Se o seu domínio estiver relacionado em blacklists, você começa a ter problemas com recebimento e envio de e-mails, além de diversos outros transtornos. Uma vez em uma blacklist, ou lista negra, seu domínio é bloqueado. Isso acontece quando é identificada alguma atividade suspeita. Com o domínio em blacklist, é necessário agir para resolver o problema e voltar até seus e-mail recebidos pelos seus clientes e leads. 

É importante que seu domínio esteja fora de blacklists para que sua empresa possa se comunicar com seus clientes sem interferências. Não apenas para campanhas de marketing digital, mas também para informar sobre cadastros, confirmação de pedidos, prazos de entregas, entre outros. 

Além de mostrar como verificar domínio em blacklist, no texto de hoje você também vai descobrir como resolver esse problema. Siga a leitura e confira! 

 

O que são blacklists de domínios?

Domínios em blacklist significa que esses domínios foram bloqueados por algum ou alguns servidores de e-mail. O bloqueio é feito por meio de proxies, firewalls e servidores de conteúdo também. O principal motivo é identificar atividades suspeitas. Por exemplo, quando seus e-mails são classificados como spam por muitos usuários. 

Então, a blacklist é formada por endereços de IP, domínios ou endereços eletrônicos (e-mail) que possuem histórico de conteúdo sinalizado como spam e, uma vez nessa lista, eles são bloqueados automaticamente.

Ou seja, estar em blacklist não significa que você não possa mais enviar e-mails, mas sim que eles serão bloqueados pelos servidores dos destinatários. 

O que é spam? 

E-mails são considerados spams quando são enviados sem o consentimento do receptor e, comumente, esses e-mails são enviados a um grande número de pessoas. O próprio receptor pode sinalizar um e-mail como spam.

 

Por que encontrei meu domínio em blacklist?

Um dos maiores motivos para a inclusão de domínios em blacklist é justamente ele ser sinalizado como spam muitas vezes e por diversos usuários diferentes. Então, quanto mais vezes o seu e-mail for sinalizado como spam, mais provável é ele ir parar na blacklist, indo direto para a lixeira e perdendo a chance de ser visualizado pelo destinatário.

Os servidores de e-mail tomam essa medida como forma de evitar que o usuário receba e-mails inapropriados. Sendo assim, os principais motivos para o seu domínio estar em blacklist são:

  • Muitos e-mails enviados para pessoas que não escolheram recebê-los;
  • Conteúdo preconceituoso ou pornográfico;
  • O seu servidor de e-mails;
  • E-mails com vírus;
  • E-mails com softwares maliciosos.

 

Como verificar domínio em blacklist?

Agora que você já sabe o que é um domínio em blacklist e o problema de ter o seu domínio nessa condição, confira como verificar se o seu domínio está ou não em blacklist.

  •  Acesse o site: MxToolbox;
  •  No topo da página, você verá uma caixa de pesquisa sob o título “Server IP or Domain”. Nessa caixa insira o Domínio ou IP responsável pelo envio dos seus e-mails;
  • Em seguida, clique em “Blacklist Check”
  • Então, confira o resultado. Na primeira coluna está sinalizado “ok” (quando não está em blacklist) ou “listed” (quando está na blacklist citada na coluna seguinte). 
  • Na terceira coluna, nomeada “reason” está o motivo de o seu domínio constar nessa lista.

Como tirar o domínio da blacklist?

A forma para tirar seu domínio de alguma blacklist vai depender de qual provedor classificou seu domínio. Assim sendo, há diferentes formas para tirar seu domínio da blacklist, de acordo com as regras e procedimento de cada provedor. 

Em alguns casos, basta realizar as mudanças pontuadas pelo provedor e solicitar uma reavaliação. Já outros provedores exigem um tempo de exclusão que pode variar entre dias e meses. Nesse caso, seu domínio é retirado da blacklist após o tempo indicado pelo provedor.

Outros provedores podem exigir o contato por e-mail ou telefone, bem como exigir que você retire alguns contatos da sua lista de envios. 

Alguns ainda podem ser mais complicados, pedindo que você prove que seus e-mails não são spams e que são enviados a usuários que se inscreveram para o recebimento, além de oferecer opção para se desinscrever.

Por isso, depois de saber em qual blacklist seu domínio está, confira qual o procedimento específico dessa lista.

 

Boas condutas na hora de enviar e-mail para evitar blacklist

Melhor do que descobrir como sair de uma blacklist, é saber como não deixar seu domínio cair em uma delas. Para isso, é possível seguir algumas boas condutas na hora de criar e enviar seus e-mails. Confira quais são elas:

  • Não envie anexos. Se você utilizar uma plataforma como MailChimp ou Sendinblue, perceberá que não existe uma opção de anexar arquivos. Ao invés disso, você inclui um link para que o usuário possa baixar o arquivo que você precisa compartilhar ou acessar o conteúdo online;
  • Inclua um link para o usuário se descadastrar da sua lista de contatos. Assim, ele não precisará marcar seu e-mail como spam. 
  • Envie e-mails com uma frequência “educada”. Mesmo aceitando receber e-mails, ninguém quer receber um e-mail por dia de uma empresa.
  • Escolha conteúdos relevantes para o usuário e deixe claro o critério de envios na hora de oferecer cadastros. 
  • Evite usar palavras como “grátis”, “compre agora”, “participe do sorteio” e coisas do gênero. Pois são palavras que acabam contribuindo para um domínio ser classificado como spam. 

Um ponto a ser considerado é escolher uma plataforma de envio de e-mail marketing com boa reputação, como citamos o MailChimp e o Sendinblue no primeiro tópico. Isso porque a reputação do domínio e endereço de IP influencia na entrega e na classificação dos seus e-mails, além de oferecer orientações de boas condutas e terem a parte técnica em dia. 

 

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