O investimento em e-mail marketing é baixo e o seu processo pode ser automatizado. Além disso, traz múltiplos resultados positivos: a marca mantém contato com seus clientes, agrega valor para si e ainda promove seus produtos ou serviços. A estratégia de e-mail marketing pode ser usada com diversos objetivos diferentes, no entanto, separamos 5 oportunidades indispensáveis para o envio de e-mail para seus clientes. Algumas delas podem ser automatizadas. Continue a leitura e confira.
Quais as vantagens de usar e-mail marketing para vendas?
Antes de conferir quando fazer o envio de e-mail marketing, saiba por que investir nessa estratégia. Abaixo, listamos as principais vantagens de usar o email marketing para vendas, mesmo que nem todos os envios sejam relacionados a e-mails promocionais.
- Grande Alcance: um único e-mail pode ser direcionado a vários clientes de forma simultânea e sem abrir mão de uma comunicação personalizada;
- Permite segmentações: mesmo com o grande alcance, um mesmo e-mail pode ser personalizado. Isso porque dá para segmentar os clientes e direcionar envios específicos para diferentes grupos. Há diversas formas de categorizar clientes, a principal delas é considerando o funil de vendas. Dentro disso, ainda é possível criar subcategorias que façam sentido para o público da marca.
- Boa aceitação dos usuários: o envio de e-mail marketing oferece uma boa experiência para o usuário e, por isso, são bem aceitos. Vários fatores contribuem para isso: informações relevantes, conteúdo visual e objetivo, controle do usuário para ler quando for conveniente etc;
- Excelente custo- benefício: além do investimento ser baixo, a estratégia de envio de e-mail marketing traz excelentes resultados. Ainda mais porque é uma das principais ferramentas para ações de pós-venda, que por si só já possui um valor de investimento menor considerando a máxima de que manter um cliente é sempre mais barato do que conquistar um novo.
Quando fazer o envio de e-mail marketing?
A estratégia de campanhas de e-mail marketing conta com diversas possibilidades. Dentre elas, se sobressai a newsletter, mas além dessa, existem:
- E-mails promocionais;
- E-mails editorias;
- E-mails transacionais;
- E-mails de nutrição;
- E-mails de pesquisa.
No texto de hoje, vamos abordar, principalmente, as oportunidades que se encaixam nas categorias de e-mails transacionais, promocionais e de nutrição. São 5 oportunidades indispensáveis para começar a trabalhar a estratégia de e-mail dentro da sua marca.
1 – E-mail marketing de boas-vindas
Nada mais natural que o primeiro e-mail que o usuário receba da sua marca seja justamente um e-mail de boas-vindas. Ele pode ser enviado após qualquer tipo de cadastro, seja se inscrever em uma newsletter, baixar algum material, fazer parte de um programa de fidelização e, claro, o cadastro feito antes de realizar alguma compra.
Já nesse e-mail é possível enviar algum cupom promocional para realizar sua primeira compra. Isso funciona como um incentivo e deixa uma boa impressão para um lead que já está interessado na sua marca. Ou seja: é começar com o pé direito.
2 – E-mail marketing de e-commerce
Quando sua marca possui um e-commerce ou loja virtual, pode ser viável criar campanhas de e-mail marketing só para ele. Isso já é uma forma de segmentar o conteúdo, deixando o usuário ciente de que esses e-mails serão comerciais.
3 – E-mail marketing promocional
Esse é o tipo de e-mail preferido entre os gestores, afinal, se trata de promover seus produtos ou serviços. Mas é um tipo de e-mail que, apesar de fundamental, não serve para toda a base de contatos. Além disso, não deve ser o único tipo de e-mail enviado.
O envio de e-mail marketing promocional deve ser feito sempre apresentando condições especiais: valores baixos, promoções temporárias, cupons personalizados ou mesmo lançamentos. Evite enviar e-mails promocionais que tenham “cara de catálago”, isso é, que não apresente nenhuma vantagem especial para comprar naquele momento e não em qualquer outro posteriormente.
4 – Email marketing sazonal
O email sazonal é muito importante para estreitar a relação com o cliente. Podem ser enviados em datas especiais, como comemoração da profissão do usuário (o Dia do psicólogo, por exemplo) e, claro, aniversários.
Para aumentar a conversão desse tipo de e-mail é importante incluir promoções personalizadas e, ainda melhor, um cupom de desconto. Por isso, oferecer produtos ou serviços que tenham a ver com o perfil do cliente, seja pela profissão ou pelo seu histórico de compra, aumenta as chances dele comprar naquele momento.
Além disso, um e-mail personalizado assim estreita o relacionamento entre marca e cliente.
Datas importantes para a empresa também podem gerar e-mails promocionais, como o dia do aniversário da marca.
5 – E-mail marketing para clientes inativos ou de saudades
Mais um tipo de e-mail para alimentar o relacionamento é retomar o contato com usuários que não são vistos há um tempo. Para isso, é necessário uma segmentação bem feita considerando, por exemplo, a data da última compra ou mesmo a última vez que abriu um e-mail.
A personalização também é fundamental aqui. Além disso, deixar claro que se trata de um e-mail sobre o tempo que o usuário não faz compras ou não abre os e-mails. Por isso, é comum fazer uma abordagem de “saudades”, pois deixa o objetivo claro.
Dicas de e-mail marketing
Pensando em pôr a mão na massa e criar o e-mail para sua marca? Anota aí as principais dicas de e-mail.
- Crie assuntos irresistíveis para incentivar o clique;
- Faça testes A/B para entender o que funciona com seu público;
- Envie e-mails personalizados, isso é, que realmente interesse ao destinatário;
- Use recursos visuais nos e-mails: emojis, imagens, GIFs. Mas cuidado para não exagerar!
- Peça feedbacks para os clientes sobre qualidade das informações, frequência de envios etc.
Conte com o envio estratégico de E-mail Marketing
Você conhece agora 5 oportunidades indispensáveis para o envio de e-mail marketing. Falta apenas contar com um time de profissionais para colocar a teoria em prática. A KBR TEC pode te ajudar a criar esses e-mails do zero, com estratégia de copywriting, além de automatizar algumas dessas oportunidades de acordo com ações dos clientes, principalmente se você tem um e-commerce.
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