Nós estamos cercados por telas. Celular, notebook, televisão, tablet. Você, com certeza, já reparou. Portanto, é mais do que necessário ter um site responsivo para a sua empresa. Este tipo de website, que se adapta a qualquer dispositivo, pode te ajudar a aumentar venda de produtos e serviços.

Entenda agora tudo sobre o que é, qual é a importância e quais os benefícios de um site responsivo.

O que é um site responsivo?

Você já entrou em um website pelo celular e precisou dar muito zoom para conseguir ler o conteúdo? Ou percebeu que a formatação estava estranha? Provavelmente, não era um site responsivo.

Um site responsivo é aquele projetado para ter boa leitura, resolução e melhor experiência do usuário em qualquer dispositivo. Sendo assim, na hora da criação do site são feitas configurações de como a página será ajustada conforme as larguras.

Confira alguns modelos de sites responsivos agora mesmo.

Qual é a importância de um site responsivo?

Qual é a importância do Google na sua vida? Muita, não é? Então você já sabe que o melhor jeito de vender um produto ou serviço é aparecer entre os primeiros resultados da busca, certo?

Um dos fatores para posicionamento atualmente é que o site tenha uma boa experiência de navegação para usuários mobile. Caso seu website seja responsivo, naturalmente, seu tráfego orgânico (aquele que não é pago) vai aumentar.

Se você já estiver entre as primeiras posições e não estiver muito preocupado quanto a isso, fica um alerta. De acordo com o SPC Brasil, 74% dos brasileiros utilizam smartphones no processo de compra pela Internet. Imagina se um usuário entra no seu site e tiver dificuldade de leitura ou as imagens estiverem distorcidas? As chances de saída são de 61%. E se a taxa de rejeição (saída sem interação) for muito grande, o Google entende que seu conteúdo não é relevante e você pode se prejudicar quanto a posicionamento.

A Era do Mobile-First Indexing

O Google vem sinalizando nos últimos anos que sites mobile-friendly acabam tendo prioridade nos resultados de pesquisa. Em 2016, em comunicado oficial, o principal buscador do Mundo anunciou que o Mobile-First Indexing estava sendo desenvolvido.

Mas afinal, o que é Mobile First? A ordem na hora da programação e desenvolvimento do site inverte nesse caso. Desenvolvedores devem criar o site pensando inicialmente na versão mobile para depois trabalhar na versão desktop. Essa técnica permite que o site seja projetado para telas menores e isso certamente irá refletir na qualidade de entrega do site.

O que esperar com as mudanças do Mobile First indexing? O Googlebot, rastreador responsável pela leitura dos sites, passa a trabalhar, a partir de 2019, de forma isolada em mobile e desktop. Dessa forma será possível um rastreamento bem mais detalhado e assertivo, priorizando sempre uma melhor experiência de usuários na internet.

Levando em consideração que mais de 70% dos acessos acontecem via smartphone, sites responsivos e com técnicas de mobile first podem ter melhores desempenhos nos buscadores.

Quais são as vantagens de um site responsivo?

√ Sites responsivos possuem prioridades nos buscadores

√  Boa experiência de navegação do usuário

√  Baixa taxa de rejeição

√  Aumento de velocidade de página

√  Conversão de leads em clientes

√  Aumento de vendas de produtos e serviços

Quanto custa um site responsivo?

De maneira geral, as empresas de criação de site não costumam cobrar valores extra para que o site seja responsivo. Você pode encontrar ótimos sites responsivos a partir de 6 x R$

(Banner KBR)

Site responsivo ou mobile: qual é o melhor?

Você já sabe que um site responsivo é aquele que se adapta a diferentes dispositivos automaticamente. Agora está na hora de entender o que é site mobile. Preste atenção e entenda a diferença.

O mobile é direcionado APENAS a dispositivos móveis e por isso, não podem ser visualizados em computadores ou notebooks. Funciona como um complemento do site original. No desenvolvimento do site, o programador usa o javascript que detecta o dispositivo que está sendo usado e é feito um redirecionamento para o site que melhor se adapta.

Geralmente, o site principal é www.kbrtec.com.br e o site mobile é m.kbrtec.com.br

Qual é a melhor opção?

Na maior parte das vezes, a melhor opção é um site responsivo, porém se o volume de acessos for enorme, o recomendado é manter um site mobile para preservar a performance do site e economizar recursos de servidor. Caso esteja interessado em criação de site institucional ou criação de uma loja virtual de pequeno porte, fica mais simples e mais barato manter apenas um site responsivo.

 Faça já seu site responsivo  

A KBR TEC possui expertise em criação de sites, desenvolvimento de sistemas e criação de conteúdo SEO (otimizado). Desde 2000, já foram criados mais de 1.200 projetos, para grandes clientes do setor público e privado.

A equipe conta com 20 profissionais qualificados, prontos para atender as mais variadas soluções web sob demanda. Oferecemos os melhores projetos do mercado para desenvolvimento e criação de site responsivo, site institucional, loja virtual, sistema nuvem, manutenção e Marketing de Conteúdo. Entre em contato agora e saiba mais.