Não sabe o que é persona em Marketing Digital? Ela é uma representação do cliente. Você cria um perfil quase fictício para imaginar e mapear o seu cliente. É como criar um personagem para um filme, considerando comportamento, dados demográficos, dificuldades e objetivos. A persona é uma ferramenta do Marketing Digital fundamental para planejar estratégias assertivas. 

Conhecer seu cliente é indispensável para ter sucesso. Afinal, apenas sabendo com quem você está se comunicando é possível criar serviços, produtos, ofertas e conteúdos certeiros. Você sabe, claramente, quem sua marca quer alcançar? Toda estratégia de Marketing Digital visa conquistar o cliente, por isso, é indispensável saber o máximo de informação sobre ele. E a criação de persona é a base para isso.

Neste texto, você vai entender o que é persona em Marketing Digital, a importância de criá-la, ver exemplos e descobrir como usar essas informações. No fim, ainda saberá a diferença entre persona e público-alvo. Continue a leitura e confira!

 

O que é persona em Marketing Digital?

A persona é como se fosse um personagem que representa os clientes da sua empresa. Ela é criada baseada em dados e comportamentos reais, analisando o público que a empresa já tem. Ou pode ser a idealização de futuros clientes, quando a marca está no início. Para isso, é possível fazer pesquisa de mercado, análise de concorrentes e análise no Google Analytics (se houver um site ou blog).

 

Por que definir uma persona para a sua empresa é importante?

Pronto: você já entendeu o que é persona no Marketing Digital. Mas, provavelmente, ainda não sabe por que ela é importante ou mesmo para que ela serve na prática. Com a persona, é possível:

  • Entender melhor seu público e desenvolver uma comunicação específica e assertiva;
  • Saber qual é o valor do seu produto/serviço para o público. Quão essencial e desejado ele é?
  • Definir os canais de comunicação com o público. Você entende quais redes sociais ele usa, com que frequência etc. Assim, você sabe onde sua empresa precisa estar presente;
  • Definir as pautas do Marketing de Conteúdo, que visa informações de valor para o seu público;
  • Definir o tom de voz da comunicação da empresa. Descontraída, sério, técnico, para leigos… etc;
  • Melhorar a experiência que o usuário tem no site da sua empresa, otimizando funcionalidades e design.

 

Como criar uma persona?

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, a persona não é criada ao acaso. É necessário fazer pesquisas e análises dos atuais clientes da empresa. Isso pode ser feito da seguinte forma:

  • Coletando dados dos clientes;
  • Fazendo pesquisas com os clientes;
  • Analisando os dados e informações coletadas.

No entanto, como citado anteriormente, pode ser que a marca não tenha clientes ainda, em caso da criação de um nova empresa ou mesmo de uma nova linha, serviço ou produto dentro de uma marca. Nesse caso, é possível levantar dados por meio de:

  • Pesquisa de mercado;
  • Pesquisa com a base de contatos;
  • Checagem do Google Analytics;
  • Análise dos concorrentes.

 

Como usar a persona na prática?

Agora, você já sabe o que é persona no Marketing Digital, já entendeu a importância e até já sabe como criá-la. Mas, depois de tudo isso, como usar a persona na prática?

A persona é uma ferramenta indispensável para o Marketing. Assim, a equipe de marketing ou a empresa de Marketing contratada pela sua marca deve criar a persona e usá-la para a criação de estratégias sob medida.

O Marketing de Conteúdo é uma das estratégias que se beneficiam da criação de persona. Com ela, os profissionais responsáveis conseguem planejar e desenvolver conteúdos assertivos, que fale diretamente com o cliente, indo direto ao encontro da sua dor.

Nesse ponto, a persona também é associada à ferramenta de funil de vendas. Em cada etapa, um tipo de conteúdo diferente é ideal. Aqui, é importante lembrar que é possível ter mais de uma persona e criar conteúdos personalizados para cada uma. No entanto, é melhor ir com calma, principalmente no começo. Afinal, muitas vezes, “menos é mais”.

Ou seja, na prática, quando o profissional for criar um post para as mídias sociais ou blog, por exemplo, ele vai ter em mente exatamente quem deve ler esse conteúdo. O que é uma estratégia muito mais assertiva!

 

O que é persona e o que é público-alvo? Veja as diferenças

Público-alvo e persona em Marketing Digital são ferramentas diferentes, mas que acabam se complementando. A persona é um perfil específico dentro da definição de público-alvo, que é mais genérico.

Então, a definição de persona começa com a definição de público-alvo. Assim, a comunicação e as estratégias são feitas de forma muito mais específica e assertiva.

Confira os exemplos:

  • Público-alvo: homens entre 30 e 50 anos, que ocupam cargos altos em grandes empresas. Renda mensal entre R$5.000 e R$30.000. Não passa muito tempo nas redes sociais.
  • Persona: Flávio Barros, 40 anos, gerente em uma empresa de exportação. Trabalha sobre pressão para alcançar as metas da empresa. Deseja crescer profissionalmente, está cursando sua segunda pós-graduação. Casado, tem um filho e gosta de ir ao cinema toda semana.

Perceba que é muito mais fácil criar conteúdo e estratégias voltadas para a persona, uma vez que seu cliente parece muito mais real do que quando falamos de um público-alvo.

 

A KBR TEC pode te ajudar!

A definição de público-alvo e a criação de persona fazem toda a diferença na hora de garantir resultados por meio do Marketing Digital. Sendo assim, não basta entender o que é persona e até mesmo criá-la se sua empresa não usar as informações para desenvolver estratégias de Marketing Digital, principalmente quando está dentro do Marketing de Conteúdo.

Por isso, conte com profissionais experientes que podem entregar uma solução completa, com análise, planejamento e execução! Sua marca já pode — e deve — contar com uma persona desde o início. Assim, toda a criação de identidade já é assertiva desde o início, até mesmo na hora de criar um site institucional ou criar um e-commerce.

Se você já entendeu a importância da persona e quer saber mais a respeito, entre em contato com a equipe da KBR TEC pelo WhatsApp ou aqui no site, ou solicite um orçamento.