O uso do e-mail marketing é uma estratégia que ajuda a fortalecer a presença digital das marcas, além de aproximá-las dos seus clientes por meio de uma comunicação periódica e direta. Nesse cenário, a escolha da ferramenta de e-mail marketing certa desempenha um papel crucial. Vamos explorar as opções disponíveis, incluindo líderes do setor como o Mailchimp e o Brevo (anteriormente conhecido como Sendinblue), e discutir como escolher a ferramenta mais adequada às suas necessidades.

 

Por que a escolha da ferramenta de E-mail Marketing é importante?

A ferramenta de e-mail marketing é parte de uma estratégia de comunicação eficaz. Ela não apenas facilita o envio de mensagens em massa, mas também oferece recursos cruciais como automação, segmentação de audiência e análises detalhadas.

Além disso, o e-mail é uma mensagem mais pessoal e direta do que as publicações feitas nas redes sociais. Outro ponto crucial que qualifica o e-mail marketing como uma estratégia indispensável, é que o destinatário abre aquela mensagem no melhor momento para si, ou seja, é improvável passar despercebido como acontece nas redes sociais, bem como o recebimento não fica à mercê do algoritmo.

É importante entender a eficácia da estratégia de e-mail marketing para entender qual é o peso da escolha da ferramenta certa, pois isso pode impactar diretamente a potência de suas campanhas e, consequentemente, o sucesso de sua estratégia de marketing digital.

 

Quais as ferramentas de E-mail Marketing mais populares?

 

Mailchimp

O Mailchimp é uma referência no mercado de e-mail marketing, sendo, provavelmente, a ferramenta mais famosa.

Ela oferece uma interface amigável, automação poderosa e recursos para uma análise aprofundada. Mais um ponto positivo é a integração com plataformas como Shopify, Magento e Woo Commerce.

Ela é ideal para empresas de todos os tamanhos. Inclusive, você pode escolher o Mailchimp para utilizar seu plano gratuito para iniciantes, que conta com funcionalidades limitadas e com até 10.000 disparos de e-mail por mês, para uma base de até 2.000 contatos.

 

Brevo (antigo Sendinblue)

O Brevo (anteriormente Sendinblue) se destaca por ser uma solução completa, oferecendo além de e-mail marketing, serviços de automação, SMS marketing e CRM. É uma excelente escolha para quem busca uma plataforma multifuncional.

Também conta com plano gratuito, limitado a até 300 disparos de e-mails marketing gratuitos por dia, com a vantagem de não limitar o número de contatos na base de leads.

 

GetResponse

A GetResponse é conhecida por sua automação intuitiva e construtor de funis, facilitando a criação de campanhas envolventes. É uma ótima opção para quem valoriza a simplicidade combinada com recursos avançados. Seu maior diferencial é o suporte ao usuário, que disponibiliza especialistas a qualquer hora do dia, todos os dias da semana.

Seu plano gratuito conta a limitação de 500 contatos.

 

ActiveCampaign

O ActiveCampaign é uma escolha poderosa para automação avançada. Além do e-mail marketing, integra CRM, automação de vendas e suporte ao cliente, oferecendo uma abordagem completa para o engajamento do cliente.

Não conta com plano gratuito, mas é possível testar a plataforma por um período gratuito.

 

SendPulse

O SendPulse conta com funcionalidades além de enviar e-mails, também possibilitando a comunicação via SMS, web push e chatbots para o Facebook. Essa abordagem integrada é excelente para quem quer atuar em todos esses canais utilizando uma única plataforma.

É possível criar uma conta gratuita que permite o envio de até 15.000 e-mails por mês, destinados a uma base de até 500 assinantes.

 

Como escolher a melhor ferramenta de e-mail marketing para você?

A escolha da ferramenta de e-mail marketing certa depende das necessidades únicas do seu negócio. Mas é possível partir de alguns critérios para avaliar qual é a melhor ferramenta de e-mail marketing para a sua empresa.

 

1. Escala e orçamento

Avalie o número de assinantes e considere o crescimento que pretende alcançar. Algumas ferramentas oferecem planos escaláveis, enquanto outras podem ser mais adequadas para orçamentos menores, com uma rede de contato pequena.

 

2. Recursos e funcionalidades

Considere as características específicas que atendem às suas necessidades, como automação, segmentação, testes A/B, entre outros.

Algumas opções são mais caras justamente porque oferecem mais funcionalidades, no entanto, se você não vai usá-las, pode escolher uma ferramenta mais em conta.

Por outro lado, uma ferramenta mais cara pode ser exatamente o que você precisa devido a, por exemplo, a integração que ela oferece com outras plataformas ou por possuir uma comunicação além dos e-mails.

 

3. Interface e usabilidade

Uma interface intuitiva é fundamental para facilitar a criação e o monitoramento de campanhas. Por isso, aproveite os planos ou períodos gratuitos e teste as plataformas antes de decidir.

Esse é um critério essencial se você decidir fazer suas campanhas de e-mail marketing sozinho.

 

4. Suporte ao cliente

Avalie a qualidade do suporte ao cliente oferecido pela ferramenta. Um suporte eficaz pode ser crucial, especialmente para iniciantes.

No entanto, mesmo quando se trata de um especialista, é importante a possibilidade de contar com um suporte eficiente para resolver quaisquer transtornos, evitando que campanhas e clientes sejam prejudicados.

 

5. Integrações

Verifique se a ferramenta se integra facilmente com outras plataformas que você utiliza, como CRM, e-commerce e redes sociais.

 

Conclusão: escolhendo sua ferramenta de E-mail Marketing

No fim das contas, a escolha da ferramenta de e-mail marketing é uma decisão estratégica que requer uma análise cuidadosa. Que, no entanto, não conta com uma resposta definitiva.

Todas as ferramentas que apresentamos neste artigo são boas opções, pois possuem boa taxa de entrega e são servidores com boa reputação, o que ajuda seu domínio a ficar longe de uma blacklist. No entanto, lembre-se de verificar as condições e valores diretamente no site de cada ferramenta, pois podem sofrer alterações após a publicação deste artigo.

Para decidir, então, fica a dica: considere suas necessidades, avalie as opções disponíveis e, se possível, teste as plataformas antes de tomar uma decisão final. Lembre-se de que a escolha certa pode ser um impulsionador significativo para o sucesso de suas campanhas de marketing digital.

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