E-mails Newsletter é um tipo de e-mail informativo que faz parte da estratégia de e-mail marketing. Seu objetivo não é apresentar ofertas, serviços ou produtos da empresa que envia, mas, sim, entregar conteúdos relevantes para a base de contatos. Por isso, é muito comum — e recomendável — fazer newsletter de marketing informando sobre os últimos posts no blog da empresa. Além disso, contar novidades e curiosidades relevantes para o público e que tenha sinergia com o nicho da empresa.

Se você quer entender como funcionam os e-mails newsletter na prática e descobrir como incluí-los na estratégia de marketing da sua empresa, continue a leitura e confira.

 

E-mails newsletter: o que são?

Os e-mails newsletter são os mais comuns dentro de uma estratégia de e-mail marketing. Esse tipo de e-mail é considerado parte importante das estratégias de marketing de conteúdo, que tem como principal objetivo nutrir clientes e futuros clientes com informações relevantes e, assim, manter o relacionamento entre marca e clientes de forma natural. Essa prática mantém a base de contatos “aquecida” para o momento de ofertar produtos e serviços. Por isso, também ajuda o cliente a evoluir nas etapas do funil de vendas.

As newsletter de marketing também são bem versáteis, uma vez que, na maioria dos casos, você pode enviá-los a toda a base de contatos, em todos os estágios do funil de vendas, ou seja, independentemente do momento que o cliente está dentro da jornada de compra.

Dentre as vantagens, podemos destacar:

  • Reforçar a marca;
  • Manter o relacionamento com os clientes de forma natural;
  • Impulsionar os contatos a outros canais da empresa, como redes sociais e blog;
  • Preparar o lead para receber ofertas diretas.

 

O que enviar em newsletter de marketing?

Uma grande dúvida das empresas que querem começar a enviar e-mails newsletter é justamente o que enviar em uma newsletter de marketing. No início, foi dito que a newsletter é um tipo de e-mail bastante versátil porque contempla toda base de contatos. Com isso, podemos acrescentar que a newsletter também é versátil porque pode contemplar diversos conteúdos informativos. Confira alguns exemplos a seguir.

  • Atualizações sobre o blog da empresa: a newsletter é uma ótima ferramenta para manter sua base de contatos informada sobre as novidades do blog. Você pode escolher uma periodicidade para informar a publicação de vários posts em um único e-mail.

Para isso, utilize o mais importante para colocar no assunto do e-mail ou utilize um título que informe sobre sobre o tema geral do e-mail. Nesse sentido, você não precisa informar apenas sobre as últimas publicações, mas fazer e-mails que reúnam artigos por categorias.

 

  • Compartilhar a expertise da empresa: dar dicas relacionadas ao segmento da empresa também é um ótimo conteúdo para newsletter. De forma simples e direta, é possível resumir alguma boa prática que faça uma diferença positiva no dia a dia do remetente.

 

  • FAQ: sabe aquelas perguntas comuns dos seus clientes? Reúna tudo em um e-mail com respostas simples e diretas. Além de quebrar várias objeções de compra, FAQ é sempre atrativo para os contatos, pois gera curiosidade.

 

  • Curiosidades e estatísticas: mais um conteúdo que impulsiona a abertura de e-mails é o envio de curiosidades e estatísticas relacionadas ao nicho. Isso serve para contatos B2B ou para o consumidor final (B2C).

No caso de B2B, é sempre bacana apresentar perspectivas de outras empresas, como estudo de casos, práticas comuns etc. Já com B2C, dados curiosos são bem atrativos e você nem precisa usar grandes pesquisas. Por exemplo, informar qual seu produto mais vendido no mês é um dado interessante para elaborar.

 

  •  Fazer enquetes: o público gosta de fazer parte das marcas que consome, indo além das compras. Por isso, enviar enquetes por e-mail aumenta a sensação de pertencimento do cliente em relação à marca, além de fornecer bons insights para a empresa. Por exemplo, enquete para saber a opinião dos clientes sobre determinado produto, serviço ou assunto, pedir sugestão de novos produtos na hora de elaborar algo novo, etc.

 

  • Divulgar conteúdos e eventos: se a sua empresa desenvolveu um e-book, um curso gratuito ou está organizando um evento, a newsletter é um ótimo meio de divulgar isso.

 

  • Informações sobre a empresa: até aqui, você já viu que a newsletter não serve para fazer ofertas diretas nem realizar promoções. No entanto, é possível dar informações da empresa de forma criativa e relevante para os contatos. Por exemplo, informar sobre a atualização de plataformas, contar sobre as vantagens de algum serviço ou produto como forma de facilitar a vida de quem está lendo.

 

Como enviar suas newsletter?

Mais uma dúvida comum sobre enviar e-mails newsletter e fazer campanhas de e-mail marketing no geral é como fazer esse disparo para uma base de vários contatos. 

Para isso, é necessário utilizar uma plataforma que além de fazer os disparos, também possibilita criação de um layout atrativo e fornece informações sobre o desempenho das campanhas. Aliás, analisar o desempenho é fundamental para entender como os contatos estão reagindo aos e-mails e ter insights para planejar conteúdos sempre mais assertivos, assim, o trabalho relacionado a newsletter de marketing não acaba com seu envio.

Existem algumas opções de plataformas no mercado, sendo que a maioria oferece planos gratuitos com algumas limitações. Dentre as principais, podemos destacar MailChimp e Sendinblue.

Uma vez escolhida a plataforma, você vai precisar seguir o seguintes passos:

  • Ter uma base de contatos;
  • Planejar o conteúdo;
  • Ter um calendário de envios para manter a periodicidade;
  • Criar cada conteúdo;
  • Desenvolver o layout de cada e-mail;
  • Enviar (aqui, é importante testar diferentes dias e horários para entender qual é o melhor. Não existe fórmula pronta);
  • Analisar os resultados.

 

E-mails Newsletter: como sua empresa pode começar?

Agora que você já sabe como funcionam os e-mails newsletter e qual é a sua importância para o relacionamento com o cliente, conte com a KBR TEC.

Com o nosso time, você pode garantir uma boa estratégia de e-mail marketing, utilizar uma plataforma de e-mail profissional e ainda integrá-la a outros recursos da sua empresa. 

Para saber mais sobre esse assunto, é só nos enviar uma mensagem pelo WhatsApp ou preencher o formulário aqui no site.