Ter uma loja virtual é fundamental para pequenas e grandes marcas, pois esse é um  mercado crescente no Brasil e no mundo. Mas a dúvida que assola qualquer gestor é: como criar um e-commerce de sucesso? Não existe uma fórmula mágica para isso, mas é possível atuar partindo de alguns princípios, o que colocará seu e-commerce no caminho certo para alcançar o sucesso.

Por isso, separamos os principais preceitos para nortear suas decisões na hora de montar um e-commerce ou mesmo se você já tem a sua loja virtual no ar. Continue a leitura e confira.

 

Como criar um e-commerce de sucesso com 4 preceitos-chave

 

Entenda o mercado e o público-alvo

Não importa se o seu e-commerce terá produtos de fabricação própria ou atuará como uma loja que venderá outras marcas, o ponto de partida é começar a entender o mercado para investir em um segmento que tenha espaço para crescer.

Por isso, estude o mercado, a concorrência e a solução que você irá propor por meio dos produtos. Alinhado a isso, é necessário também entender o público-alvo e, posteriormente, criar uma persona para oferecer os produtos de forma personalizada.

A falta de capacitação e, consequentemente, a má gestão são os principais motivos para a falência de um negócio, com isso, a falta de planejamento também acaba ocorrendo e se torna um problema para criar um e-commerce de sucesso.

Então, uma dica é estudar sobre gestão, empreendedorismo, administração e assuntos relacionados à área. Ter uma base para começar um negócio pode ser o diferencial entre o sucesso e a falência.

 

Invista em entregas rápidas

Sem dúvida, a logística para uma boa entrega é um dos segredos para criar um e-commerce de sucesso. Atualmente, as grandes marcas oferecem entrega rápida, diversas oportunidades para frete grátis e opção para troca e devoluções.

Desse modo, ainda que algumas vantagens sejam inviáveis para um e-commerce que está começando, é fundamental trabalhar com esse tipo de excelência como objetivo. Além disso, ter como meta a satisfação do cliente deve sempre ser a prioridade de qualquer gestor de e-commerce. Então, pense que não basta oferecer produtos de qualidade, apesar de isso ser fundamental, a entrega dentro do prazo é um fator decisivo para marcar uma boa impressão ou não.

Assim, colocar em prática uma boa política de entrega também depende de contar com um bom estoque e ter uma excelente logística. Esses são pontos fundamentais para o planejamento, mas também para ter um plano B em caso de imprevistos.

Então, priorize ter mais de um fornecedor e prefira aqueles mais perto do seu estoque para reduzir custos. Além disso, tenha mais de uma empresa transportadora, pois isso possibilita maior vantagem no valor do frete, maior alcance e garante que o cliente será atendido mesmo diante de imprevistos.

 

Tenha um bom atendimento ao cliente

Se existe algo que pode contornar qualquer problema com entrega ou relacionado a produtos com defeitos é um bom atendimento ao cliente. Para isso, considere sempre uma resposta rápida e uma solução pronta para oferecer ao cliente.

Imagine que um pedido não chegou dentro do prazo, é fundamental que o cliente encontre rapidamente um meio para se comunicar com seu e-commerce. Para isso, os chats são a melhor opção atualmente. Então, uma vez que ele entrou em contato, é necessário que a conversa seja finalizada com uma solução: o cliente pode escolher receber o reembolso ou solicitar um novo envio.

O mesmo ocorre em casos de defeitos de produtos, é necessário ter um passo a passo pronto para o atendente seguir. E isso vai depender de cada empresa, pois é necessário avaliar os custos que envolvem, por exemplo, uma avaliação técnica, a retirada do produto na casa do cliente ou que o produto seja postado nos Correios ou em uma instalação da transportadora. Além dos custos, também é necessário considerar a experiência do cliente para realizar a sua troca.

Em qualquer situação, o atendimento ao cliente precisa atuar com o objetivo de acabar com uma impressão ruim, oferecendo a melhor e mais rápida solução quanto antes.

 

Invista em tecnologia e experiência do cliente

Não dá para falar em e-commerce sem falar em tecnologia. Ter uma boa plataforma é fundamental para oferecer uma boa experiência ao cliente. É necessário que tudo seja intuitivo, fácil e rápido. Qualquer complicação pode afastar um usuário e impedir que ele se torne um cliente.

Por exemplo, um e-commerce com categorias mal divididas ou mesmo com uma configuração de busca ruim, que não é capaz de mostrar aquilo que o usuário procura. Em situações assim, não duvide: o usuário vai fechar a aba e recorrer a outro e-commerce.

Para criar um e-commerce, é possível utilizar uma plataforma pronta. É importante considerar as necessidades imediatas, mas também pensar no crescimento do e-commerce para que não surjam transtornos a médio e longo prazo. Também é a tecnologia que pode oferecer boas ferramentas para o atendimento ao cliente, com chats integrados disponíveis no próprio site. Além disso, a integração também é importante caso a empresa ofereça contato por outros meios, como WhatsApp e e-mail.

Também é necessário priorizar um bom meio de pagamento e isso vai além de diversificar as formas. É claro que oferecer diferentes formas de pagamento é fundamental, mas também considere:

  • Finalização do pedido sem redirecionamento de página;
  • Simplificação do formulário de pagamento e cadastro;
  • Estabilidade com um bom servidor;
  • Segurança para o cliente e para o seu negócio.

 

Como criar um e-commerce de sucesso com a KBR TEC?

A primeira e mais importante resposta para responder como criar um e-commerce de sucesso é: tenha um projeto de qualidade, com excelência técnica e visual.

Com a criação de e-commerce sob medida, é possível entregar exatamente o que o consumidor espera e precisa, sempre acompanhando as tendências. Desse modo, antes mesmo de pensar em logística e frete, é necessário ter uma boa plataforma.

Para isso, é indispensável contar com profissionais experientes e capacitados como a Equipe KBR TEC. Envie uma mensagem pelo WhatsApp ou aqui no site.