Se você já está por dentro da importância do SEO para o site da sua empresa, agora precisa entender o que é Link Building, umas das principais estratégias de otimização de site.
Para resumir, Link Building nada mais é do que conseguir que outros sites apontem para o seu. Também chamado de “backlinks”. Isso ajuda o site da sua empresa a ter mais relevância e autoridade diante dos mecanismos de busca. Ou seja, melhora o ranqueamento e, consequentemente, atrai mais tráfego e oportunidades de negócio.
Quer saber o que é Link Building e por que é importante para sua estratégia de marketing digital? Acompanhe o texto!
O que é Link Building e por que fazer
Link Building é uma estratégia para que seu site adquira bons links de sites relevantes. Isso influencia diretamente na autoridade. Ou seja, melhora o ranqueamento nos buscadores e traz mais usuários para o seu site.
Mais importante que a quantidade de links apontando para sua página, é a qualidade. Além disso, o site também precisa ter relação com o seu negócio.
Quando sites de qualidade linkam para o seu, a autoridade dele também passa. É como ouvir a opinião de um especialista ao invés de um leigo no assunto.
Sem atender essas exigências, ao invés de ajudar, a estratégia vai prejudicar o ranqueamento. É o que chamamos de links tóxicos.
O que são links tóxicos
O Google entende os links como recomendações, fator de ranqueamento que existe desde 1997, mas só em 2012 ele passou a ser mais criterioso. Foi criado, então, a primeira versão do algoritmo Penguin. Ele foi desenvolvido especialmente para avaliar a qualidade dos links e, desde então, já passou por diversas atualizações.
A medida foi necessária porque as pessoas começaram a comprar links, então, o Google deixou de ver apenas as quantidades de backlinks que um site possuía para avaliar, também, a autoridade do site que está “recomendando” o seu.
Por isso, não adianta comprar links, pois além de não ajudar, o Google entende a prática como manipulação, conhecida como Black Hat, e pode até penalizar seu site.
Para resumir, link tóxico é todo aquele que vem de um site que não tem conexão com o seu segmento ou possui qualidade baixa, como sites não indexados, com vírus ou feitos especificamente para gerar Link Building.
A diferença entre as métricas Domain Authority (DA) e Domaing Rating (DR)
Ambas são métricas desenvolvidas por empresas que ajudam a avaliar a qualidade de um site diante do Google. O que, obviamente, influencia no ranqueamento nas páginas de busca.
Domain Authority quer dizer “autoridade de um domínio”. É uma métrica desenvolvida pelo MOZ que avalia as características do seu site segundo o algoritmo do Google. Você pode avaliar o seu gratuitamente nessa ferramenta do MOZ.
Alguns dos critérios avaliados são:
- histórico de bons conteúdos;
- qualidade dos sites que linkam para o seu;
- número de visitante e de visitas;
- permanência nas páginas.
Já a Domain Rating (DR) é uma métrica criada pelo Ahrefs que avalia a qualidade dos links que apontam para o seu site. Para avaliar seu site no Ahrefs, é necessário pagar por um plano.
Como fazer Link Building na prática
Apesar de depender de outras empresas com bons domínios, é possível que a sua empresa crie estratégias para que isso aconteça. Afinal, ficar esperando não é uma opção.
As duas principais estratégias são: Guest post e Publieditorial. Confira como funciona cada uma.
O que é Guest post
O Guest Post é uma publicação de convidados. Ou seja, você pode publicar conteúdos em outros blogs que não sejam o seu. Apesar de não gerar tráfego direto para o seu site, essa é uma estratégia para colocar sua marca como especialista em um assunto referente ao seu segmento. Além disso, vai conquistar ótimos links para o seu site, o que é o objetivo.
Para essa estratégia, é necessário fazer a prospecção, mostrando os benefícios que o seu conteúdo traria para o outro site.
O que é Publieditorial
O Publieditorial já é uma prática consolidada no marketing para empresas. Com ele, é possível passar muito mais informação do que em uma peça publicitária ou anúncio nas mídias sociais. Além disso, sua empresa conta com o público de um grande site de notícias e da confiabilidade desse domínio, tanto diante do Google como para os visitantes.
Para essa estratégia não é necessário prospecção, já que sua empresa paga para que o conteúdo seja publicado no site de notícias. Ainda é possível escolher entre mandar o conteúdo pronto ou pagar para que o conteúdo seja criado pelo próprio site.
Lembrando que é necessário seguir as técnicas de SEO e, claro, não esquecer dos links direcionando para o seu site, que é o objetivo.
A troca de links é recomendada?
Nesse caso, há uma troca de favores. Duas empresas inserem em seus respectivos sites links uma para a outra. No entanto, essa prática é considerada Black Hat, ou seja, acaba se tornando um link tóxico.
Caso a troca seja feita de forma natural e isso fique claro para os usuários e para o algoritmo do Google, não há problemas.
O que você deve pensar é que levar a troca de links como uma estratégia é uma manipulação. Se alguma empresa sugerir isso para você, a probabilidade é que ela faça isso com muitas outras empresas. Em algum momento, o site dela vai acabar perdendo autoridade e você vai sair prejudicado.
Por isso, a melhor opção é escolher Guest post e/ou Publieditorial e focar nas demais estratégias SEO para melhorar o ranqueamento do seu site sem tentar “passar a perna” no Google.
O que é Link Building: conclusão
Se você quer que o site da sua empresa seja um canal de vendas, precisa contar com a estratégia de Link Building e atender a todos os critérios de otimização que faz um site ter destaque no Google.
Para isso, conte com uma empresa de marketing digital que entende do assunto. A KBR TEC está há 20 anos no mercado e pode ajudar sua marca a crescer na WEB.
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