Dentre as diversas estratégias disponíveis no marketing digital, uma das que faz mais sucesso e proporciona resultados mais rápidos é o uso dos links patrocinados do Google.

Apesar de serem famosos por quem trabalha na área, muitas pessoas que estão começando ainda conhecem muito pouco sobre essa estratégia.

Sendo assim, o objetivo desse artigo é falar sobre o que são esses links patrocinados, bem sobre como montar uma campanha de sucesso no Google ADS.

Quer ficar por dentro do que há de mais importante sobre esses temas? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final!

 

Links patrocinados do Google: Tudo o que você precisa saber!

Agora, você vai entender todos os detalhes sobre os links patrocinados do Google.

 

O que são os links patrocinados do Google?

 

Com toda a certeza, se você já fez uma pesquisa no Google alguma vez na sua vida, já viu um link patrocinado nos resultados de buscas, mesmo que não saiba disso.

Sabe os primeiros resultados que aparecem com o nome “anúncio” ou “patrocinado” quando você faz uma busca no Google?

Então, aqueles são links patrocinados do Google, que são apresentados no topo dos resultados para que sejam visualizados primeiramente pelos usuários.

Vale ressaltar, no entanto, que, apesar de serem popularmente conhecidos pelas aparições no topo do Google, também podem ser exibidos em diversas outras plataformas, como Rede de Display do Google, Youtube, blogs e portais de notícias.

Para criar um anúncio pago ou um link patrocinado no Google, você precisa fazer uso da plataforma de anúncios da empresa, que é o Google ADS.

 

Links patrocionados

 

Vantagens de utilizar os links patrocinados do Google em sua estratégia de marketing

 

Agora que você pôde conhecer o que são os links patrocinados do Google, é hora de saber mais sobre quais as vantagens de utilizá-los em sua estratégia de marketing digital.

Essa é uma forma não orgânica, ou seja, paga de marketing e que traz resultados, de uma forma geral, mais rápidos para um site ou blog.

Sendo assim, hora de ver a importância dessa estratégia por meio das vantagens que ela proporciona!

 

Maior tráfego para o seu site

Ao trabalhar o orgânico do Google, considerando uma estratégia precisa e palavras-chave de baixa concorrência, o tempo para gerar tráfego sem um investimento direto é de, no mínimo, 6 meses.

Ao apostar nos links patrocinados, os anúncios direcionam para página do site, blog ou landing page. Isso quer dizer que essa opção é bastante efetiva para sites novos. O retorno é imediato.

Os links patrocinados são simples de se mensurar

As plataformas de anúncios pagos, como o google Ads, possuem ferramentas que são muito eficientes em fazer a análise das métricas e fornecer os resultados das campanhas de marketing.

Com isso, os links patrocinados do Google tornam-se fáceis de mensurar, ou seja, você pode ter, de modo prático e simples, informações sobre quais campanhas estão funcionando e as que não são efetivas.

Os links patrocinados trazem resultados rápidos com poucos recursos

Quem está começando no marketing digital, de um modo geral, não possui muitos recursos disponíveis e só por meio das estratégias de marketing orgânico pode demorar a ter resultados.

Com o uso dos links patrocinados do Google, é possível ter rápidos retornos nos resultados investindo pouco, o que permite que você invista mais à medida que for tendo lucro com seu negócio.

Mesmo com pouco dinheiro disponível para elaborar uma campanha, é possível fazer testes para avaliar resposta e só então apostar todas as fichas no público que mais dá retorno.

Em tese: você escolhe o orçamento e trabalha a partir dele.

 

Complementa outras estratégias de marketing

Os anúncios no Google Ads permitem otimizar resultados em outras estratégias, como produção de textos com técnicas de SEO.

 

Os links patrocinados permitem mudanças e otimizações rápidas

Como visto, é possível mensurar, de forma rápida, os resultados/as métricas das suas campanhas de links patrocinados do Google ADS.

Assim, caso seja preciso fazer mudanças e otimizações, a plataforma do Adwords permite que isso seja realizado de modo rápido e fácil.

Dessa forma, você pode evitar prejuízos e passar a ter melhores resultados de modo simples!

 

Os links patrocinados permitem uma maior segmentação

Ao fazer uma campanha de links patrocinados do Google, você poderá segmentar o público que irá ser alcançado por aqueles anúncios.

Isso porque é possível, na hora de montar sua campanha de anúncios, escolher para qual público deseja direcioná-la, otimizando seus resultados.

Com isso, as chances de conversões e o tempo para que as mesmas ocorram são bem maiores do que apenas utilizando o tráfego orgânico.

Agora que você viu o que são os links patrocinados do Google e quais as vantagens de utilizá-los, é hora de saber como montar uma campanha de sucesso no Google Ads.

 

Qual é a opinião de especialistas sobre os links patrocinados?

Os especialistas em Marketing Digital, após muitos estudos a respeito do Google Ads e links patrocinados, em sua maioria, veem como uma estratégia eficaz de divulgação de serviços ou produtos.

Por conta desse entendimento, empresas de todos os portes e segmentos têm feito cada vez mais investimentos.

Entretanto, para resultados positivos, é preciso saber montar uma campanha adequada. Ou, para garantir melhor retorno, é recomendado até mesmo contratar um gestor de tráfego pago.

 

Quais são os métodos de cobrança usados no Google Ads?

