Falar em e-mail em 2021 parece retrocesso, considerando o imediatismo das redes sociais e do WhatsApp. Mas quem pensa isso, não poderia estar mais enganado. O e-mail marketing é uma das estratégias mais eficientes do Marketing Digital. O segredo, claro, é conhecer seu público para criar e-mails irresistíveis e, não menos importante, escolher a plataforma de e-mail marketing certa para os disparos.
Por isso, o texto de hoje é sobre e-mail marketing: MailChimp vs Sendinblue. Você já usa uma dessas plataformas ou ainda não porque tem dúvidas? Acompanhe e confira as principais características e descubra qual é o melhor e-mail marketing para sua empresa.
E-mail Marketing: Preços
O preço deve ser o ponto de partida na hora de escolher, principalmente para pequenas empresas. Afinal, não vale investir em uma plataforma se ela não conseguir “pagar a si própria” e ainda garantir vendas para a empresa. A boa notícia é que tanto MailChimp como o Sendinblue possuem versões gratuitas. A má notícia é que caso decida pagar por um plano, o valor é em dólar, o que torna o investimento ainda mais alto.
Sendinblue
Você pode experimentar a versão gratuita do Sendinblue, que oferece contatos ilimitados, mas apenas 300 e-mails por dia. O valor dos demais planos, além de incluir mais funcionalidades e tirar a quota diária de envios, também varia de acordo com o volume mensal de e-mail enviados, quanto maior o volume, mais caro.
MailChimp
A versão gratuita do MailChimp limita o usuário a ter apenas um público e 2.000 contatos. Há diversos valores de planos, uma vez que os recursos se dividem em três planos principais: Premium, Standard e Essentials, mas ficam mais caros conforme o maior número de contatos. Todas as três versões contam com opções de 500 a 200 mil contatos, então, além de escolher as funcionalidades, você também pode escolher o limite de contatos que faz sentido para a sua empresa.
O mais barato pertence ao plano Essentials, com o limite de 500 contatos e três públicos. Os recursos também são mais básicos, como agendamento de e-mail e a versão mais simples de teste A/B.
MailChimp vs Sendinblue: automação
Quando o assunto é automação, o MailChimp só oferece esse recurso nos planos mais caros. Enquanto o Sendinblue já oferece essa ferramenta mesmo no plano gratuito. Outro ponto positivo é que o Sendinblue é muito fácil de usar, você pode escolher o envio de e-mail automático com base nas páginas que o usuário acessou no site ou com base em metas.
MailChimp vs Sendinblue: integrações
Conferir quais softwares a plataforma de e-mail marketing faz integração é de extrema importância. Afinal, quanto mais conectadas as estratégias de marketing digital estiverem, melhor para avaliar os resultados e entender o que está ou não trazendo bons retornos financeiros.
Nessa parte, o MailChimp sai na frente, pois integra com quase todas as ferramentas disponíveis no mercado.
Já o Sendinblue oferece menos opções, o que pode não ser um problema se as ferramentas que você utiliza constar na lista de integrações da plataforma. Então, vale listar todas as integrações que você precisa — como WooCommerce, Google Analytics e WordPress — e checar qual das duas plataformas faz integrações com todos os itens da sua lista.
E-mail Marketing: análise e teste A/B
Na estratégia de e-mail marketing, cada detalhe faz diferença. Título, assunto, CTAs e layout são cruciais na hora de convencer um um usuário a abrir o e-mail, ler e clicar nos botões disponíveis. Para isso, nada melhor do que o teste A/B. Quem cria e-mails sabe que a dúvida é presente para escolher as melhores opções, com esse recurso de teste A/B, você utiliza as melhores versões e vê qual se sai melhor. Isso torna os e-mails automáticos ainda mais eficientes.
Quando o assunto é teste A/B, o Mailchimp oferece análises e ferramentas mais avançadas. Mas pode ser bem caro pagar por isso, já que estão presentes nos planos mais caros. Já o Sendinblue sai na frente quando o tópico é aprendizado de máquina (machine learning), pois oferece diversos recursos nesse sentido.
Sendinblue
Cria relatórios comparativos considerando o conteúdo do e-mail e momento de envio. Com o tempo, devido ao aprendizado de máquina, ele indica as melhores opções para você testar, ou seja, já entrega os dados analisados. Esse recurso também só está disponível nos planos mais caros da plataforma, mas que mesmo assim pode significar um valor inferior comparado ao MailChimp.
Nos relatórios, também há informações sobre número de aberturas, cliques, cancelamentos e taxa de entregas.
MailChimp
Os planos mais baratos contam com uma análise mais simples de teste A/B. Já as opções mais caras, oferecem a possibilidade de comparar até 8 e-mails por vez.
Os relatórios contam com informações sobre crescimento, engajamento e até a receita que cada e-mail agregou. Falando em receita, você consegue monitorar o ROI das suas estratégias e identificar a jornada de compra do usuário com informações detalhadas.
E-mail Marketing: conclusão
Como você viu, tanto MailChimp quanto Sendinblue são boas plataformas de e-mail marketing, tudo vai depender das necessidades da sua empresa e do seu nível de conhecimento. O Sendinblue é uma opção mais fácil de usar, com bons relatórios e um plano gratuito cheio de funcionalidades. Já o MailChimp oferece análises mais complexas, como testes A/B, melhores integrações e maior variedade na hora de automatizar.
Na hora de escolher, a dica é utilizar as versões gratuitas de ambas plataformas, mas antes disso, confira qual delas faz integrações com os softwares que você já usa. Para entender de verdade os resultados de uma campanha de Marketing Digital, quanto mais integradas forem as ferramentas, mais completa é a visão sobre a estratégia e os resultados.
Conte com a expertise da equipe de profissionais da KBR TEC. Assim, você tem assistência na hora de escolher a plataforma de e-mail, integrá-la aos demais softwares e ainda uma boa estratégia de disparo. Para saber mais sobre esse assunto, é só nos enviar uma mensagem pelo WhatsApp ou preencher o formulário aqui no site.