Você já tem uma loja física ou pretende lançar sua marca e já pensa em investir em uma loja virtual? Existe uma série de plataformas em que é possível criar um e-commerce. Para quem está fora desse mercado, tudo pode parecer confuso e daí vem a dúvida: por onde começar? No texto de hoje, reunimos as principais informações a respeito de plataformas prontas (Nuvem Shop, Tray Commerce, Loja Integrada) e plataformas abertas (e-commerce WordPress ou Woocommerce) para criação de loja virtual. Além disso, listamos o que você, como empresário, precisa saber antes de começar.
Continue a leitura e confira!
O que você precisa saber antes de começar uma loja virtual?
Antes de começar uma loja virtual, você vai precisar de uma série de coisas para garantir o sucesso do empreendimento. Separamos as principais para você começar a pôr em prática.
1 – Identificar o público-alvo e nicho de mercado: identificar o seu público-alvo é fundamental para determinar quais produtos e serviços a loja virtual irá oferecer. Também é importante identificar um nicho de mercado para se diferenciar da concorrência. Se você já possui uma loja física e a ideia é ampliar o alcance da marca no mundo digital, esse passo já está feito.
2- Registrar a empresa: é necessário formalizar a empresa e obter as licenças necessárias para operar a loja virtual.
3 – Definir o modelo de negócio: é importante ter em mente um bom plano de negócio, assim, precisa definir como irá gerar receita, quais serão os custos envolvidos na operação da loja e como irá lidar com a logística, pagamento e entrega dos produtos. Mesmo com uma loja física, é importante que o investimento na loja virtual seja recuperado e, então, que o empreendimento “se pague”.
4 – Escolher uma plataforma de e-commerce: existem diversas plataformas de e-commerce disponíveis no mercado, como Nuvem Shop, Tray Commerce, Loja integrada, WooCommerce (e-commerce WordPress), entre outras. Você precisa escolher a plataforma que melhor atenda às suas necessidades, para isso, pode contar com especialistas que poderão te orientar da melhor forma devido à experiência na área.
5- Desenvolver a identidade visual e o layout da loja virtual: a identidade visual da loja virtual é importante para transmitir a mensagem da marca e atrair clientes. É preciso criar um layout que seja fácil de navegar e que transmita confiança ao cliente. A escolha da plataforma tem influência nesse quesito, além de que contar com profissionais, como programadores e designers, faz toda a diferença.
6 – Criar conteúdo relevante: o conteúdo é fundamental para atrair visitantes para a loja virtual. O empresário precisa criar conteúdo relevante que ajude a resolver os problemas dos clientes e que os leve a tomar uma decisão de compra. Para isso, é fundamental contar com redatores experientes para desenvolver um planejamento com esse objetivo de atração.
7 – Investir em marketing digital: como empresário, você precisa investir em estratégias de marketing digital para atrair visitantes para a loja virtual. Isso inclui SEO, anúncios pagos, marketing de conteúdo, entre outras estratégias.
8 – Estabelecer políticas claras de atendimento ao cliente: é importante estabelecer políticas claras de atendimento ao cliente, como prazo de entrega, política de devolução, entre outras. Isso ajuda a garantir a satisfação dos clientes e a reputação da loja virtual.
Plataformas para criação de loja virtual: conheça as vantagens e desvantagens de cada uma
A maior diferença que pode haver entre as plataformas de loja virtual é entre plataformas abertas, como o e-commerce WordPress (chamado Woocommerce), e as plataformas prontas, como Nuvem Shop, Tray Commerce e Loja Integrada. As diferenças entre elas também influencial no valor para criar uma loja virtual.
A Woocommerce oferece muito mais liberdade para criar a loja da sua forma, justamente porque é uma plataforma aberta que suporta muito personalização quando você conta com profissionais como programadores e designers. A parte negativa oriunda justamente dessa vantagem, uma vez que contar com esse time de especialistas pode escapar do orçamento por ser mais oneroso
Enquanto isso, as plataformas prontas têm o preço mais acessível, mesmo que você contrate uma empresa para desenvolver, são necessárias menos horas para concluir o projeto, o que o torna mais acessível. No entanto, essas lojas são padronizadas e a marca acaba perdendo a liberdade de personalização.
Veja os detalhes de cada uma abaixo.
Woocommerce (e-commerce WordPress)
Vantagens:
- Plataforma gratuita e de código aberto;
- Possibilidade de customização avançada da loja virtual;
- Grande variedade de plugins e extensões disponíveis para adicionar novas funcionalidades.
Desvantagens:
- Requer conhecimento técnico em programação para customização avançada, por isso, você precisa contar com profissionais;
- Integração com serviços de pagamento e transporte pode exigir plugins adicionais pagos
- Escalabilidade pode ser um problema para lojas que precisam crescer rapidamente.
Nuvem Shop
Vantagens:
- Interface amigável e fácil de usar;
- Integração com diversas formas de pagamento e transportadoras;
- Oferece planos acessíveis para pequenos empreendedores.
Desvantagens:
- Personalização limitada em comparação a outras plataformas;
- Taxas de transação cobradas sobre as vendas realizadas pela plataforma;
- Não é possível criar lojas em múltiplos domínios.
Tray Commerce
Vantagens:
- Possibilidade de customização avançada da loja virtual;
- Oferece um suporte ao cliente eficiente;
- Plataforma escalável e adequada para lojas que precisam crescer rapidamente.
Desvantagens:
- Planos mais caros em comparação a outras plataformas;
- Uma maior personalização pode exigir conhecimento técnico em programação, mas não é necessariamente uma desvantagem se você contar com um profissional;
- Poucas opções de integração com serviços de pagamento.
Loja Integrada
Vantagens:
- Integração com diversas formas de pagamento e transportadoras;
- Oferece planos acessíveis para pequenos empreendedores;
- Possibilidade de criação de loja em múltiplos idiomas
Desvantagens:
- Customização limitada em comparação a outras plataformas;
- Taxas de transação cobradas sobre as vendas realizadas pela plataforma;
- Não é possível criar lojas em múltiplos domínios.
Confira a comparação entre essas plataformas prontas:
Conte com a KBR TEC
Agora que você já tem até um to-do list para tirar a sua loja virtual no papel, precisa contar com uma empresa de criação de site para ajudar você conquistar esse objetivo. A KBR TEC soma mais de 20 anos de experiência com quase 2.000 projetos lançados, entree sites, lojas virtuais e sistemas. Confira o nosso portfólio e fale conosco para desenvolvermos algo sob medida para a sua marca. Envie uma mensagem pelo WhatsApp ou preencha o formulário aqui no site.