Se você possui uma pequena ou média empresa e vende seus produtos por e-commerce, já percebeu que uma das maiores dificuldades é competir com grandes marcas. Elas possuem uma margem maior para oferecer promoções, facilidade no pagamento e o tão cobiçado frete grátis, umas das principais estratégias de venda na internet. Com isso, você já deve ter se perguntado “como as empresas conseguem fazer frete grátis?” e, mais importante, “como oferecer frete grátis no meu e-commerce?”. Com planejamento, você também pode oferecer esse benefício para os clientes e levar uma grande vantagem! É sobre isso que falamos no texto de hoje. Continue a leitura e confira.

 

Como oferecer frete grátis no meu e-commerce?

1 – Tenha valores definidos como condição do frete grátis;

2 – Divulgue a vantagem de frete grátis da sua loja virtual;

3 – Aumente em torno de 10% o valor dos produtos;

4 – Faça promoções;

5 – Aproveite o diferencial das suas entregas.

A seguir, confira detalhes sobre cada item.

 

1 – Tenha valores definidos para os produtos

Um dos principais itens que você vai se deparar quando estiver descobrindo como oferecer frete grátis é ter valores fixos. Já percebeu que até mesmo grandes marcas não oferecem frete grátis para qualquer valor? Faça o mesmo.

Por exemplo, estabeleça que o mínimo para frete grátis é R$150 reais. Se não houver muitos produtos com esse valor ou sua loja atuar com produtos de valores menores, você pode montar kits de produtos que se complementam. Além de, claro, incentivar que as pessoas levem mais produtos, mesmo que individualmente. Nesse ponto, o design e as funcionalidades do e-commerce fazem total diferença. Por exemplo, na hora que estiver vendo um produto, o usuário pode ter acesso a outros produtos que se relacionam.

Outra opção é investir em uma assinatura, caso trabalhe com produtos de consumo. Além de oferecer a vantagem de frete grátis já estabelecendo o valor mínimo, essa ainda é uma estratégia de fidelização.

Todas essas opções ainda podem ajudar sua empresa a aumentar o ticket médio. Ou seja, é vantagem para todo mundo!

 

2 – Divulgue a vantagem de frete grátis da sua loja virtual

O marketing é a alma do negócio. Assim, não adianta ter vantagens incríveis se as pessoas não souberem. Da próxima vez que você se questionar como oferecer frete grátis no seu e-commerce, pense em como você sabe que seus concorrentes oferecem. Provavelmente, você se deparou com algum anúncio.

Para isso, mais uma vez é importante contar com um e-commerce pensado para a melhor usabilidade do usuário. As próprias páginas já podem ter o papel de divulgar promoções e condições especiais, com banners, pop-ups e produtos “patrocinados”.

Mas não podíamos deixar de citar o Marketing Digital. Campanhas pagas no Google Ads, Facebook Ads, além de a divulgação orgânica nas mídias sociais da marca fazem toda a diferença.

 

3 – Aumente em torno de 10% o valor dos produtos

Já diz o ditado: não existe almoço grátis. Por isso, você precisa entender como calcular para oferecer frete grátis.

Faça um estudo financeiro e logístico para avaliar a possibilidade de aumentar o valor dos produtos em 10%. Assim, o custo do frete já está embutido na compra. Essa é uma forma de não reduzir o lucro da empresa, pois não estará pagando pelo transporte.

Nesse ponto, vale uma pesquisa de mercado. Veja se:

1 – Os concorrentes estão vendendo o mesmo produto por um preço menor?

2 – O preço do concorrente é menor, MAS ele não oferece frete grátis?

Se a resposta for sim para ambas as perguntas, ou se a diferença for pequena, ainda vale a pena aumentar o valor do produto para vender frete grátis simplesmente porque se trata de um gatilho mental poderoso. Isso acontece porque temos a tendência de enxergar o custo da entrega como um gasto desnecessário.

 

4 – Faça promoções

Uma importante forma de mensurar a eficácia de uma estratégia é atribuir um período a ela. Assim, você pode oferecer frete grátis em promoções especiais e, claro, aproveitar datas comemorativas para fazer promoções.

Além de ajudar a mensurar a eficácia e os resultados da estratégia, esse é mais um gatilho mental: a escassez. Aproveitando a sazonalidade para fazer promoções, as pessoas tendem a comprar na hora porque sabem que é por tempo limitado.

E, mais uma vez, não podemos deixar de citar o Marketing Digital, em que é possível fazer campanhas com um investimento menor, quando comparado a campanhas offline.

 

5 – Aproveite o diferencial das suas entregas

Não dá para falar em frete grátis sem falar de logística. Para pôr em prática todos os passos anteriores é necessário ter muito claro os custos da logística.

Você pode contar com ferramentas que fazem cotações e comparações automáticas entre fretes, considerando valores e tempo.

E se a sua empresa é um empreendimento local, você ainda pode tirar vantagem disso. Invista no marketing local e ofereça algo muito importante aos moradores da sua região: rapidez.

Ou seja, as entregas locais podem ser feitas de maneira muito mais rápida do que em uma grande marca, uma vez que o estoque pode ficar longe da sua região.

Assim, entre uma compra que levará 3 dias e outra que levará 7, facilmente o comprador escolhe aquela que chegará mais rápido.

 

Para além do frete grátis

É claro que oferecer frete grátis no seu e-commerce pode ser uma vantagem quando o consumidor estiver em dúvida. Mas não acredite que isso é o suficiente. Contar com um e-commerce de qualidade é indispensável para atrair e conquistar clientes. Uma plataforma com um design amador ou com recursos defeituosos pode gerar desconfiança no usuário, afinal, uma loja séria teria uma apresentação ruim?

Além disso, um bom projeto de e-commerce também contribui para uma melhor gestão logística, consequentemente, sua empresa pode ter menos despesas com transporte e estoque, além de uma boa política de troca. Não esqueça que, caso você também tenha uma loja física, a integração de ambas também é um fator que pode ajudar você a oferecer frete grátis ou mesmo a opção de “retirar na loja”.

Por isso, é fundamental que você reveja sua plataforma com um olhar crítico e se pergunte se ela passa confiança para o usuário. Se você precisar de ajuda para realizar um upgrade, conte com a KBR TEC!

Somamos mais de 20 anos de experiência e podemos desenvolver seu e-commerce em uma plataforma pronta ou fazer um e-commerce sob medida, com muito mais autonomia. Entre em contato com o nosso time de especialistas e saiba mais.

Envie uma mensagem pelo WhatsApp ou preencha o formulário aqui no site.