Apesar de ser uma ferramenta antiga, o e-mail é uma das principais ferramentas do Marketing Digital. E se engana quem pensa que o tempo deixou esse recurso defasado. Para ter sucesso, o segredo é ter uma boa estratégia e planejamento, além de contar com boas práticas para que o endereço eletrônico da sua empresa não acabe se tornando sinônimo de spam e vá parar em uma blacklist. Mas se você ainda não sabe muito sobre o assunto, chegou ao lugar certo! Continue a leitura e descubra tudo sobre e-mail marketing: o que é, como funciona e por onde começar. 

 

E-mail Marketing: o que é

O e-mail é um canal de comunicação direta. Assim, o e-mail marketing é uma estratégia, dentro do marketing digital que estabelece uma comunicação direta entre a sua empresa e os seus clientes. 

Além de uma comunicação direta, o e-mail marketing também conta com um público qualificado. Afinal, sua empresa cria uma lista de contatos com pessoas realmente interessadas, que forneceram seu e-mail porque gostariam de acompanhar as novidades da sua marca ou em troca de algum conteúdo de valor. Por isso, deve-se tomar muito cuidado para manter a boa reputação da sua marca entre os provedores de e-mail para que ele não caia em uma blacklist, o que atrapalha os resultados positivos.

Na prática, o e-mail marketing serve para você manter contato com seus clientes e trabalhar o relacionamento com eles. Mas atenção: evitar exageros é fundamental para não afugentar esse público. Além disso, desenvolver conteúdos relevantes e personalizados é outro segredo para manter a audiência interessada. 

Então, pense no e-mail marketing como um e-mail que você enviaria a um amigo: direto, humanizado, sob medida e com um conteúdo que realmente acrescenta algo positivo à sua vida.

 

E-mail marketing: como funciona?

O primeiro passo para sua empresa começar a estratégia de e-mail marketing é contar com uma boa lista de contatos. Aqui, já fica o alerta: não compre listas prontas, caso contrário, aquela característica de “público qualificado” que citamos antes, se perde. Além de outras desvantagens que podem acabar levando o domínio da marca a cair direto na caixa de spam dos destinatários ou mesmo impedir que plataformas profissionais façam o envio da campanha. 

Então, uma vez com a lista em mãos, é necessário contar com uma plataforma de disparo. Dependendo do número de contatos, é necessário pagar uma mensalidade para usar. 

Depois, basta planejar as campanhas, definindo tema, periodicidade e, enfim, criando o conteúdo e programando seu disparo. 

O último passo, após enviar uma campanha, é analisar os resultados. 

 

Por que você deve investir nessa estratégia

Até aqui, você já entendeu o que é e como funciona. Agora, é hora de você conferir as principais vantagens do e-mail marketing.

  • Grande número de usuários. Segundo a Statista, até 2024 serão 4,5 bilhões de usuários de e-mail no mundo todo;
  • Alcance previsível, diferente das redes sociais que dependem de seus algoritmos;
  • Formato flexível (texto, imagens, vídeos, etc);
  • Alto retorno sobre o investimento;
  • Canal próprio, em que você faz as regras (de novo, nada de depender de algoritmos);
  • Métricas claras e mensuráveis que ajudam a aprimorar as próximas campanhas.

 

Tipos de e-mail marketing

Se engana quem pensa que só existe um tipo de e-mail marketing. Como citado anteriormente, uma das vantagens é justamente a flexibilidade que o formato oferece. Assim, é possível criar campanhas com diferentes objetivos. Confira os principais tipos de e-mail marketing a seguir.

  • Newsletters para atualizar seus contatos sobre as novidades da marca, você pode aproveitar o conteúdo do blog na íntegra ou enviar as últimas atualizações, com os links das publicações, por exemplo;

 

  • E-mails promocionais: considerando o funil de vendas, esse tipo deve ser enviado para o público que se encontra no fim do funil, ou seja, clientes que já compraram na sua empresa ou contrataram um serviço;

 

  • E-mails editoriais, cujo objetivo é trabalhar o branding. Aqui, a empresa se posiciona sobre determinado assunto. Para isso, é necessário ter posicionamentos claros, não apenas no campo do discurso, como também do ponto de vista prático;

 

  • E-mails transacionais: envie um e-mail sempre que alguém comprar, se cadastrar ou mesmo abandonar o carrinho no seu e-commerce. Apesar de conter informações importantes, a empresa pode aproveitar para oferecer um conteúdo ou oferta pertinente ao momento;

 

  • Fluxos de nutrição são e-mails lançados automaticamente a partir de alguma ação do usuário. Diferente do tipo anterior, nesse caso, não é sobre informações, mas sim uma forma de nutrir o contato, oferecendo conteúdos para que ele passe para a próxima etapa do funil;

 

  • Pesquisas: uma boa empresa precisa reconhecer a importância do feedback do cliente. Desse modo, realizar uma pesquisa enviando o formulário por e-mail é uma boa forma de conhecer os clientes, entendendo, assim, os pontos fortes e fracos da marca.

 

O que você precisa saber para começar

Agora que você já sabe o que é email marketing, como funciona e os principais tipos, já pode partir para a parte do planejamento. Para isso, separamos um checklist de tudo que você precisa saber antes de começar. 

  • Traçar os objetivos da campanha de e-mail marketing;
  • Escolher ou criar a persona com quem você vai se comunicar;
  • Construir uma nova ou avaliar sua lista de contatos antiga;
  • Segmentar a lista de contatos;
  • Listar conteúdos e ofertas que você vai enviar;
  • Separar as métricas que você vai analisar.

 

Plataformas de e-mail marketing grátis

Existem diversas plataformas para disparo de campanhas de e-mail marketing. Consideramos que, atualmente, as principais são: MailChimp e Sendinblue. 

A boa notícia é que ambas oferecem planos gratuitos, sendo que o MailChimp libera apenas um público com número limitado, enquanto o Sendinblue limita o envio de disparos diários a 300 e-mails. Para recursos ilimitados, basta assinar um plano.

 

E-mail marketing com estratégia profissional

A teoria você já entendeu! Mas agora que você já sabe a importância do e-mail marketing para melhorar seus resultados no marketing digital, conte com a KBR TEC.

Assim, você pode garantir uma boa estratégia de e-mail marketing, utilizando uma plataforma de e-mail profissional, integrando-a a outros recursos da sua empresa. 

Para saber mais sobre esse assunto, é só nos enviar uma mensagem pelo WhatsApp ou preencher o formulário aqui no site.