Saber o que é marketing de conteúdo é imprescindível para quem deseja obter sucesso na internet, pois seve como uma atração de visitantes eficaz.

A partir do uso dessa importante estratégia de marketing digital é possível gerar tráfego de qualidade.

Esse artigo tem o intuito de falar mais a respeito sobre o que é marketing de conteúdo, qual a vantagem de utilizá-lo e sua importância para o tráfego orgânico.

Quer saber mais? Então não deixe de acompanhar esse texto completo até o final!

Boa leitura!

 

O que é o marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma das mais importantes estratégias de marketing digital. É utilizado para gerar tráfego orgânico e atrair o público-alvo através da criação de conteúdos para blog com relevância e profundidade.

O objetivo é aproximar o público apresentando soluções adequadas ao que ele precisa e conduzindo-o corretamente pelo funil de vendas.

Agora que você viu o que é marketing de conteúdo, é hora de compreender as principais vantagens associadas a ele.

 

As vantagens do marketing de conteúdo

Conhecer as vantagens ou os benefícios do marketing de conteúdo ajuda a entender a importância dessa estratégia de marketing digital.

A seguir vai uma lista com algumas das principais vantagens:

 

  • Ajuda a educar seu público-alvo: o público-alvo precisa compreender o mercado e entender o motivo do serviço oferecido pela sua empresa ser uma solução de problema. Isso pode ser feito através da criação e compartilhamento de conteúdo de qualidade
  • Aumenta o tráfego orgânico: uma das principais vantagens do marketing de conteúdo é o aumento do tráfego orgânico. Ao produzir conteúdo de qualidade e relevância, utilizando as técnicas adequadas (SEO), você consegue colocar suas páginas entre os principais resultados do Google, atraindo um maior púbico
  • Gera mais leads: ao aumentar o número de visitantes do seu blog, por meio da educação, você pode transformá-los em leads e conduzi-los pelo funil de vendas.
  • Gerar mais vendas: ao usar o marketing de conteúdo é possível focar em usar os conteúdos com o objetivo de conduzir ou guiar os leads pelo processo de compra, preparando-os para a tomada de decisão

 

Agora que você já sabe o que é marketing de conteúdo e quais são as vantagens que proporciona, conheça um pouco mais a respeito do tráfego pago e do tráfego orgânico.

 

Tráfego Pago x Tráfego Orgânico

O tráfego orgânico é aquele que tem como principal vantagem a ausência de custo direto para geração de acessos.

Em conjunto com a utilização do marketing de conteúdo, é importante aplicar técnicas de SEO. A otimização ajuda a posicionar melhor os conteúdos criados, com auxílio do uso das palavras-chave mais importantes dentro do nicho.

Com isso, é possível ficar na primeira página de resultados e ganhar maior atenção de possíveis clientes.

As visitas são geradas através da busca dos usuários nos principais mecanismos de buscas, como Google (o maior de todos), Yahoo e Bing.  Os resultados são mantidos por certo tempo, uma vez que o dono do negócio deixe de aplicar essa estratégia.

E o tráfego pago, do que se trata?

O tráfego pago é aquele em que a empresa faz investimentos diretos, ou seja, paga para atrair clientes para as páginas do negócio.

Para isso, utilizam-se plataformas de anúncios pagos ou links patrocinados, como é o caso do Google Adwords e do Facebook Ads.

As visitas são geradas enquanto os anúncios estiverem ativos. Uma das vantagens é que apesar de necessitar de investimento, o orçamento é definido pelo cliente.

 

 

Principais critérios de posicionamento do Google

Aqui você irá compreender o que é preciso levar em consideração para a criação de artigos otimizados, visando melhor posicionamento no Google.

A seguir está uma lista com os critérios mais importantes:

  • Conteúdo original e relevante: aqui entra mais uma vez a importância de o que é marketing de conteúdo, pois a criação de conteúdos originais e relevantes interferem diretamente no ranqueamento
  • Title SEO: a palavra-chave dentro do título é outro fator essencial de ranqueamento do Google e que não pode ser esquecido
  • Mobile friendly: a compatibilidade de um site ou blog com dispositivos móveis, nos dias atuais, é essencial para quem deseja estar bem ranqueado dentro do Google. Não se esqueça que estamos vivendo a Era Mobile-First
  • Velocidade de carregamento da página: esse é um critério que tem impacto diretamente na experiência do usuário nas suas páginas, então quanto mais rápidas carregarem, melhor será
  • Segurança da página: ter um certificado de segurança e de confiabilidade nas suas páginas as ajudarão a serem melhor ranqueadas. Alguns antivírus mais potentes podem bloquear seu site, caso não tenha. Isso abalará a reputação da sua empresa
  • Relevância dos links utilizados: não adianta apenas utilizar links diversos nos seus conteúdos para melhor posicioná-los se os mesmos não apresentam relevância ao seu visitante. A recíproca também é válida. Os sites que fazem link para o seu precisam ser relevantes

 

Conclusão

Entender o que é marketing de conteúdo é essencial para quem deseja realizar uma boa estratégia de marketing que traga resultados efetivos.

Neste texto, mostramos a você a importância dessa estratégia para gerar tráfego orgânico, levando em conta como auxilia também no ranqueamento da página no Google.

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Gostou do artigo que tem como tema o que é marketing de conteúdo e qual a importância para o tráfego orgânico?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.