O Marketing de Conteúdo é uma ferramenta poderosa para engajar seu público-alvo, construir autoridade e impulsionar os resultados. Mas, para garantir que seus esforços se transformem em sucesso, é necessário saber como criar conteúdo de alta qualidade que faça sentido para a sua audiência.

O artigo de hoje é um guia com dicas e um checklist para orientar você na criação de conteúdo envolvente, tanto para blogs quanto para mídias sociais, considerando estratégias de Marketing de Conteúdo e otimização para mecanismos de busca (SEO).

 

1. Conheça sua audiência

O segredo de uma boa comunicação é, antes de mais nada, saber com quem você está falando. Desse modo, antes de começar a criar, busque conhecer quem é sua audiência, seu público-alvo, sua. Responda questões como: quais são seus desafios, interesses e necessidades? Crie personas para direcionar seu conteúdo de maneira mais assertiva.

 

2. Estabeleça objetivos claros

Tão importante quanto conhecer quem é a sua audiência, é definir metas específicas para seu conteúdo.

Responda: você busca aumentar a conscientização da marca, gerar leads ou fortalecer a fidelidade do cliente? Seus objetivos orientarão o tipo de conteúdo que você cria.

Obviamente, o maior objetivo de uma marca é aumentar seu número de vendas, mas é necessário entender qual é o melhor caminho para chegar a isso. A resposta varia conforme a empresa, seu alcance, o momento do mercado e o da marca, tipo de negócio, etc.

 

3. Pesquisa de palavras-chave (para blogs)

Antes de começar a criar o conteúdo, faça uma pesquisa de palavras-chave relevantes para seu setor. Isso ajuda na otimização para motores de busca (SEO) e na criação de conteúdo que atenda às consultas comuns do seu público.

Há diversas plataformas que podem ajudar na escolha das palavras-chave com maior número de busca. Como o Planejador de palavras-chave do Google, Sem Rush, Ubersuggest, entre outras.

 

4. Estrutura e storytelling

Organize seu conteúdo de forma lógica e envolvente. Utilize uma estrutura clara com introdução, desenvolvimento e conclusão. Integre storytelling para tornar sua mensagem memorável.

Para o conteúdo do blog, é importante você criar uma trilha de conteúdos que se complementam, dessa forma, pode trabalhar os links entre os artigos de forma mais natural. Uma maneira de pensar isso é escolher um tema, produto ou serviço e listar todas as perguntas relacionadas. Depois, separe quantos e quais artigos serão necessários para responder todas elas.

Já nas redes sociais, pense, primeiramente, em conteúdos básicos que respondam às principais questões do usuário sobre sua marca. Por exemplo, quais serviços/produtos sua marca oferece, onde comprar, contato, história. Esses conteúdos podem ser fixados no feed ou incluídos nos destaques dos stories, no caso do Instagram.

Além disso, é necessário pensar uma boa estrutura para cada conteúdo, priorizando um formato de fácil compreensão para os usuários.

 

5. Valide os dados em fontes confiáveis

Para construir credibilidade, valide suas afirmações com dados, estatísticas e fontes confiáveis. Isso reforça a confiança do leitor no seu conteúdo.

 

6. Use Mídias Diversas (para blogs)

Além do texto, incorpore elementos visuais como imagens, gráficos e vídeos. Isso não apenas torna o conteúdo mais atraente, mas também é relevante para o SEO.

 

7. Call to Action (CTA)

Inclua CTAs (chamada para ação, em tradução livre) claros para orientar os leitores sobre os próximos passos. Seja para baixar um recurso, assinar uma newsletter ou entrar em contato, deixe claro qual é a ação desejada.

Sempre facilite isso ao máximo para o usuário. Por exemplo, em blogs, é possível colocar links em qualquer palavra para facilitar o contato. Já nas redes sociais, nem sempre é possível incluir um link, por isso, é necessário indicar como o usuário pode concluir determinado CTA.

 

8. Consistência nas mídias sociais

Sua marca não precisa estar em todas as redes sociais, mas, provavelmente, será relevante estar em mais de uma. Nesse caso, após entender as diferenças entre as redes sociais e escolher as melhores para a sua empresa, pode ser necessário adaptar o seu conteúdo para cada plataforma de mídia social escolhida, mantendo consistência na mensagem. Considere também a necessidade de criar temas diferentes para as plataformas. Para isso, é necessário entender que tipo de público é maioria em cada uma.

Por fim, lembre-se de utilizar hashtags relevantes e de interagir com seu público para aumentar o alcance.

 

9. Analise e ajuste

Monitore o desempenho do seu conteúdo usando ferramentas analíticas. Para isso, avalie o engajamento, as taxas de conversão e crie novos conteúdos considerando os resultados analisados.

Cada rede social possui sua própria estrutura de análise; já no blog, você pode utilizar o Google Analytics 4 para fazer esse acompanhamento.

 

10. Reutilize conteúdo bem-sucedido

Não é trapaça reutilizar conteúdos que fizeram sucesso, muito pelo contrário! Quando uma publicação se sobressair, explore-a ao máximo.

Então, identifique quais são os conteúdos de destaque e reutilize-os. Você pode transformar posts em infográficos, vídeos ou podcasts, bem como trabalhar subtemas com mais precisão. Observe também que o conteúdo na rede social pode fazer mais sucesso pela estrutura da imagem utilizada, então, tente repetir a fórmula de vez em quando.

Como exemplo, podemos dizer que sua marca tem o produto que faz mais sucesso. Com isso, ele merece ser protagonista das publicações com mais frequência.

 

Como criar conteúdo de maneira assertiva e periódica?

Ao seguir esses passos e seguir os itens no checklist, você estará no caminho certo para criar conteúdo envolvente e otimizado, contribuindo para o sucesso de suas estratégias de Marketing de Conteúdo.

No entanto, não é segredo que a rotina de quem comanda uma empresa costuma ser cheio de compromisso e, por isso, não sobra tempo para compartilhar seus conhecimentos com o público.

Por isso, o pulo do gato para manter a periodicidade de publicações e criar conteúdo relevante é delegar essa tarefa para profissionais experientes. A KBR TEC oferece pacote completo para a criação de conteúdo otimizado para o blog da sua empresa, bem como serviço de criação de conteúdo para mídias sociais.

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