Se você tem uma empresa, é impossível não ter ouvido falar sobre o Marketing Digital e como ele pode ajudar a trazer resultados satisfatórios em vendas e visibilidade para a marca. Mesmo assim, muitas empresas ainda não aderiram a essa estratégia fundamental atualmente. Provavelmente, apesar de ouvirem falar, essas empresas ainda não entenderam por que o Marketing Digital é importante e, mais que isso, indispensável atualmente. 

E se você quer saber sobre sua importância, como funciona e por que o Marketing Digital vai realmente te ajudar a alavancar as vendas, acompanhe o texto e tire todas as suas dúvidas.

 

O que é Marketing Digital?

O primeiro passo é entender o que é Marketing Digital, afinal. Podemos definir como: Marketing Digital é um conjunto de ações realizadas em meios digitais com o objetivo de trazer visibilidade e/ou vendas para marcas.

Como você vê, essa definição mostra que toda marca pode se beneficiar do Marketing Digital. Mas neste texto, nosso objetivo é mostrar por que Marketing Digital é importante para aumentar as vendas das empresas de qualquer segmento. 

Apesar de ouvirmos falar muito sobre as redes sociais, as oportunidades de estratégias digitais são muitas. Como as mais utilizadas, podemos citar: Marketing de Conteúdo, Otimização de Sites  – SEO, tráfego pago, como Google Ads, entre outros. 

 

Como o Marketing Digital funciona?

Agora que você entendeu o que é Marketing Digital, confira como ele é realizado na prática,.

Basicamente, o Marketing Digital funciona por meio de estratégias. Os conteúdos que você vê nas mídias sociais, os textos em blog, e-mails, anúncios no Google, Facebook ou Instagram são ações dessas estratégias. 

Sua empresa não precisa contar com todas as ações, mas algumas premissas são importantes para ter sucesso. Primeiro, ter um local próprio no meio digital. Para isso, podemos considerar um site institucional, um e-commerce ou até mesmo uma lading page para capturar leads, por exemplo.

A segunda premissa é saber que não existe receita pronta no Marketing Digital. É necessário criar estratégias personalizadas para cada empresa, considerando seu segmento, objetivo e público-alvo.

A terceira, podemos considerar que é a avaliação dos resultados, sempre de acordo com o objetivo. Por exemplo, ao fazer posts no blog da empresa, além da otimização, é importante entender que tipo de conteúdo tem atraído mais os usuários. Tutoriais de produtos ou curiosidades sobre o nicho? Com essa informação, é mais fácil planejar os próximos conteúdos.

 

Por que Marketing Digital é importante?

Qualquer pessoa pode perceber como os hábitos de consumo mudaram. Desde o início da pandemia, essas mudanças vêm acontecendo de forma ainda mais rápida. Grande parte dessas mudanças é devido às possibilidades que a tecnologia tem proporcionado.

Você já parou para observar a jornada de compra dos seus clientes? Com isso, você já vai conseguir responder por que Marketing Digital é importante. Afinal, você vai perceber que a maioria das pessoas utilizam os meios digitais, mesmo quando realizam compras presenciais. Por exemplo, se você tem uma loja, grande parte dos seus clientes pesquisam na internet sobre o item que querem comprar. Ou podem acompanhar alguém nas redes sociais que indicou algum produto específico. 

Ou mesmo um cliente que já comprou na sua loja, pode ter feito uma pesquisa para encontrar seu número de contato ou saber o horário de funcionamento. Para isso, é fundamental configurar seu Google Meu Negócio. Mas o atendimento poderia ser ainda melhor, se esse cliente encontrasse o site da empresa.

 

Quais as vantagens de investir?

Se você já entendeu por que Marketing Digital é importante, já sabe um dos seus benefícios. Ou seja, investir em Marketing Digital significa estar onde seus clientes estão. Mas lembre-se, isso não significa estar em todos os lugares e ter uma conta em cada mídia social. Mas, sim, saber quais são os lugares mais importantes para sua empresa marcar presença. 

Outra grande vantagem é a facilidade e maior precisão na hora de medir resultados e construir uma audiência qualificada devido a isso. Por exemplo, ao investir em um comercial de TV, além de ser muito mais caro, você não saberia quantas pessoas de fato assistiram, nem quem assistiu. Já criar um anúncio no Google Ads é muito mais acessível e você saberia quantas pessoas clicaram no anúncio e, dessas, quantas entraram em contato, por exemplo. Além disso, anúncios no Google podem ter o objetivo de capturar leads por meio de formulários. Isso já entregaria à empresa informações de diversos possíveis clientes. 

Tudo pode ser medido com exatidão no MKT Digital: o número de vezes que o seu site foi acessado, o número de interações que um post recebeu, quantas pessoas leram uma newsletter que você enviou, quantas pessoas viram o seu anúncio no Google Ads, quantas pessoas assistiram um vídeo do seu canal no Youtube, quantas pessoas preencheram um formulário de contato, etc. Você vai ter todas as métricas para tomar as melhores decisões. Já no mundo Offline… bem, você vai ter no máximo aproximações e estimativas. Por exemplo: Quantas pessoas realmente escutaram o seu spot comercial na rádio? Quantas pessoas de fato viram um anúncio em um jornal impresso? Quantas pessoas foram impactadas por um outdoor? É bastante impreciso.

No Marketing Digital você pode usar poucos recursos e, mesmo assim, ter bons resultados. Como dissemos, um anúncio digital é muito mais acessível que um comercial na TV. E isso também vale quando comparamos o Marketing offline com o Marketing Digital.

Quando você pensa em como o Marketing Digital funciona, você percebe que é mais acessível criar um site que será seu para sempre, do que pagar por um outdoor temporário. 

Outras vantagens do Marketing Digital:

  • Ficar mais perto do seu público;
  • Investir pouco para começar;
  • Medir resultados e ajustar as estratégias ;
  • Aumentar o investimento conforme os resultados;
  • Estar um passo à frente da concorrência;
  • Ter visibilidade na internet e presença digital ;

 

Como levar essa estratégia para a sua empresa?

Hoje em dia, muito se fala sobre o empresário ter que se tornar “influenciador” para conseguir clientes. Apesar de as mídias sociais ajudarem a dar visibilidade à empresa, uma estratégia de Marketing Digital vai além disso.

Sem contar que o empresário pode ter profissionais experientes para criar e mensurar o resultado de estratégias ao invés de fazer posts amadores nas mídias. Afinal, você precisa se dedicar à sua empresa, seus serviços, produtos e gestão. Por isso, é necessário delegar algumas tarefas, uma vez que não é possível fazer tudo. Então, por que não delegar o Marketing Digital para quem realmente entende do assunto? 

A KBR TEC tem mais de 20 anos de experiência, acompanhando, adaptando e implementando as novas tecnologias e soluções de Marketing Digital no decorrer desse tempo. Para saber como essa estratégia pode ajudar sua empresa a ter mais visibilidade e alavancar vendas, conte com nosso time de especialistas. É só mandar uma mensagem no WhatsApp ou preencher o formulário aqui no site.