Se você quer melhorar o posicionamento da sua empresa no Google, deve apostar na otimização de sites (SEO). Ao aplicar determinadas técnicas estabelecidas pelo mecanismo de busca, você estará sendo melhor visto e terá maiores chances de atração de leads e clientes.

Entenda de uma vez por todas como funciona a otimização de sites e quais técnicas devem ser aplicadas para que sua empresa fique entre as primeiras posições.

Como funciona a Otimização de sites SEO?

O Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de técnicas que devem ser aplicadas dentro de um website para deixá-lo melhor posicionado. Quando mais otimizado e com mais conteúdo relevante ele estiver, maiores são as chances de aparecer entre as primeiras posições do Google. Claro que os resultados dependem da concorrência de seu ramo de atividades, mas vale ressaltar que mesmo nestes casos, existem estratégias para encontrar nichos específicos ( SEO Long Tail ) ou diferenciação através de uma localização geográfica específica ( SEO Local ).

Qual é a importância da otimização SEO?

Hoje em dia, não há uma pergunta que o Google não saiba responder. E, por isso, as pessoas tendem a recorrer mais e mais ao mecanismo de busca quando precisam sanar dúvidas, encontrar produtos ou serviços.

Se a sua empresa estiver bem posicionada, quando uma pessoa digitar palavras-chaves relacionadas ao seu ramo, o site aparecerá entre as primeiras posições. Se o conteúdo for relevante e educativo, a chance de venda é grande.

Então, por exemplo, se você tiver um consultório que faz tratamentos com aparelho ortodôntico e alguém digitar “Aparelho Ortodôntico Autoligado”, caso você tenha um site otimizado através de SEO Long Tail, haverá grande chance de estar entre os primeiros resultados.

Além disso, há um dado divulgado pelo HubSpot, que mostra que 80% do tráfego de um site começa com uma busca. Portanto, com um SEO bem feito, o sucesso é certeiro.

Dicas de otimização de sites para aplicar no seu negócio

Avalie a autoridade do seu domínio

É importante antes de mais nada verificar a autoridade do seu domínio ( DA ) para pensar em uma estratégia efetiva de SEO. Quanto maior a sua pontuação, melhor é a reputação do seu site perante ao Google e maior as chances de você conseguir posicionar bem o seu site.

Escolha as palavras-chaves certas

Esse é um dos mais importantes critérios para posicionamento do Google. Você precisa definir as palavras-chaves pertinentes ao seu negócio, de acordo com o volume de busca dos usuários. Conte com a ajudinha de algumas ferramentas para fazer isso. O ahrefs, Ubersuggest, Moz e SEMrush são ótimas opções. Você também pode usar o Google Trends para medir a tendência de busca.

Coloque palavras relacionadas ao seu negócio e opte pelas que tiverem maior número de pesquisa, sem esquecer a intenção da busca. Note que uma pessoa que busca por exemplo pelo termo “Santos” pode estar buscando informações sobre a “cidade de Santos” ou sobre o “time de futebol Santos”. É importante sempre ficar atento a esta questão, para que além de volume de visitas, você atraia o seu público alvo.

Não esqueça das URL amigáveis

As URL amigáveis são aquelas que mostram exatamente do que se trata o seu negócio. Então, ao invés de ser www.kbrtec.com.br/servic.php?cat=1 vai ser www.kbrtec.com.br/criacao-de-sites. Lembrando que sempre deve constar a palavra-chave que você quer posicionar.

As imagens também devem ser otimizadas

As imagens otimizadas são muito importantes. Para fazer isso, basta que você reduza o seu peso e salve a imagem com a palavra-chave relacionada ao seu site. Ao invés de colocar um nome qualquer, coloque, por exemplo: “criação de sites profissionais em Santos” . Nunca se esqueça também das tags alt e title quando aplicar a imagem ao site.

A produção de conteúdo é extremamente importante para a otimização de sites

Manter o website atualizado ajuda com o posicionamento. Por isso, levante palavras-chaves volume de busca e comece a produzir textos sobre conteúdos com relevância. O ranqueamento será mais rápido, caso você mantenha uma frequência.

Conheça outras regras de SEO

√ Textos com número de palavras superior a 300

√ Estimular a navegabilidade através de links internos

√ Fazer uso de Backlink ( SEO Off Page ) para linkar sites de boa autoridade ao seu site )

√ Palavra-chave presente no título

√ Palavra-chave presente no primeiro parágrafo

√ Meta-tag chamativa ( que estimule o clique ) e que contenha a palavra-chave

Contrate uma agência para cuidar da otimização de sites

Como você já pode ter percebido, não é tão fácil quanto parece trabalhar a otimização de sites sozinho. Por isso, vale a pena contratar uma agência especializada para cuidar das partes mais técnicas e da produção de conteúdo.

O que muita gente não sabe é que um site precisa estar preparado para que a otimização seja aplicada. Portanto, é preciso checar para ver se não há erros de programação e se o site é responsivo – já adaptado a celulares.

Estamos na era do Mobile-First Indexing. Sendo assim, sites que funcionam bem em mobile têm prioridade no dispositivo de busca. Entenda mais sobre a importância de um site responsivo.

Aplicação de SEO On Page

Não só os textos do blog precisam estar otimizados, todo o conteúdo do site também. As regras de SEO devem ser aplicadas a tudo. O site deve ser veloz e responsivo, o código limpo e organizado, precisa usar boa semântica. As imagens otimizadas, uso correto de titles, H1, alts, URLs amigáveis, etc…

Produção de conteúdo SEO

Se você quiser produzir conteúdo relevante para o seu blog, a melhor forma de fazer isso é contratando uma equipe especializada. Por já ter experiência com o trabalho, as chances de as estratégias falharem são menores.

Análise de métricas através do Google Analytics

O Google Analytics ajuda a mensurar e qualificar o tráfego do seu site. Será possível determinar as páginas com maior número de visualização, tempo de permanência, origem de acesso (orgânico, redes sociais, direto, referenciado ou pago), forma de acesso (mobile e desktop). Com esse tipo de informações em mãos, uma equipe preparada pode elaborar melhores estratégias e um conteúdo muito mais direcionado.

Elaboração de estratégia de Backlinks

A estratégia de backlink também é de suma importância para o posicionamento do Google. Quando diversos websites começam a apontar para o seu, o mecanismo de busca entende a relevância. E assim seu posicionamento é melhorado.

Resultados mais assertivos

O Google publica atualizações mensalmente e, em uma dessas atualizações, o seu site pode ser afetado. Ter alguém que estuda e faz o acompanhamento garante resultados mais assertivos.

Otimização de sites e Marketing de Conteúdo é com a KBR   

Os profissionais que trabalham KBR TEC são especializados em otimização de sites para mecanismos de busca, produção de conteúdo SEO e criação de sites profissionais de todos os tipos e portes. Além disso, possuem amplo conhecimento em gestão de campanhas Google AdWords, desenvolvimento de sistemas e aplicativos para celulares.

Desde o ano de fundação (2000), já foram criados mais de 1.200 projetos para necessidades e bolsos diferentes, se adequando a necessidade do cliente.

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