Quando o assunto é “isso ou aquilo” no Marketing Digital, a resposta, quase sempre, será: os dois! Afinal, por que escolher entre duas boas estratégias se você pode ter o melhor dos dois mundos? Esse caso se aplica perfeitamente na hora de escolher Google Ads ou Facebook Ads. Mas, sem dúvidas, há diferença entre Google ads e Facebook ads e é necessário conhecer as caraterísticas de cada um para fazer campanhas rentáveis em ambos. 

Para conhecer essas características e descobrir a melhor forma investir, continue a leitura! 

 

Google Ads ou Facebook Ads? Veja como funciona cada um

Para entender como dividir o orçamento entre essas duas ferramentas do Marketing Digital, é necessário entender como funciona cada um. A seguir, entenda como funciona o Google Ads e o Facebook Ads.

 

Google Ads

Se você conhece o Google Ads como Google Adwords, fique sabendo que ele mudou o nome para Google Ads, mas ainda é, basicamente, a mesma coisa.

Os anúncios realizados pelo Google Ads podem ir muito além das páginas de resultados da rede de pesquisa do Google — chamada Rede de Pesquisa ou SERP (Search Engine Results Page ). Mas além dela, o anunciante pode escolher anunciar em outros locais, como YouTube e Gmail. Confira as opções a seguir.

  • Rede de Pesquisa ou SERP: os anúncios aparecem no topo ou rodapé da página de pesquisa de acordo com as palavras-chave selecionadas pelo anunciante. Aqui, o anunciante paga a cada clique que recebe. Além disso, o critério de exibição dos anúncios funciona como uma espécie de leilão. O anunciante pode decidir o valor que pagará o Google elenca os anúncios considerando o valor que a concorrência está oferecendo. Também pode escolher diversos tipos de links, como uma página de blog, landing page etc.
  • Shopping: neste, a marca exibe seus produtos na Rede de Pesquisa também, mas na seção Shopping do Google. 
  • Rede de Display: já viu banners de anúncio em sites que você visitou? Sua marca também pode anunciar dessa forma, seja por texto, imagem ou mesmo vídeos. Além disso, é nesta opção que você também pode enviar anúncios por e-mail.
  • YouTube: como o YouTube também pertence ao Google, também é possível anunciar nessa plataforma. Assim, os anúncios podem ser mostrados antes, durante e depois dos vídeos de diversos canais do Youtube. 
  • Aplicativos: você já deve ter visto algum anúncio enquanto usava aplicativos. Isso também é feito por meio do Google Ads, em aplicativos da sua rede.

 

Facebook Ads

Já no Facebook Ads é possível fazer posts patrocinados no Facebook e no Instagram. Nesse caso, as diferenças estão dentro do objetivo do anúncio. Na hora de configurar o patrocínio dos posts, além de segmentar o público-alvo, também é possível escolher o resultado esperado com aquele post. Diante dessas possibilidades de diferentes objetivos, também é possível fazer posts sob medida para cada um deles. Confira diferentes objetivos a seguir.

  • Reconhecimento de marca: alcançar pessoas com maior probabilidade de prestar atenção nos anúncios;
  • Alcance: entregar seu anúncio para o maior número de pessoas;
  • Tráfego: quando o objetivo é que as pessoas cliquem no link do post, seja para o perfil, para o site, landing page, baixar um aplicativo ou documento etc;
  • Envolvimento: alcançar pessoas com potencial de deixar comentários, curtir, compartilhar a publicação ou mesmo se interessar pelo evento, caso seja esse o assunto do post;
  • Visualizações de vídeo: funciona como o reconhecimento de marca, mas específico para posts em formato de vídeo;
  • Geração de cadastros: específicos para links que levem o usuários a preencher cadastros;
  • Conversões: nesse caso, é necessário utilizar um pixel do Facebook ou criar eventos para medir o número de pessoas que saíram das redes e realizaram alguma ação (compra, inscrição, etc) no site ou aplicativo.

 

Qual o melhor Facebook Ads ou Google Ads?

Mesmo que você já tenha entendido a diferença entre Facebook Ads e Google Ads, ainda pode ter dúvidas sobre qual escolher. Por isso, confira um resumo dos pontos positivos e negativos de cada um. 

O Google Ads tem a vantagem de entregar resultados para pessoas que já estão buscando pelo que sua empresa oferece, no caso da Rede de Pesquisa. Assim, sua atenção está focada naquilo e o negócio pode ser fechado rapidamente. Já o ponto negativo é que o público é muito mais amplo, pois a segmentação não é tão esmiuçada. 

Por outro lado, o Facebook Ads conta com uma configuração de posts patrocinados muito mais detalhada, principalmente porque o Facebook usa as informações dos seus usuários para distribuir o conteúdo por meio do algoritmo. Enquanto o ponto negativo é justamente o fato de o usuário não está procurando por aquilo e, assim, pode simplesmente ignorar o anúncio.

De forma mais simplista, podemos dizer que o os anúncios na Rede de Pesquisa do Google é ideal para públicos que estão no meio ou no fim do funil de vendas. Já os realizados em outros canais (como aplicativos, rede de display e Youtube), bem como o Facebook Ads devem ser direcionados para o público no topo do funil de vendas. 

Por isso, o ideal é dividir o orçamento para ambos os formatos e, dentro de cada um, entender quais as melhores opções de mídia, plataformas, e objetivos.

Além disso, é importante ter em mente que investir em anúncios pagos, tanto no Google quanto no Facebook, também é um trabalho que configura arriscar, testar, aprender e otimizar. Isso porque, apesar de o conhecimento ser fundamental para o profissional responsável, cada público e marca precisa ser entendido de forma única. Desse modo, nada mais real do que “a prática leva à perfeição”.

 

Quer impulsionar seus resultados com conteúdos patrocinados? Conte com a KBR

Seja para realizar anúncios pelo Google Ads ou nas mídias sociais, pelo Facebook Ads, você pode contar com a expertise da KBR TEC, que já soma mais de 20 anos de experiência. 

Vem entender melhor essas e outras soluções para impulsionar as vendas da sua empresa. Nossa equipe está à disposição para tirar todas as suas dúvidas. Mande uma mensagem para nós pelo WhatsApp, aqui no site ou solicite um orçamento.