Se você está por dentro do básico sobre Marketing, já sabe como é importante aproveitar datas sazonais para divulgar sua marca e atrair clientes. Sem dúvida, o Carnaval é uma delas. Isso não significa que sua empresa precisa pôr o bloco na rua! O Marketing de Carnaval conta com campanhas que têm muito mais a ver com inspirar pertencimento nos leads. Assim, a marca mostra humanização e se conecta com o público. Além disso, algumas ações podem despertar a curiosidade devido à uma identidade visual e uma comunicação especial para a data.

O texto de hoje é justamente para mostrar como sua marca pode pegar carona na folia do Carnaval, já que é tão importante para o Brasil, e alavancar as vendas nesse período — mesmo que sua empresa não tenha nada a ver com a data. Continue a leitura e confira.

 

Marketing de Carnaval: ações para alavancar suas vendas

As ações de Marketing devem ser planejadas e praticadas o ano todo, mas em datas importantes elas merecem e precisam ser personalizadas. O segredo é fazer tudo com antecedência para não perder o timing.

Além disso, quando as campanhas estão relacionadas a ofertas, também é importante checar a parte financeira para saber as reais possibilidades de descontos, criação de kits e combos. Afinal, a ideia é aumentar as vendas com o Marketing no Carnaval, mas não perder dinheiro com ofertas fora da realidade da empresa.

A seguir, confira algumas estratégias para pôr em prática.

 

1 – Escolha um tema

É importante ter uma comunicação coerente. Por isso, avalie os valores da empresa e o público-alvo e escolha uma comunicação que tenha sinergia com ambos.

Assim, crie uma comunicação visual e de discurso (seja textual ou oral, no caso de vídeos) para esse período. E, além de criar promoções e oportunidades específicas para o momento, ofereça conteúdo relevante e abrace alguma campanha de conscientização, como “se beber, não dirija”, contra o assédio, entre outras.

Ainda sobre Marketing de Conteúdo dentro do tema de Carnaval, é possível dar dicas relevantes para o público. É uma audiência animada para comemorar? Dê dicas de locais para festejar. Sua empresa é B2B? Liste boas práticas para motivar a equipe ou como aumentar as vendas de Carnaval dentro do seu segmento.

 

2 – Faça campanhas sob medida

Ainda dentro do tema escolhido, faça campanhas para atingir um público maior. Ou seja, onde você vai divulgar as dicas? Como as pessoas ficarão sabendo das ofertas? Uma das vantagens do Marketing Digital é justamente conseguir fazer campanhas com um valor de investimento muito inferior quando comparadas a campanhas impressas, na TV ou rádio.

Outra excelente vantagem do Marketing Digital é a capacidade de acompanhamento e mensuração dos resultados. Isso serve tanto para algo a curto prazo, pois as estratégias podem ser adaptadas de acordo com a resposta do público, quanto para um planejamento posterior de futuras campanhas referentes a outras datas durante o ano e, também, aprendizados para o ano seguinte.

Assim sendo, você pode investir em campanhas pagas na mídias sociais e no Google Ads.

 

3 – Divulgue ofertas especiais para o período

Um dos gatilhos presentes nas campanhas sazonais como é o caso do Marketing de Carnaval é o gatilho da escassez. Ele consiste em incentivar as pessoas a comprarem pelo fato de aquela promoção ser por tempo limitado. Assim, elas não esperam para comprar nem planejam a compra para o futuro, pois sabem que aquela oferta vai acabar.

E a oferta não precisa estar ligada a descontos. Uma boa estratégia é oferecer brindes que podem ter ou não a ver com o Carnaval ou com o período de calor. Por exemplo, uma squeeze, toalha de praia — claro, sempre considerando se esse tipo de brinde agradará o público alvo e tem a ver com seu produto. Outras opções são:

  • Combo especial de carnaval com os produtos da marca;
  • Compre um, leve outro;
  • Frete grátis;
  •  Vales ou cupons de desconto para a próxima compra.

 

Ideias para Marketing de Conteúdo (publicações em blog e mídias sociais) no Carnaval

Como dito anteriormente, o Marketing de Conteúdo é uma ótima opção para utilizar como estratégia de Marketing de Carnaval. Claro, o ideal é que sua marca ofereça conteúdos relevantes o ano todo e não somente para aumentar as vendas de Carnaval. No entanto, a dica é pensar em conteúdos que tenham a ver com a data para agregar valor à marca, e não apenas investir em ofertas diretas, considerando a prática do funil de vendas.

No primeiro tópico, sugerimos algumas ideias de conteúdo para ajudar a audiência, elas servem tanto para conteúdo publicados em blog quanto para aqueles publicados nas mídias sociais, sempre adaptando o formato  (texto, imagens, vídeos)  e o tom de voz para o meio.

Confira mais algumas ideias para criar durante o Carnaval. 

  • Dicas de cidades para visitar no Carnaval ou eventos na sua cidade (como aqueles realizados pela prefeitura);
  • Para empresas B2B, o ideal é relacionar a data à realidade corporativa e não pessoal. Assim, algumas opções são: como manter a equipe motivada durante o Carnaval; a influência do Carnaval no segmento; dicas para ser produtivo e aproveitar o feriado sem pendências;
  • Uma playlist de Carnaval;
  • Curiosidades sobre o Carnaval, não apenas sobre a data especificamente, mas também sobre eventos relacionados. Como marchinhas de Carnaval, cantores, produções, curiosidades da sua região nesse período etc.
  • Conteúdo para quem escolhe descansar ao invés de festejar. Por exemplo, dicas de leitura, séries, filmes etc. Sua marca pode até criar, ou aproveitar, um e-book e disponibilizar para os usuários com o gatilho de aproveitarem o feriado para a leitura;
  • Durante o início do ano, alguns clientes podem cancelar serviços. Se sua empresa trabalha com isso, prepare posts reforçando a importância dos seus serviços.

 

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