Existem três tipos de cobrança realizadas pelo Google Ads, sendo elas Custo por Clique (CPC), Custo por Mil (CPM) e Custo por Aquisição (CPA). Entenda mais sobre como funciona cada uma.

  • CPC – Custo por Clique: a cobrança dos anúncios é feita a cada clique. Para calcular é só dividir o total gasto pelos cliques recebidos no anúncio.
  • CPM – Custo por Mil: ao escolher esse método de pagamento, é feito o pagamento de uma quantia predeterminada para cada mil impressões. Ou seja, é cobrado pela exibição, independente se houve redirecionamento ou não.
  • CPA – Custo por Aquisição: o pagamento é feito qual uma ação predeterminada é executada. Pode ser download de um e-book, venda de um produto, etc. É de baixo risco, no entanto, é uma opção mais cara.

 

Como montar uma campanha de sucesso no Google Adwords

A partir de agora, você irá ver, abaixo, uma lista com as dicas principais de como montar uma campanha de sucesso no Google ADS.

Acompanhe:

  • Trace o objetivo da sua campanha: esse é o primeiro e um dos mais importantes passos, pois sem saber qual seu objetivo, dificilmente será possível obter resultados positivos
  • Estude seu público e conheça-o: como dito, os links patrocinados são estratégias com alta segmentação, portanto, torna-se importante conhecer bem o público para o qual você irá direcionar sua campanha
  • Crie sua campanha com todas as informações: para criar sua campanha, é preciso organizar todos os tópicos e utilizar todas as informações possíveis, como tipo de anúncio, dados relacionados ao seu público e à localização geográfica, orçamento da campanha, etc.
  • Utilize uma palavra-chave mais específica ao seu público e seu nicho: a escolha da palavra-chave fará toda a diferença sobre se o seu anúncio obterá ou não sucesso, portanto, faça uma busca e uma análise detalhada antes de escolhê-la
  • Acompanhe seu desempenho pelas métricas: além de tudo isso, é de suma importância que você acompanhe o desempenho da sua campanha, por meio das métricas, para saber o que está certo e o que é preciso corrigir

 

Google ADS

 

Quais são os principais canais de anúncio de links patrocinados e como escolher ?

Utilizando o Google Ads é possível anunciar em diversos sites ou produtos como Youtube, Gmail e aplicativos. Saiba um pouco mais sobre cada opção e quando optar por cada.

  1. Rede de pesquisa – Essa é, talvez, uma das formas mais populares de anúncio no Google. Após a escolha de palavras-chaves, são exibidos os links no topo e no final da página. É cobrado custo por clique. Indicado para quem deseja atingir público qualificado.
  2. Rede de Display – Pode ser feito em banner, texto e gmail. Nesse formado, o conteúdo é exibido em site, portais e blogs.
  3. Shopping – Os produtos são exibidos nos resultados de busca da seção Shopping do Google. Ideal para quem quer impulsionar a venda de produtos específicos.
  4. Aplicativos – Serve para incentivar o download de aplicativos das redes do Google.
  5. Youtube – É possível inserir campanhas antes, durante e depois de vídeos do Youtube.

 

Segmentação dos links patrocinados

Através dos links patrocinados, é possível escolher para quem os anúncios são mostrados de acordo com idade, localização e interesses.

 

Os principais erros de iniciantes nos links patrocinados

O começo de quem opta por não contratar especialistas em tráfego pago para elaborar a campanha é repleto de desafios. E por conta da pouca experiências, muitos erros podem ser cometidos. Saiba quais são os principais e evite cometê-los.

  1. Sem definição de público-alvo: é muito importante selecionar idade, interesses e localização. O Google disponibilização outros critérios de segmentação, mas esses são os principais;
  2. Escolha errada de palavra-chave: use a ferramenta do Google Ads a seu favor para escolher a palavra-chave. Evite as muito genéricas ou as muito específicas. Recomendamos escolher de início palavras com cauda longa
  3. Landing Page ou site mal configurados: na pressa ou por puro desconhecimento, a página de destino pode conter erros. Como isso é muito comum, sempre recomendamos contar com uma equipe especializada que pode, inclusive, chegar se está tudo funcionando como deve.

 

Links patrocinados no Facebook e no Instagram funcionam da mesma maneira?

Uma dúvida muito comum é se todos os links patrocinados funcionam da mesma maneira. A resposta é não.

É sim necessário definir o público-alvo e usar a segmentação, assim como o orçamento também é adaptável para o orçamento do cliente. Porém são formas de anunciar diferentes.

 

Conclusão

Como você viu, os links patrocinados do Google são tipos de anúncios pagos que são exibidos nos resultados desse buscador ou em outros locais, como no YouTube.

Neste texto, você pôde conferir um pouco mais sobre esses links, a vantagem de utilizá-los e ainda dicas para montar uma campanha de sucesso.

Se você procura uma empresa de marketing digital em Santos para criar sua campanha de links patrocinados de sucesso, a KBR TEC pode lhe auxiliar.

Somos especialistas na otimização de sites, tanto por meio de links patrocinados como pelo uso do SEO, portanto, acesse nosso site e conheça nossos serviços: https://www.kbrtec.com.br/.

Gostou do artigo de hoje sobre o que são links patrocinados do Google e como montar uma campanha de sucesso?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.