Você percebe que seu e-commerce não vende muito? Já parou para pensar que o problema pode estar na página de produtos? Não há dúvida que a divulgação e o marketing realizado em prol da sua loja são fundamentais para vender produtos online, mas o problema pode estar no próprio e-commerce quando ele recebe diversas visitas, mas a taxa de vendas ainda é muito pequena.
Para reverter essa situação e alcançar bons resultados , você pode fazer um upgrade na página de produtos, configurando-a de forma otimizada para os mecanismos de busca (SEO) e atraente para os usuários.
Quer saber como fazer isso? Continue a leitura e confira o checklist que preparamos para você.
Página de produtos precisam de otimização SEO
A Otimização SEO é uma estratégia que visa tornar o site ou e-commerce amigável para os mecanismos de busca. Ou seja, quando o usuário faz uma pesquisa no Google referente aos produtos que você vende, seu e-commerce pode ser um dos resultados.
Talvez você já tenha ouvido falar sobre Otimização SEO, mas não sabia que isso também se aplica a e-commerce ou mesmo não tem a mínima ideia de como fazer.
É indispensável que seu e-commerce tenha sido desenvolvido otimizado na parte técnica. Isso é, com uma programação amigável, responsivo, com uma estrutura organizada e até mesmo com o design leve, para que o site, no fim das contas, também seja rápido. Essa é a base para que você possa configurar a página de produto de forma otimizada também.
Confira as principais etapas dessa configuração a seguir.
1 – Use uma boa palavra-chave ✅
Talvez você já tenha ouvido falar sobre otimização e para quem não é profissional, um dos erros comuns é exagerar no uso da palavra-chave na hora de pôr em prática. Assim, tão importante quanto escolher uma boa palavra-chave é usá-la da forma correta.
No caso dos produtos, a palavra-chave já pode estar presente na categoria, dessa forma, é melhor nomear o produto da maneira mais direta e simples possível. Além de ficar otimizado para os mecanismos de busca, evitando repetições desnecessárias, isso também é melhor para o usuário visualizar e encontrar o produto desejado dentro do site.
2 – Otimize a URL ✅
Complementando o passo anterior, estruturar a URL de cada página de produto de forma otimizada é importantíssimo. Assim, a URL irá apresentar a categoria e o nome do produto, incluindo a palavra-chave, mas sem excessos.
4 – Configure o títulos e as descrições para o buscador ✅
Quando buscarem no Google um produto vendido no seu e-commerce é importante que o resultado seja atraente e otimizado. Nesse ponto, você deve fazer uma descrição e um título específico para as páginas de resultados (SERP) utilizando o plugin Yoast SEO, uma ferramenta que facilita bastante esse processo.
5 – Escolha H1 e H2 de forma consciente ✅
Um site bem otimizado conta com H1 em todas as páginas, mas também é necessário escolhê-lo bem. É comum encontrar sites em que a H1 seja o nome do site (marca, loja etc). Mas o ideal é que a H1 de cada página de produto seja o nome do próprio produto.
A partir do H2, você deve dividir o conteúdo da página de acordo com uma hierarquia de importância.
6 – Inclua vendas cruzadas e vendas extras à estrutura da página ✅
Quantas vezes você já comprou algo e o vendedor sugeriu um item para complementar a venda? Isso se chama venda cruzada. Um grande exemplo é quando você vai a uma loja comprar sapatos e os vendedores oferecem meias.
Já a venda extra é quando o vendedor oferece outra versão do mesmo produto. Por exemplo, pedir um refrigerante de 300ml e o balconista oferecer um de 700ml. Às vezes, esse upgrade pode sair mais em conta.
Ambas as técnicas podem ser aplicadas ao e-commerce, mesmo sem um vendedor para fazer as ofertas. Para isso, é importante contar com seções específicas na página que sugiram outros produtos levando esses pontos em consideração. Ou seja, não é apenas oferecer qualquer produto, mas um que faça sentido com aquele que o usuário está olhando.
7 – Faça boas descrições ✅
É fundamental fazer descrições detalhadas dos produtos. Nessa parte, é possível incluir a palavra-chave mais uma vez de forma natural. Além disso, fale sobre o produto de todas as formas possíveis, considerando:
- Características físicas;
- Características técnicas;
- Funcionalidades;
- Benefícios;
- Indicações de uso.
Então, pense em todas as dúvidas que o usuário possa ter em relação ao item e responda na descrição. Além disso, pense em todas as vantagens e pontos fortes desse item para mostrar que comprá-lo é um bom negócio. É importante que a área de descrição seja organizado, fácil de visualizar e de entender as informações. Para isso, é importante contar com um design/layout profissional
8 – Apresente um bom design ✅
Tão importante quanto a descrição é as imagens utilizadas. Uma vez que o layout do seu site é pensado de acordo com o melhor UX, as imagens dos produtos precisam ter o mesmo padrão profissional.
As imagens dos produtos devem apresentar:
- Alta qualidade;
- Demonstração de uso (modelo utilizando o produto);
- Amostra de todas as variações (cores, por exemplo);
- Nome do arquivo otimizado (para ranquear no Google Imagens também);
Dependendo do tipo do produto, incluir um vídeo de apresentação também pode ser um fator decisivo na hora do usuário fechar negócio.
A descrição e os arquivos são complementares. Para desenvolvê-los, faça com a maior riqueza de detalhes possível a ponto de não ser necessário o usuário sair do seu site para pesquisar outras fontes.
O upgrade que seu e-commerce precisa, a KBR TEC pode fazer
Se seu e-commerce está longe de preencher o checklist que apresentamos aqui, está na hora de realizar um upgrade! É importante que a criação do e-commerce já seja pensada e desenvolvida de forma otimizada para os mecanismos de busca. Mas o trabalho não termina por aí.
A configuração de cada página de produtos deve ser padronizada, de forma que atenda aos requisitos de otimização e, claro, entregue tudo aquilo que o usuário precisa para finalizar a compra.
Se você ainda tem dúvidas sobre como otimizar a página de produtos do seu e-commerce, entre em contato com o time da KBR TEC para fazermos uma avaliação personalizada. É só enviar uma mensagem pelo WhatsApp ou preencher o formulário aqui no site.