Quem quer começar ou já faz posts em blogs, ouviu falar sobre otimização SEO e, com isso, acabou descobrindo sobre o Yoast SEO. Um plug-in para WordPress que ajuda bastante quem quer começar a publicar textos amigáveis para os mecanismos de busca, principalmente para o buscador Google. 

Essa é uma ferramenta que vale muito a pena para quem está começando a criar e publicar textos otimizados, mas que também continua auxiliando até os mais experientes.

Então, acompanhe o texto e saiba como o plugin Yoast SEO pode ajudar seu site a aparecer na primeira página do Google.

 

Yoast SEO: como funciona o plugin para WordPress?

O Yoast SEO é um plugin de otimização para WordPress. Você pode baixá-lo através do painel do site, na aba “plugins”. Assim, toda página contará com uma avaliação do Yoast. Além disso, ainda abre espaço para você incluir uma meta description e um título personalizado para o Google, entre outras funcionalidades. 

O principal objetivo do plugin é tornar o SEO acessível para todos e ele realmente cumpre esse papel. Basta baixar e começar a usar, uma vez que ele possui funcionalidades, bem como uma interface, totalmente intuitiva e até didática. 

Você pode utilizar a versão gratuita, mas também há a opção do Yoast SEO Premium. Quem tem um site pequeno ou está apenas começando, pode ter ótimos resultados já com a versão gratuita.

 

O que faz o Yoast SEO WordPress?

Com a versão gratuita ou paga, você poderá:

  • Personalizar o título SEO, o slug da URL (a parte final) e a meta descrição (prévia do texto que aparece na página de resultados);
  • Ver dicas para otimizar o título SEO, slug da URL e a meta descrição;
  • Pré-visualizar sua publicação na página de resultado;
  • Ver uma análise sobre o uso de palavra-chave (para não repetir demais ou em pouca quantidade, por exemplo);
  • Contar os links internos;
  • Ver avaliação de legibilidade.  

Já com a versão paga, você tem acesso a:

  • Focar em mais de uma palavra-chave;
  • Ferramenta de redirecionamento;
  • Sugestão de links internos;
  • Prévia de compartilhamento nas redes sociais (vendo como ficará o título e a imagem, por exemplo).

Além de utilizar a ferramenta, é recomendável estudar um pouco sobre otimização de sites (SEO) e otimização de textos para blog. 

 

Como baixar

  • Acesse o painel do seu site;
  • Clique na aba “plugin”;
  • Na parte superior, você verá um botão “adicionar novo”, clique e digite “Yoast SEO” na caixa de busca; ou, logado, acesse o link: Yoast SEO WordPress;
  • Clique em baixar;
  • Então, na aba “plugins” novamente, habilite a ferramenta. 
  • Pronto! Quando você criar um novo post no blog, verá o plugin Yoast SEO no fim da página, pronto para utilizar.

 

Yoast SEO ainda é uma ferramenta boa para otimização de sites?

Sim! Pode-se dizer, inclusive, que é uma ferramenta indispensável para qualquer site que queira criar textos para blogs e qualquer página amigável para o Google. Mas vale ressaltar que o Yoast SEO serve para auxiliar a otimização, oferecendo uma checklist de boas condutas para você seguir. De forma alguma se trata de algum hack para chegar mais rápido à primeira página do Google. 

Além disso, é importante saber que o Yoast SEO não faz todo o trabalho de otimização para sites. É importante, também, atender a critérios técnicos e ter uma linguagem de programação amigável para os robôs dos buscadores. 

No entanto, na hora de personalizar qualquer página do seu site e, claro, sempre que for publicar textos no blogs, confira a checklist que o Yoast SEO fornece para atender o máximo de recomendações. Por outro lado, nem sempre é possível atender totalmente aos critérios, principalmente em páginas de serviço e a home. Então, sempre escolha a opção mais favorável ao usuário. Afinal, esse é o critério de otimização do próprio Google. 

 

O que mais gostamos no Yoast SEO

Como dito, o Yoast SEO analisa e oferece uma checklist de recomendações para otimizar os textos publicados no blog.

Então, essa funcionalidade ajuda bastante na hora de revisar o texto e ter certeza  que, por exemplo, há links internos e externos e que a palavra-chave foi utilizada em uma quantidade amigável: nem de menos, a ponto do robô do Google não identificar, nem de mais, a ponto de incomodar o leitor ou o Google identificar como uma prática blackhat. 

Além disso, também funciona como um lembrete para preencher as informações nas imagens, personalizar a meta description e o título SEO. Pontos que podem acabar passando batido no dia a dia. 

 

Conheça a versão Yoast SEO online

Além do plugin Yoast SEO, há uma opção de Yoast SEO online. Com ele, você pode avaliar o conteúdo em tempo real, sem precisar acessar o painel do site.  

É uma opção interessante caso você esteja fazendo um trabalho de guest post, por exemplo. Quando você entrega um texto para que outro site publique. Como nesses casos a equipe do outro site faz o post, você não teria acesso à análise do Yoast. Então, pode usar a versão online do plugin antes de entregar o texto.

 

Otimização de site além do blog

Apesar de o blog ser uma importante ferramenta para otimização de sites (SEO) e, também, para o Marketing de Conteúdo, essa estratégia vai além de textos recorrentes postados com o auxílio do plugin Yoast SEO.

Para o seu site ter chance de ranquear na primeira página do Google, ele precisa estar tecnicamente adequado. Afinal, o robô do Google lê o site por meio do código HTML, que precisa estar de acordo com os critérios pré-estabelecidos pelo buscador. Além disso, é impossível deixar de lado os critérios de usabilidade, como o tempo de carregamento e contar com um site responsivo

Então, se você não sabe se seu site está otimizado para os mecanismos de busca, vale a pena contar com uma consultoria SEO. Entre em contato com a equipe KBR TEC para alinharmos melhorias e, assim, sua empresa ter chance de contar com um site ativo para atração de leads, entre outros benefícios. 

É só mandar uma mensagem no WhatsApp,  preencher o formulário aqui no site ou pedir diretamente por um orçamento.