Você tem um e-commerce, mas ele não tem trazido resultados satisfatórios? Com certeza, falta implementar estratégias de marketing para e-commerce. Isso porque a ABComm Forecast (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) prevê que o crescimento do e-commerce será de R$ 185,7 bilhões em 2023. Ou seja, as chances de ter um retorno positivo existem e são grandes!

Estratégias de marketing digital são uma importante ferramenta para ajudar o seu e-commerce a alcançar grandes objetivos de vendas. É uma maneira eficiente de promover produtos e vantagens a fim de gerar mais leads e vendas.

Existem inúmeras estratégias de marketing digital para e-commerce que podem ser usadas para atrair novos clientes e manter os existentes. Essas estratégias podem ser usadas de forma isolada ou em conjunto para alcançar melhores resultados. No texto de hoje, separamos algumas das principais estratégias de marketing digital para e-commerce. Continue a leitura e confira!

 

Quais são os benefícios do Marketing para e-commerce

 

1 – Aumento da notoriedade da marca

O marketing digital para e-commerce oferece alcance amplo e baixo custo. As marcas podem usar mídias sociais, anúncios pagos, conteúdo de qualidade e outras estratégias para promover marca, construindo forte reconhecimento e notoriedade.

 

2 – Mais visitantes e mais chances de vendas

O marketing digital é uma ótima maneira de otimizar sua loja virtual para que ela seja encontrada pelos mecanismos de pesquisa, como o Google. Isso pode ser feito por meio da otimização SEO (Search Engine Optimization). Por isso, é importante que sejam tomadas medidas para melhorar o ranqueamento do site.

 

3 – Melhora da experiência dos clientes

O marketing digital também pode ajudar pequenas, médias e grandes empresas a melhorar a experiência dos clientes. Para isso, é possível usar a análise de dados, personalização de conteúdo e outras estratégias para personalizar a experiência dos clientes. Isso ajudará a aumentar a satisfação dos clientes e, consequentemente, aumentar as vendas.

 

4 – Gera autoridade para a marca

Sua marca pode criar uma imagem de especialista por meio do marketing de conteúdo. Assim, além de vender produtos, sua marca também produz conteúdo de qualidade sobre seu nicho. Isso ajuda a atrair mais consumidores, compartilhando informações sobre o assunto.

 

Marketing Digital para e-commerce: conheça as principais estratégias

 

Otimização SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é uma das principais estratégias de marketing digital para e-commerce, não apenas para sites institucionais. Afinal, o SEO otimiza a plataforma para melhorar a posição de um site nos resultados de pesquisa orgânicos, ou seja, sem precisa investir em anúncios.

Desse modo, o SEO ajuda seus produtos a se destacarem nos mecanismos de busca. Para alcançar melhores resultados, você deve se concentrar em palavras-chave relevantes, criar conteúdo de alta qualidade e aumentar a velocidade de carregamento do seu site.

Então, uma vez que você tenha um e-commerce desenvolvido em um bom sistema online, você pode seguir o passo a passo para configurar as páginas de produtos.

 

Blog

É comum que os consumidores tenham muitas dúvidas a respeito dos produtos que pretendem adquirir. Quando seu e-commerce conta com um blog em que há publicações recorrentes de artigos relevantes, o consumidor com dúvidas é atraído por esse conteúdo e ali já começa um relacionamento com a sua marca.

Além disso, existe a possibilidade de criar conteúdos diversos não apenas listando produtos específicos, mas também assuntos que os relacionem. Assim, cria-se um universo que atrai leads em diferentes etapas do funil de vendas.

 

E-mail Marketing

Ainda pouco usado por pequenas e médias empresas, o e-mail marketing é uma ótima maneira de manter os seus clientes atualizados sobre as novidades e ofertas, aprofundando o relacionamento entre marca e público.

Para implementar a estratégia de e-mail marketing, crie campanhas de e-mail personalizadas, com conteúdo relevante e informações úteis sobre os seus produtos. Você pode usar o e-mail marketing para promover produtos, oferecer cupons de desconto e compartilhar conteúdo relevante, inclusive os que são publicados no site e ajudam no SEO, sendo assim uma forma de aproveitar um mesmo conteúdo em diversos canais e alcançando diferentes clientes.

 

Redes Sociais

As mídias sociais são uma ótima maneira de alcançar novos clientes e aumentar a consciência da marca. Crie conteúdo relevante para o seu público-alvo, promovendo seus produtos e serviços com mensagens interessantes e informativas.

Nas redes sociais, sua marca começa a construir uma comunidade, respondendo a perguntas e comentários dos usuários. Além disso, também é um ótimo canal para usar anúncios pagos e aumentar sua presença nas mídias sociais e direcionar mais tráfego para o seu site.

 

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo não é um canal, diferente das redes sociais, bloge e-mail marketing citadas anteriormente. Ele é uma estratégia cujo objetivo é oferecer informações relevantes para o público, tal conteúdo pode ser publicado em diferentes meios e canais. Por exemplo, vídeos nas redes sociais ou imagens com informações mais objetivas e artigos mais aprofundados em blogs.

Desse modo, por meio desses conteúdos, o consumidor é atraído e começa uma jornada que o levará a fazer compras no e-commerce. Isso acontece porque o usuário chegará até a marca procurando por informações sobre um tema referente aos produtos que você oferece.

Assim, é possível ensinar, engajar e reter clientes. Enquanto sua marca é mais que uma loja, também um canal de informações úteis e confiáveis.

 

Conclusão

As estratégias de marketing digital para e-commerce são uma ótima maneira de aumentar as vendas e a consciência da marca. O planejamento cuidadoso e execução estratégica das ferramentas de marketing digital é essencial para garantir que os objetivos de vendas sejam alcançados.

O SEO, as mídias sociais, o blog, o marketing de conteúdo e o e-mail marketing são algumas das principais estratégias de marketing digital que você pode usar para ajudar o seu e-commerce a crescer. Com essas estratégias, você pode alcançar resultados significativos para o seu negócio, aumentando o tráfego para o seu site, gerando mais leads e aumentando as suas vendas.

Conte com a KBR TEC para fazer uma avaliação personalizada do seu e-commerce e, assim, propor estratégias sob medida para potencializar seus resultados. É só enviar uma mensagem pelo WhatsApp ou preencher o formulário aqui no site