Já imaginou ter todas as informações da sua marca disponíveis no Google quando alguém pesquisar por ela? Essa é, basicamente, a função do Google Meu Negócio. Com ele, sua marca tem muito mais chances de ser encontrada na Rede de Pesquisa do Google e do Google Maps. O usuário pode encontrar informações importantes como localização, horário de funcionamento, produtos, serviços e até conferir fotos, vídeos, eventos e promoções! O melhor de tudo é que a ferramenta é gratuita, basta cadastrar as informações da sua empresa. 

Quer saber mais sobre como ter sua empresa no Google Meu Negócio? Acompanhe o texto e fique por dentro.

 

Google Meu Negócio: o que é? 

Cada vez mais a internet faz parte da jornada de compra em diversos segmentos. Por isso, a probabilidade de um possível cliente pesquisar sua marca no Google é bem grande. O motivo pode ser conhecer um pouco mais sobre a empresa através do site institucional ou mesmo buscar informações para entrar em contato ou ir até a loja. Então, com o Google Meu Negócio, o usuário encontra as principais informações: telefone, WhatsApp, website, e-commerce, endereço, horário de funcionamento e até mesmo os perfis nas redes sociais

E os negócios locais também podem se beneficiar. Muitos gestores se perguntam “como colocar minha empresa no Google Maps?” e o Google Meu Negócio é a resposta. Se o usuário pesquisar por “restaurante” no Google e estiver próximo do seu estabelecimento, com certeza ele será encontrado. Esse é um bom exemplo de estratégia de Marketing Digital para restaurantes e outros tipos de negócios locais.

Mas, claro, o Google Meu Negócio ajuda até mesmo marcas que só atendem através da internet ou que atuam de forma mais ampla. 

 

Quais os benefícios para sua empresa? 

Além de expor sua marca no Google e Maps de forma gratuita, o Google destaca a interação com os clientes como um dos principais benefícios do Google Meu Negócio. Mas podemos destacar outras vantagens também.

Através da ferramenta de postagem, você pode atualizar sua conta com imagens e ofertas. Sempre deixando em evidência os diferenciais da sua marca, aumentando suas chances de ser escolhida pelos usuários. Essas atualizações são uma forma de anunciar no Google Meu Negócio.

Outro benefício é acompanhar os insights gerados para entender como os usuários e clientes veem e interagem com sua marca. Algumas informações são: como os usuários pesquisam sua marca, de onde eles são e quantas pessoas ligaram através do número disponível. Mensalmente, você também recebe por e-mail um relatório com dados referentes ao número de pessoas que viram sua marca e quantas clicaram em “como chegar”.

Já a interação que o Google destaca está relacionada aos comentários que os usuários podem fazer e que você pode responder. Isso é uma forma de validação social, já que novos usuários podem ver a opinião de quem já usou o serviço. E, também, uma forma de responder às principais dúvidas, assim, você responde uma só vez a dúvida de várias pessoas.

Além disso, é possível deixar a avaliação entre uma e cinco estrelas. O que, com certeza, faz toda a diferença para quem está pesquisando. Se você pesquisar “KBR TEC” na barra de pesquisa do Google, por exemplo, vai ver inúmeros comentários e avaliações, somando à nossa empresa a nota de 4,9 de 5!

Confira um resumo desses benefícios:

1 – Aparecer na rede de pesquisa do Google;

2 – Aparecer no Google Maps;

3 – Reunir as principais informações da sua marca em um só lugar;

4 – Tornar a marca mais visível e acessível;

5 – Oferecer conteúdos e ofertas através das postagens;

6 – Divulgar o site institucional e/ou e-commerce da sua marca;

7 – Interação com possíveis clientes;

8 – Validação social através da nota e dos comentários;

9 – Mais visibilidade e oportunidades para negócios locais.

10 – Totalmente gratuito! 

 

Google Meu Negócio: dicas importantes para se cadastrar

É fácil cadastrar sua marca no Google Meu Negócio e começar agora mesmo a usufruir dos benefícios. 

Acesse a página Meu Negócio, clique em “Gerenciar agora” e preencha o formulário. Lembre-se de preencher todas as informações antes de confirmar. É necessário incluir o número do seu celular, para onde o Google enviará um SMS para concluir a criação da conta. Após inserir o código de verificação, está pronto. Sua marca já tem uma página no Google Meu Negócio!

Para confirmar o endereço, o Google também enviará uma carta para o local cadastrado. Então, é só seguir as orientações para concluir essa última etapa de verificação.

Com isso, você poderá deixar a conta ainda mais completa. É só incluir fotos, vídeos, telefones, website, horário de funcionamento, produtos e serviços. Por lá, também é possível fazer diferentes tipos de postagens. Por exemplo, novidades, promoções e eventos. 

Segundo o próprio Google, as marcas que incluem fotos em seu cadastro recebem 42% mais cliques no botão “rotas” e 35% mais cliques no website do que marcas que não contam com o recurso. Por isso, a dica é incluir fotos da fachada da loja, o que ajuda o usuário a identificar o local. E, também, da área interna, bem como equipe e atendimento. Para as marcas que vendem produtos, há uma parte específica no painel para você cadastrar os produtos incluindo preço e descrição. 

De forma geral, utilizar os recursos visuais de fotos e vídeos transmite mais confiança para o usuário que ainda não conhece sua marca.

 

Conclusão

Já deu para perceber que não importa o segmento nem o tamanho da sua marca, certo? O Google Meu Negócio vale a pena para toda marca que quer ter presença na internet. Além de ajudar a marca a ser encontrada, até mesmo negócios locais, também é mais um canal de comunicação com o cliente.

Para saber mais sobre outras ferramentas do Marketing Digital que podem ajudar sua marca a se destacar e a conquistar mais clientes, entre em contato com a KBR TEC e conheça soluções personalizadas.

A KBR TEC é uma empresa de Marketing Digital com mais de 20 anos de experiência. Para saber mais, fale com a nossa equipe através do WhatsApp  ou preencha o formulário aqui mesmo no site.