Que o e-commerce já é o presente e o futuro das vendas não é segredo. Mas a resposta de como vender pela internet não é tão simples. É necessário contar com um bom projeto, investir em estratégias de Marketing Digital e, claro, estar por dentro das tendências para atrair e conquistar clientes. Por isso, nada melhor do que começar o ano por dentro de tudo o que está por vir quando o assunto é tendências para e-commerce 2022! E para saber das novidades, continue a leitura.

 

Como vender pela internet em 2022?

Consumidores e marcas já perceberam que a jornada de compras mudou devido à pandemia. No entanto, a questão é: como vender depois da pandemia? Quais mudanças permanecerão? Bom, o futuro é agora e se você tem uma loja física ou um e-commerce, precisa se atualizar para não ficar para trás.

Mais do que tendências para o e-commerce 2022, a seguir, você pode conferir dicas práticas de como atualizar sua marca para o mundo digital e para o comportamento atual dos consumidores.

 

E-commerce 2022: tendências e dicas

1 – Calor humano

Parece contraditório dizer que na era digital a tendência é… atendimento! O Estudo Market Review: Tendências do E-commerce para 2022 aponta que 46% dos consumidores brasileiros destacaram na pesquisa que já compraram pelo atendimento via WhatsApp, Facebook ou outras redes. Ou seja, compras online realizadas diretamente por um vendedor.

A Internet pode ter agilizado muitos processos e até mesmo apresentado economia, mas muitos consumidores ainda preferem uma “venda consultiva”, fazendo perguntas diretas a um atendente e recebendo indicações personalizadas.

Então, a dica é clara: invista em bom atendimento e otimize os canais de comunicação da sua marca, com chats 24 horas no e-commerce, atendimento via WhatsApp e, claro, integração entre todos os meios.

 

2 – Digital + físico

Corroborando com a tendência anterior, esta se refere a compras que começam no meio digital e terminam no ambiente físico ou vice-versa. Nesse cenário, temos algumas opções, por exemplo:

  • Pesquisar por um produto na internet e realizar a compra na loja;
  • Comprar pelo e-commerce e retirar na loja;
  • Ver o produto na loja e fazer a compra pela internet.

Esse comportamento tem sido chamado de phygital, que nada mais é do que a fusão entre o mundo digital e o físico.

Aqui, a dica é: invista em Omnichannel. Essa é uma estratégia que interliga todos os canais de comunicação de uma marca, seja digital ou físico. Assim, um cliente que começou sua jornada de compra em casa, pelo website, pode chegar à loja e tirar suas dúvidas facilmente, pois todos estarão na “mesma página”.

Já no ambiente digital, é possível integrar atendimento por WhatsApp, avisos por e-mail e acessos ao site. Por exemplo, um consumidor que comprou no e-commerce, recebe a confirmação do pedido por e-mail e acompanha sua entrega via WhatsApp!

Para isso, é indispensável contar com a criação de e-commerce profissional. Além de garantir boas funcionalidades e o desenvolvimento técnico, uma equipe completa também conta com profissionais que valorizam a usabilidade do consumidor, tendo em mente sua jornada de compra.

O Google analisou a perspectiva da experiência do usuário, dividindo a jornada de compra no e-commerce em 8 categorias. Confira:

  • 1 – Reconhecimento;
  • 2 – Simulação de desejo de compra;
  • 3 – Informação na busca;
  • 4 – Escolha;
  • 5 – Decisão de compra;
  • 6 – Pagamento;
  • 7 – Segurança;
  • 8 – Suporte.

 

3 – Novas categorias

Categorias como Eletrônicos, Telefonia e Eletrodomésticos já tinham grande espaço nas compras em loja virtual. Mas outras categorias também têm crescido quando o assunto é e-commerce. São elas: Alimentos e Bebidas e Moda e Acessórios.

Por isso, se você comercializa alimentos e sempre pensou que não tinha espaço no mundo digital, já passou da hora de revisar esse conceito. O mesmo serve para quem vende roupas e acessórios. Com um e-commerce bem projetado, é possível mitigar os fatores que levam as pessoas a desistirem de comprar esses itens online. Mas veremos isso nos próximos tópicos.

 

4 – Frete baixo

Falando em fatores de desistência, o frete é um dos principais motivos que levam as pessoas a desistirem de comprar online. E aí, não há estratégia de como vender pela internet que resista aos números!

E-commerces que oferecem frete grátis saem na frente nessa corrida. Aqui, a dica é procurar por parceiros comerciais e contar com mais de uma opção de serviço de entrega.

 

5 – Logística

Ainda sobre fatores de desistências, temas relacionados à logística também merecem atenção de quem tem uma loja online.

Os consumidores desistem da compra por:

  • Medo de as características do produto estarem incorretas;
  • Longo prazo de entrega;
  • Falta de descrição e/ou imagem dos produtos;
  • Incerteza na política de troca.

 

E-commerce 2022: a conclusão é que boa experiência é fundamental para faturar

Você já tinha parado para pensar como uma boa experiência é, muitas vezes, um fator decisivo na hora de finalizar uma compra? São detalhes básicos que podem impulsionar ou acabar com seu faturamento.

Na compra presencial, o bom atendimento é a cereja do bolo. E quando o assunto é comprar online, o bom atendimento se ramificou, incluindo a experiência do usuário desde o momento que ele clica no seu site.

Já pensou perder uma venda devido a problemas técnicos ou à falta de clareza nas informações? Frustrante! E a pior parte é que quando isso ocorre, não se trata apenas de uma venda, mas sim da perda de um cliente.

Você viu ao longo do texto como as tendências estão todas ligadas à experiência do usuário. Além disso, viu também como a tecnologia pode auxiliar os e-commerces a melhorarem essa experiência e, consequentemente, vender mais e fidelizar mais clientes.

Por isso, a primeira e mais importante dica para quem quer saber como vender pela internet é: tenha um projeto de qualidade, com excelência técnica e visual. Com a criação de e-commerce sob medida, é possível entregar exatamente o que o consumidor espera e precisa, sempre acompanhando as tendências.

Para isso, é indispensável contar com profissionais experientes e capacitados como a Equipe KBR TEC. Envie uma mensagem pelo WhatsApp ou preencha o formulário aqui no site.