Você já percebeu que ao pesquisar no Google os primeiros resultados têm um um indicativo de “anúncio”? Para estar ali é necessário utilizar a plataforma de links patrocinados: o Google Ads. Mas a plataforma não permite apenas isso. Com ela, é possível criar anúncios no YouTube, Gmail, Play Store e na Rede de Display do Google.

Com tantas opções, toda marca pode alcançar leads qualificados através do Google Ads. Não importa se você tem um negócio local em Santos ou uma marca que atende diversas localidades do Estado ou País.

Quer saber o que é Google Ads e descobrir como a plataforma pode ajudar sua marca a faturar? Confira o texto!

 

Google Ads: o que é?

O Google Ads é a plataforma de anúncios criada pelo Google em 2000. E não são apenas os links destacados na página de Pesquisa do Google que contém os anúncios criados na plataforma. Como dissemos no início, além da rede de pesquisa sua marca pode aparecer no Youtube, em aplicativos e na ampla rede de display do Google. 

Outro grande diferencial de anunciar no Google Ads é poder investir em uma campanha extremamente segmentada. É mais do que atingir milhares de pessoas; é atingir as pessoas certas. Essa segmentação é feita na hora de criar a campanha, através de palavras-chaves, localização, horário de exposição, aplicativos utilizados, entre outros. Além disso, os cookies são uma ferramenta poderosa para qualificar ainda mais esse público.

Uma das principais dúvidas de quem quer anunciar é como funciona o critério de ranqueamento dos links patrocinados. Basicamente, o Google Ads funciona como um leilão: as marcas oferecem dinheiro e o valor mais alto ganha mais destaque e, consequentemente, têm mais chances de cliques. Mas, claro, não é só isso. Além do valor, o Google analisa a qualidade do anúncio. Por isso, não basta pagar mais, é preciso entregar um bom anúncio. 

Entre os critérios para avaliar a qualidade, estão a relevância, a página de destino e o CTR (Taxa de Cliques).

 

Como fazer um anúncio no Google Ads?

Entre as formas de anunciar no Google Ads, podemos destacar as quatro principais. Confira quais são elas a seguir.

 

Rede de pesquisa

Esse é o método mais conhecido. O usuário pesquisa algo no Google e, com os resultados orgânicos (SEO), surgem os links patrocinados no começo e no fim das páginas. O maior benefício desse formato é alcançar pessoas que já estão buscando pelo seu serviço, produto ou mesmo soluções na sua área. Nesse caso, você só paga quando o usuário clica no link.

 

Rede de Display do Google

Nesse formato, o anúncio aparece em websites, portais de notícias, blogs, aplicativos e até no Gmail. 

Em sites, é possível fazer anúncios em banners, com imagens e animações, ou apenas com textos. No Gmail, os anúncios aparecem na caixa de entrada dos usuários. Já em aplicativos, podem aparecer em formato de banners, texto e até vídeos. Com certeza, você já usou um aplicativo e viu diversos anúncios nele.

 

Anúncios no Youtube

Você também pode criar campanhas específicas para aparecerem em vídeos do YouTube. Para isso, pode segmentar de acordo com a idade, sexo, local e até interesses pessoais, entre outros. Então, a plataforma determina os vídeos que têm a ver com sua campanha.

Nesse caso, você também só paga quando houver interseção com a campanha. Se o anúncio for pulado antes do fim, você não paga nada.

 

Cupom Google Ads: como funciona?

Os cupons do Google Ads são créditos oferecidos pelo Google para seus anunciantes. Os cupons devem ser usados dentro da própria plataforma, revertendo o valor em uma campanha como forma de pagamento.

Normalmente, o Google disponibiliza esses cupons para novos anunciantes. É uma forma de incentivo da plataforma e uma oportunidade das marcas conhecerem a ferramenta gastando pouco ou nada. Ou seja, para receber o cupom, é necessário investir algum valor, que pode ser inferior ao valor do cupom. 

Com o tempo, o Google Ads também oferece cupons para seus anunciantes assíduos. 

 

Google Ads, Google Adwords e Google AdSense: qual a diferença? 

As diferentes nomenclaturas também estão entre as dúvidas frequentes de quem quer anunciar no Google.

Google Ads e Google Adwords são a mesma coisa. Em sua primeira versão, em 2000, a plataforma foi lançada com o nome Google Adwords. Posteriormente, mudou para Google Ads, como é chamado atualmente.

Já o Google AdSense é o outro lado da moeda. Isso é, uma plataforma para editores de sites, blogs, fóruns, portais de notícia etc. Quem gerencia essas plataformas pode gerar receita com o Google AdSense abrindo espaço para anúncios. O valor é calculado através do número de visitantes ou pessoas que interagem com os anúncios. Com essa finalidade, o Google também outras plataformas e explica as diferenças entre Google Ad Manager, Google Adsense e a AdMob. 

 

Como anunciar no Google pode ajudar a sua empresa?

O Google Ads é uma forma mais rápida de gerar receita para sua empresa. A otimização de site e o marketing de conteúdo são estratégias que funcionam, mas demoram mais para apresentar resultados. Além disso, o Google Ads pode ajudar em vários aspectos do SEO. Por isso, combinar as duas estratégias é a melhor maneira de contar com vantagens completas do Marketing Digital.

Entre os benefícios de usar o Google Ads, podemos destacar:

  • Resultados imediatos;
  • Avaliar o potencial de palavras-chave para SEO;
  • Descobrir novas palavras-chave para SEO;
  • Otimizar Landing Page;
  • Teste A/B para fluxo de conversão;
  • Campanhas segmentadas por região, entre outros critérios;
  • Converter potenciais clientes em qualquer estágio do funil de vendas.

 

Como anunciar no Google Ads em Santos?

Quem quer uma estratégia de Marketing Digital completa, precisa contar com o Google Ads.

Diferentemente do que a maioria pensa, as campanhas podem atingir pessoas em diferentes etapas do funil de vendas. Para isso, é necessário contar com uma campanha coesa, em que cada detalhe fala diretamente com o público-alvo. Desde a escolha das palavras-chave, criação de títulos, descrição e escolha de links: tudo faz diferença na hora de conquistar um lead. 

Então, não é a toa que a melhor opção na hora de criar anúncios no Google é contar com uma empresa experiente. A KBR TEC tem mais de 20 anos no mercado de Marketing Digital em Santos e pode te ajudar nessa missão. 

Para saber mais sobre como o Google Ads pode ajudar sua marca, é só mandar uma mensagem no WhatsApp ou preencher o formulário aqui no site.