Quando se fala sobre otimização para os mecanismos de busca (SEO), é comum focar nas técnicas que devem ser aplicadas. No entanto, já parou para pensar em tudo o que você não deve fazer na otimização SEO? É o que chamamos de black hat. Se você quiser evitar as temidas penalizações do Google, precisa ter essa lista em mente. Assim, terá de que estará fazendo um bom trabalho e que não acabará prejudicando seu site. Então, para saber o que são as penalizações do Google, por que elas ocorrem e, claro, como evitá-las, continue a leitura.

 

O que são as penalizações do Google?

A penalização do Google ocorre para punir aqueles que tentam trapacear na hora de ranquear no Google. No entanto, essas penalizações nem sempre ocorrem quando pessoas agem de má-fé, uma vez que o Google pode aplicar a penalização devido a erros e falhas. Tudo isso, que pode resultar nas penalizações do Google, é chamado de black hat. 

Assim, o Google conta com diretrizes para orientar aqueles que querem ranquear seu site. Elas são desenvolvidas com o objetivo de oferecer a melhor experiência ao usuário e evitar que ele acabe prejudicado de alguma forma. Por isso, as principais atualizações do Google referentes a ranqueamento sempre têm esses objetivos como base.

 

Como identificar que meu site foi penalizado?

Agora que você já entendeu o que é a penalização do Google, precisa saber como identificar se ela ocorreu no seu site. 

Você pode receber um alerta explicando o porquê das penalizações. Mas isso nem sempre acontece, podendo ocorrer a penalização sem nenhuma explicação ou aviso. Assim, para saber se houve penalidade, é necessário observar os dados referentes ao ranqueamento. Para isso, basta acompanhar as ferramentas do próprio Google: Google Analytics e o Google Search Console. Com elas, você consegue identificar quedas bruscas no ranqueamento das páginas e esse é o maior indício que o seu site sofreu penalizações, além da queda de tráfego, que é diretamente influenciada pela queda no ranqueamento.

Assim, uma vez que você desconfiou que sofreu penalizações, pode verificar de maneira rápida. Primeiro, vá ao https://www.google.com/ e na barra de pesquisa digite: site: seudomínio.com.br. Se seu site aparecer nos resultados, significa que não há penalidade e que ele está indexado. Caso contrário, também há duas possibilidades: ou ele foi de fato penalizado ou não está indexado. 

Por isso, verifique se é necessário remover a desindexação. Caso ele ainda esteja indexado, significa que ele não aparece nas buscas porque foi penalizado. 

Você pode fazer ainda uma segunda verificação: digite apenas: seudomínio.com.br na barra de pesquisa do Google. Se seu site aparecer abaixo de outros resultados, quer dizer que houve uma penalidade de menor gravidade.

 

Quais fatores levam às penalizações do Google?

Para evitar as penalizações do Google é necessário entender quais fatores a motivam. Então, confira a seguir quais as técnicas de black hat podem prejudicar o posicionamento SEO do seu site e fazer com que ele seja penalizado.

 

Conteúdo duplicado

Copiar o conteúdo de outros sites, além de ser antiético, ainda pode render penalidades. Mesmo que você coloque a fonte, publicando o conteúdo como “referência” e não um plágio, o Google identifica como conteúdo duplicado. 

Além disso, você também não deve repetir o mesmo conteúdo em diferentes páginas do seu site, mesmo que seja um conteúdo original seu.

 

Palavras-chave ocultas

As palavras-chave são fundamentais para o ranqueamento, afinal, é assim que o Google consegue relacionar os resultados às pesquisas. Por isso, algumas pessoas podem achar que colocar palavras-chave ocultas por meio do CSS é uma boa ideia, mas não poderiam estar mais enganadas. 

Isso pode ser feito colocando a fonte da mesma cor do fundo, diminuindo a fonte a um tamanho ilegível ou escondendo as palavras atrás de imagens e plugins. Por isso, na hora de inserir palavras-chave, garanta que a finalidade é mostrá-la para o usuário. 

 

Exagerar no uso das palavra-chaves

Exagerar no uso das palavras-chaves também não é uma boa ideia. É claro que ela deve ser repetida ao longo do conteúdo, de acordo com o seu tamanho, mas isso deve ser feito de forma natural. Além disso, use termos similares para diversificar. 

 

URL não relacionadas

É recomendável incluir a palavra-chave do conteúdo na URL da página. Mas se a URL não está relacionada ao conteúdo, isso pode acabar em penalizações. Assim, as páginas devem ter título e URL condizente com o conteúdo, assim como as tags e meta tags.

 

Spam 

Outra ideia que pode surgir para “cortar caminho” para o link building é comentar em outros sites colocando links para o seu domínio. Essa é mais uma ideia ruim, uma vez que o Google pode entender essa prática como spam. 

 

Panelinha de links

Ainda no assunto de troca de links, fazer parceria com uma empresa que oferece links no próprio blog em troca de você fazer o mesmo também é uma prática passível de punição quando feita de maneira exagerada e limitada a essa “panelinha” de domínios..

 

Redirecionamento para páginas não relacionadas

Você já deve ter acessado algum site e, ao abrir determinada página, acabou sendo direcionado a outra que não tinha nada a ver com o assunto da primeira. Isso pode ser feito de forma automática no meio da leitura do texto ou por meio de pop-ups. Mas, claro, isso prejudica a experiência do usuário, algo inadmissível para o Google e passível de penalização.

 

Como evitar as penalizações do Google? 

Para evitar as penalizações do Google, o primeiro passo é não aplicar as técnicas de black hat descritas acima. Além disso, tenha como prioridade oferecer bons conteúdos e excelente experiência para o usuário. Ou seja, crie conteúdos para pessoas, não para os mecanismos de busca.

Outra dica é contar com profissionais experientes para garantir que você não está infringindo nenhuma regra, além de ter certeza de estar aplicando todas as técnicas de otimização SEO. 

Para isso, você pode contar com a KBR TEC. Aqui, você encontra especialistas SEO e criadores de conteúdo que tornarão seu site uma ferramenta rentável e atraente. Envie uma mensagem pelo WhatsApp ou preencha o formulário aqui no site e saiba mais.