Você pode ter uma marca que já vende produtos em uma loja física ou mesmo usar ferramentas informais para realizar vendas, mas agora decidiu profissionalizar seu negócio com a criação de um e-commerce; ou você pode querer já começar sua marca com um e-commerce para chamar de seu! Não importa com qual desses cenários você se identificou, a dúvida é uma só: como escolher a plataforma de e-commerce para o seu negócio? No artigo de hoje, listamos os principais tópicos que você precisa checar na hora de avaliar e comparar as opções.

 

Como funciona uma plataforma de e-commerce?

O primeiro passo, antes de descobrir como escolher a plataforma de e-commerce, é entender como funciona uma plataforma de e-commerce e quais as ferramentas que ela pode disponibilizar, considerando que há diferenças entre as diferentes opções.

Uma plataforma de e-commerce é um sistema de software que permite a criação, gerenciamento e operação de uma loja virtual na internet. Ela oferece uma estrutura completa para a venda de produtos ou serviços online, desde o processo de exibição dos produtos até o pagamento e entrega.

A maior diferença entre as plataformas é que elas estão divididas em duas categorias: plataformas prontas e plataformas abertas.

As prontas oferecem mais praticidade, mas também certa limitação; outro ponto positivo é que podem ser mais acessíveis. Dentre as principais, podemos destacar: Tray Commerce, Nuvem Shop e Loja Integrada.

Já as plataformas abertas podem ser 100% personalizadas, mas podem demandar um investimento financeiro maior. Independentemente de qual você escolha, conte com uma empresa profissional para garantir um bom resultado.

 

Como escolher a plataforma de e-commerce? Saiba quais pontos você deve avaliar

A escolha da plataforma de e-commerce é uma decisão fundamental para o sucesso do seu negócio online. Com tantas opções disponíveis no mercado, é importante analisar as características de cada plataforma com atenção e considerar as necessidades específicas do seu negócio.

Abaixo, você confere os principais aspectos a serem considerados ao escolher a melhor plataforma de e-commerce para atender às demandas do seu negócio.

 

Qual o tamanho da sua marca?

Avalie as necessidades atuais e futuras do seu negócio. A plataforma escolhida deve ser capaz de suportar o crescimento da sua loja online. Verifique se ela oferece recursos importantes, como controle de inventário, processamento de pagamentos, ferramentas de marketing, entre outros.

Se você tiver uma loja física, é recomendável unificar o estoque e, para isso, o sistema de ambos precisam ser amigáveis.

 

Facilidade de uso

Uma plataforma de e-commerce intuitiva é fundamental para garantir uma experiência agradável para os administradores e clientes. Procure por interfaces amigáveis, com recursos de arrastar e soltar, personalização e gerenciamento simplificado do conteúdo e produtos.

Lembre-se: é fundamental facilitar ao máximo a jornada de compra dos clientes. Caso contrário, eles desistem da compra.

 

Suporte ao cliente

O suporte ao cliente é essencial para resolver problemas técnicos e tirar dúvidas rapidamente. Por isso, se você optar por plataformas prontas, é fundamental que elas ofereçam um suporte eficiente.

Dê preferência a uma plataforma que ofereça suporte 24 horas, com opções de chat, e-mail ou telefone, para garantir que qualquer eventualidade seja tratada prontamente.

 

Segurança

A segurança é uma prioridade quando se trata de vendas online. Verifique se a plataforma oferece protocolos de segurança sólidos, como certificados SSL e criptografia de dados. Além disso, certifique-se de que a plataforma siga as regulamentações e padrões de segurança.

 

Custos e taxas

Analise os custos envolvidos na utilização da plataforma de e-commerce. Considere as taxas de transação, mensalidades, custos de hospedagem, personalizações e integrações com outros serviços, como formas de pagamento e fretes.

Escolha uma opção que esteja dentro do seu orçamento e ofereça um bom custo-benefício para os seus clientes, caso contrário, eles podem recorrer ao preço inferior da concorrência.

 

Integrações e extensões

Verifique a capacidade da plataforma de se integrar a outras ferramentas essenciais para o seu negócio, como sistemas de gestão (ERP), ferramentas de marketing, serviços de entrega e meios de pagamento.

Oferecer opções para adicionar extensões e plugins também é um diferencial importante que pode facilitar o seu dia a dia e ajudar a personalizar sua loja online.

 

E-commerce responsivo

Com o crescimento do uso de dispositivos móveis, é essencial que a plataforma ofereça um design responsivo, ou até mesmo um aplicativo móvel, para proporcionar uma experiência de compra perfeita em smartphones e tablets.

Hoje em dia, esse é um ponto inegociável e, por isso, todas as plataformas alegam ser responsivas. No entanto, vale a pena conferir o desempenho de cada um para ver como essa adaptação funciona na prática.

 

Reputação e avaliações

Por fim, vale a pena pesquisar a reputação da plataforma por meio de avaliações de outros usuários e feedbacks de clientes. Busque por comentários de empresários que já utilizam a plataforma para entender melhor suas vantagens e desvantagens.

Para isso, você pode conferir o site Reclame Aqui e checar as redes sociais para dar uma olhada nos comentários.

 

Conclusão

Ao levar em consideração todos esses pontos, você tem um bom embasamento para tomar uma decisão e escolher a melhor plataforma de e-commerce para o seu negócio.

Lembre-se de que cada empresa tem necessidades específicas, portanto, a plataforma escolhida deve atender às suas demandas e metas de crescimento, contribuindo para o sucesso do seu empreendimento no mundo digital.

Muitas vezes, a escolha é norteada pela economia, mas apesar de ser um fator inevitável, não deve ser o principal. Uma escolha errada pode acabar acarretando transtornos ou mais gastos futuramente.

 

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Agora que você já conhece as opções e como escolher a plataforma de e-commerce que melhor atende sua marca e clientes, é hora de começar a criação! Para isso, conte com uma empresa experiente na área de desenvolvimento de loja virtual.

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