de conteúdo (CDN) para melhorar a velocidade de carregamento.

Além disso, sugerimos que você conte com o serviço de manutenção de sites para se certificar de que está tudo certo com seu projeto. Profissionais podem avaliar a velocidade e fazer testes para encontrar os erros que estão deixando-o lento para então corrigi-los.

Esse é um passo muito importante, pois um site lento pode fazer você perder vários clientes. Com o dinamismo oriundo da tecnologia que temos hoje em dia, a maioria das pessoas não tem paciência para esperar um site carregar. Além disso, é necessário convir que se a concorrência é mais rápida, essas pessoas nem têm por que esperar. Por isso, fique de olho e mantenha sua marca competitiva.

 

Falta de responsividade

Com mais pessoas acessando a internet por meio de dispositivos móveis, é essencial ter um site responsivo em todos os dispositivos. Certifique-se de que seu site pode se ajustar automaticamente a diferentes tamanhos de tela de diferentes tipos de aparelho, como notebooks, smartphones e tablets.

 

Ignorar meta descrições

Meta descrições, ou meta-tags, fornecem um resumo conciso do conteúdo da página nos resultados de pesquisa. Ignorar isso pode resultar em menos cliques.

Escreva meta descrições claras e atraentes para todas as páginas do seu site, como página de serviço, “quem somos” e até mesmo a página de contato. Para isso, sempre use palavras-chave relevantes e coerentes com o conteúdo da página e, claro, como o nicho da sua empresa.

As páginas de artigos do blog também precisam desse cuidado. Ou seja, cada novo artigo, deve contar com meta descrições específicas e com as palavras-chave escolhidas para o texto.

 

Ignorar a estrutura de títulos

A estrutura de títulos é essencial para o SEO, pois ajuda os mecanismos de busca a entender a hierarquia e o contexto do seu conteúdo. Para isso, é necessário usar corretamente as tags de cabeçalho (H1, H2, H3, etc.). Caso contrário, isso pode dificultar a indexação do seu conteúdo.

Desse modo, certifique-se de usar títulos relevantes e estruturados, incluindo palavras-chave quando apropriado e sem exageros, para ajudar os motores de busca a entender e classificar seu conteúdo corretamente.

Um cuidado muito importante na hora de formatar os títulos da página é que cada página só pode contar com um H1. A repetição dessa tag no código da página pode prejudicar o ranqueamento dela justamente porque o Google não consegue “ler” a página da maneira correta.

Uma forma rápida de você identificar isso é selecionar o título ou texto de uma página e clicar com o botão direito do mouse, então, escolha a opção “inspecionar”. Na janela que abrir no canto direito, você consegue verificar a tag utilizada.

 

Elimine os erros de SEO com a KBR TEC

Evitar esses erros comuns de SEO pode ajudar a melhorar o desempenho do seu site nos mecanismos de busca e garantir uma melhor experiência para o usuário. Certifique-se de revisar periodicamente seu site e corrigir quaisquer problemas de SEO para manter uma presença online forte e competitiva.

Você pode contar com serviços completos de SEO na KBR TEC. Nosso time oferece uma verdadeira estratégia profissional para otimizar seu site ou e-commerce e resolver quaisquer erros de SEO que seu projeto possa ter.

Oferecemos serviço de criação de conteúdo otimizado para o blog da sua empresa, com planejamento e desenvolvimento sob medida para ranquear nas primeiras páginas do Google e conquistar seu público-alvo. Além disso, você também pode contar com o serviço de desenvolvimento, manutenção e/ou otimização de sites para aplicar o SEO direto no código-fonte do seu projeto, garantindo seu potencial máximo para trazer os melhores resultados.

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