Muitos freelancers e empresas prometem criação de sites profissionais com resultados incríveis em um curto período de tempo. Pela falta de conhecimento por parte do contratante, o negócio acaba sendo fechado. Mas quando é feita uma análise aprofundada, é possível ver a quantidade de erros na programação e desenvolvimento, o que acaba afetando o desempenho do site.

Se você está querendo contratar uma boa empresa de criação de sites profissionais, confira todas as dicas para não cair em furadas.

Mas antes…

Entenda por que é importante contratar uma agência especializada

WordPress é uma conhecida plataforma de criação de sites profissionais, mas que possui certas limitações. São fáceis de mexer, “quebram um galho”, mas é possível encontrar um site igual por aí por conta dos templates já disponíveis. Além disso, como se trata de uma base de dados compartilhada, é possível que o projeto trave diversas vezes enquanto você tiver tentado instalar algum recurso.

As agências, por outro lado, desenham um layout personalizado e possuem uma equipe especializada e completa para garantir que o produto seja entregue com a melhor qualidade e sem erros no desenvolvimento ou programação. Essa equipe é composta por designers, front-end, back-end, gerente de projetos e gerente de suporte.

Alerta vermelho para empresas de criação de sites profissionais com certas posturas

Preste bem atenção em todas essas dicas. Quando você estiver levantando orçamento ou em reunião com a empresa de criação de sites profissionais, se você identificar as seguintes posturas, desconfie:

Oferecer templates pré-prontos

Se o seu site tiver o layout igual ao do concorrente, por exemplo, o que você acha que vão pensar? Que foi um plágio. Sua empresa é única, peça para que algo seja desenhado exclusivamente para suas necessidades e gostos.

Caso haja insistência demais por parte da agência, fique esperto. Esse é um sinal que o mais importante é a venda em massa e não a entrega de qualidade. Afinal, sites pré-prontos são mais fáceis e rápidos de fazer.

Não produzir sites gerenciáveis

É muito importante que você tenha um site gerenciável para que possa alimentá-lo da maneira que preferir. Seja com novas páginas, textos ou fotos. Também poderá realizar edições rapidamente e de maneira bem simples.

Contratos com exigência de fidelidade

Não é comum que empresas de tecnologia e criação de sites profissionais peçam fidelidade em contrato. Caso isso ocorra, aconselho que não feche negócio. Provavelmente, a empresa não faz um bom trabalho e está se precavendo de possíveis problemas.

Fazer muitas promessas

Uma das promessas mais comuns entre agências de criação de sites profissionais é “seu site vai ficar entre os primeiros do Google no seu segmento”. Se alguém, um dia, te disser isso, estará mentindo. Ninguém pode prometer, porque só o mecanismo pode decidir o que é relevante o que não é.

O Google possui mais de 200 critérios que definem os posicionamentos no buscador. Frequentemente, no entanto, os pesos ou novos itens são acrescentados, reposicionando o ranqueamento das páginas. Uma empresa profissional vai garantir que as melhores práticas de SEO foram implantadas, mas isso não indica que seu site estará na primeira página do Google.

Esse é um caminho longo e árduo, mas que, se trabalhado diariamente com produção de conteúdos otimizados e relevantes (Marketing de Conteúdo), podem render excelentes resultados comerciais para a empresa.

Cobre preço incompatível com o de mercado

Empresas que cobram muito caro ou muito barato? Desconfie. Faça vários orçamentos antes de fechar contrato para entender a média de preço do seu site. O barato pode sair caro e o caro pode não entregar tantos resultados quanto promete. Peça referências e cases do mesmo segmento. Avalie os resultados.

Não emita nota fiscal ou faça contrato

Sites, de maneira geral, não são baratos. Mas são investimentos necessários e importantes. Agora imagine pagar o valor total e a empresa simplesmente sumir? Sem vínculo de contrato, isso pode acontecer. Quando não se formaliza a proposta comercial, é passível que a empresa de criação de site não entregue todos os recursos e funcionalidades prometidos durante a negociação comercial.

A nota fiscal também é importante para te proteger de um serviço ruim.

Dicas para contratar empresa de criação de sites profissionais

Peça indicações para criação de sites profissionais

Tem algum amigo que contratou uma empresa que desenvolvesse sistemas? Pergunte para ele como foi o atendimento, o resultado e, se gostar do feedback, peça o contato.

Procure opinião de outras pessoas quanto a empresa de criação de sites profissionais

A Internet pode te ajudar muito com isso. Consulte as avaliações da empresa no “Google Meu Negócio”. Veja os comentários de clientes que contrataram. Confira os sites de reclamações e veja a reputação dessas empresas consultadas. Veja os principais problemas que ocorreram na empresa e avalie se há algo que você correria o risco de enfrentar.

Obs: Colocar o print das avaliações da KBR

Olhe o portfólio

Quando houver identificação com uma empresa, a primeira coisa que você precisa fazer é pedir o portfólio. Isso vai te ajudar a analisar outros trabalhos de desenvolvimento de sites e entender se é ou não uma boa escolha fechar o contrato.

Peça referência dos profissionais contratados

Pergunte ao setor comercial da empresa um pouco da referência dos profissionais que trabalham por lá. Em quais projetos os profissionais já atuaram, quantos anos trabalham na empresa, onde se formaram…

Criação de sites profissionais com o melhor preço do mercado

A KBR TEC está desde 2000 no mercado e já realizou mais de 1.200 projetos para grandes clientes do setor público e privado. A equipe da empresa conta com 20 profissionais qualificados, prontos para atender as mais variadas soluções web sob demanda.

As áreas de conhecimento são em desenvolvimento e criação de site responsivo, site institucional, loja virtual, desenvolvimento de sistema, sistema nuvem, intranet, manutenção e Marketing de Conteúdo. Entre em contato agora e saiba mais.