Você já tem uma loja física ou pretende lançar sua marca e já pensa em investir em uma loja virtual? Existe uma série de plataformas em que é possível criar um e-commerce. Para quem está fora desse mercado, tudo pode parecer confuso e daí vem a dúvida: por onde começar? No texto de hoje, reunimos as principais informações a respeito de plataformas prontas (Nuvem Shop, Tray Commerce, Loja Integrada) e plataformas abertas (e-commerce WordPress ou Woocommerce) para criação de loja virtual. Além disso, listamos o que você, como empresário, precisa saber antes de começar. 

Continue a leitura e confira! 

 

O que você precisa saber antes de começar uma loja virtual?

Antes de começar uma loja virtual, você vai precisar de uma série de coisas para garantir o sucesso do empreendimento. Separamos as principais para você começar a pôr em prática.

1 – Identificar o público-alvo e nicho de mercado: identificar o seu público-alvo é fundamental para determinar quais produtos e serviços a loja virtual irá oferecer. Também é importante identificar um nicho de mercado para se diferenciar da concorrência. Se você já possui uma loja física e a ideia é ampliar o alcance da marca no mundo digital, esse passo já está feito.

2- Registrar a empresa: é necessário formalizar a empresa e obter as licenças necessárias para operar a loja virtual.

3 – Definir o modelo de negócio: é importante ter em mente um bom plano de negócio, assim, precisa definir como irá gerar receita, quais serão os custos envolvidos na operação da loja e como irá lidar com a logística, pagamento e entrega dos produtos. Mesmo com uma loja física, é importante que o investimento na loja virtual seja recuperado e, então, que o empreendimento “se pague”.

4 – Escolher uma plataforma de e-commerce: existem diversas plataformas de e-commerce disponíveis no mercado, como Nuvem Shop, Tray Commerce, Loja integrada, WooCommerce (e-commerce WordPress), entre outras. Você precisa escolher a plataforma que melhor atenda às suas necessidades, para isso, pode contar com especialistas que poderão te orientar da melhor forma devido à experiência na área.

5- Desenvolver a identidade visual e o layout da loja virtual: a identidade visual da loja virtual é importante para transmitir a mensagem da marca e atrair clientes. É preciso criar um layout que seja fácil de navegar e que transmita confiança ao cliente. A escolha da plataforma tem influência nesse quesito, além de que contar com profissionais, como programadores e designers, faz toda a diferença.

6 – Criar conteúdo relevante: o conteúdo é fundamental para atrair visitantes para a loja virtual. O empresário precisa criar conteúdo relevante que ajude a resolver os problemas dos clientes e que os leve a tomar uma decisão de compra. Para isso, é fundamental contar com redatores experientes para desenvolver um planejamento com esse objetivo de atração.

7 – Investir em marketing digital: como empresário, você  precisa investir em estratégias de marketing digital para atrair visitantes para a loja virtual. Isso inclui SEO, anúncios pagos, marketing de conteúdo, entre outras estratégias.

8 – Estabelecer políticas claras de atendimento ao cliente: é importante estabelecer políticas claras de atendimento ao cliente, como prazo de entrega, política de devolução, entre outras. Isso ajuda a garantir a satisfação dos clientes e a reputação da loja virtual. 

 

Plataformas para criação de loja virtual: conheça as vantagens e desvantagens de cada uma

A maior diferença que pode haver entre as plataformas de loja virtual é entre plataformas abertas, como o e-commerce WordPress (chamado Woocommerce), e as plataformas prontas, como Nuvem Shop, Tray Commerce e Loja Integrada. As diferenças entre elas também influencial no valor para criar uma loja virtual

A Woocommerce oferece muito mais liberdade para criar a loja da sua forma, justamente porque é uma plataforma aberta que suporta muito personalização quando você conta com profissionais como programadores e designers. A parte negativa oriunda justamente dessa vantagem, uma vez que contar com esse time de especialistas pode escapar do orçamento por ser mais oneroso

Enquanto isso, as plataformas prontas têm o preço mais acessível, mesmo que você contrate uma empresa para desenvolver, são necessárias menos horas para concluir o projeto, o que o torna mais acessível. No entanto, essas lojas são padronizadas e a marca acaba perdendo a liberdade de personalização.

Veja os detalhes de cada uma abaixo.

Woocommerce (e-commerce WordPress)

Vantagens:

  • Plataforma gratuita e de código aberto;
  • Possibilidade de customização avançada da loja virtual;
  • Grande variedade de plugins e extensões disponíveis para adicionar novas funcionalidades.

 

Desvantagens:

  • Requer conhecimento técnico em programação para customização avançada, por isso, você precisa contar com profissionais;
  • Integração com serviços de pagamento e transporte pode exigir plugins adicionais pagos
  • Escalabilidade pode ser um problema para lojas que precisam crescer rapidamente.

 

Nuvem Shop

Vantagens:

  • Interface amigável e fácil de usar;
  • Integração com diversas formas de pagamento e transportadoras;
  • Oferece planos acessíveis para pequenos empreendedores.

Desvantagens:

  • Personalização limitada em comparação a outras plataformas;
  • Taxas de transação cobradas sobre as vendas realizadas pela plataforma;
  • Não é possível criar lojas em múltiplos domínios.

 

Tray Commerce

Vantagens:

  • Possibilidade de customização avançada da loja virtual;
  • Oferece um suporte ao cliente eficiente;
  • Plataforma escalável e adequada para lojas que precisam crescer rapidamente.

 

Desvantagens:

  • Planos mais caros em comparação a outras plataformas;
  • Uma maior personalização pode exigir conhecimento técnico em programação, mas não é necessariamente uma desvantagem se você contar com um profissional;
  • Poucas opções de integração com serviços de pagamento.

 

Loja Integrada

Vantagens:

  • Integração com diversas formas de pagamento e transportadoras;
  • Oferece planos acessíveis para pequenos empreendedores;
  • Possibilidade de criação de loja em múltiplos idiomas

Desvantagens:

  • Customização limitada em comparação a outras plataformas;
  • Taxas de transação cobradas sobre as vendas realizadas pela plataforma;
  • Não é possível criar lojas em múltiplos domínios.

 

Confira a comparação entre essas plataformas prontas:

 

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