Se a sua empresa conta com um site institucional ou e-commerce, você já sabe a importância do Google Analytics para acompanhar resultados como número de acessos, páginas mais acessadas, entre outros. A novidade é que o Google Analytics mudou! E é necessário acompanhar essa mudança, pois em julho de 2023 a plataforma utilizada atualmente deixará de funcionar. Já é possível atualizar e começar a usar o Google Analytics 4, a nova versão dessa importante ferramente.

Saiba como ela funciona, as principais novidades e por que você não pode deixar essa atualização para depois. Continue a leitura e confira.

 

O que é o Google Analytics?

Antes de mais nada é importante entender a funcionalidade do Google Analytics. Isso porque você pode ter recebido um e-mail a respeito do seu site, informando a necessidade de atualização, mas sem entender o que tudo isso significa. 

O Google Analytics é um serviço gratuito oferecido pela Google. Ao ativar esse serviço no seu site, por meio do cadastramento e inserção do código no site, são computados dados sobre as visitas. 

Esses dados auxiliam campanhas de marketing digital no geral, especialmente campanhas do Google Ads. Esses dados também trazem importantes resultados para fazer melhorias no site. 

No entanto, é necessário contar com um profissional para não apenas fazer o cadastro, mas principalmente para interpretar as informações que o Google Analytics reúne. Além disso, um profissional também poderá usar todas as funcionalidades da ferramenta da melhor forma, melhorando cada vez mais os resultados.  

 

O que é Google Analytics 4?

Agora que você já saber o que é o Google Analytics, chegamos à novidade: essa ferramenta passou por grandes mudanças e, assim, foi lançada a mais nova versão, o Google Analytics 4.

Essa novidade não é uma simples atualização, há grandes mudanças estruturais e, principalmente, funcionais para atender às necessidades atuais que, com certeza, mudaram desde que o Google Analytics Universal foi lançado 15 anos atrás. 

 

Quais as principais diferenças do novo Google Analytics 4 para o Google Analytics Universal?

As principais mudanças estão relacionadas a duas frentes. Primeiro, o Google Analytics Universal, que vamos chamar de G4 Universal, era baseado no carregamento da página. Ou seja, sempre que uma página é carregada, o código do GA Universal carregava também. 

Agora, com o GA4, a coleta de dados é baseada em eventos, que nada mais são que interações que o usuário realiza em um site ou aplicativo (sim, aplicativo! Chegaremos nessa parte).  Por exemplo, clicar no menu, fazer uma pesquisa e até mesmo descer a barra de rolagem da página. Bem mais preciso, certo? 

Agora, a segunda principal mudança é que o GA Universal foi desenvolvido com foco em sites. Há 15 anos, não havia a demanda de aplicativos que vemos atualmente, quando grandes marcas investem nessa frente. Por isso, o Google fez o que toda grande empresa precisa fazer: se adaptou. O GA4 é uma ferramenta que funciona para site (web), aplicativos e para site + aplicativo.

Para os profissionais de marketing, desenvolvedores e outras pessoas da área é que o GA4 necessita de mais configurações manuais justamente devido à sua capacidade de flexibilização e personalização. Enquanto o GA Universal em comparação era mais simples porque era básico e não oferecia tantas possibilidades.

 

Quais os eventos do GA4?

Como você viu, os “eventos” são as interações do usuário no site ou aplicativo. A princípio, há seis eventos já configurados na ferramenta:

  • Visualização de página;
  • Rolagens;
  • Cliques de saída;
  • Pesquisa no site;
  • Engajamento de vídeo;
  • Download de arquivo. 

Além desses, ainda é possível habilitar outros 12 eventos pré-configurados para site e 85 pré-configurados para aplicativos. 

Para fazer essa personalização é importante identificar o que é realmente importante para a marca. 

 

Novas métricas no GA4

Além dos eventos, o GA4 trouxe 4 novas métricas, em que reafirmamos como a atualização é focada no engajamento do usuário de forma muito mais precisa.

Por exemplo, o GA Universal tem a métrica de rejeição, computada se um usuário não interage com o site. O problema é que nesse caso “interação” significa trocar de página. Ou seja, é necessário que o usuário acesse uma página e clique para ir para outra. O que é um critério impreciso, né? Porque mesmo que um usuário saia de uma página sem ir para outra, não significa que ele não leu o conteúdo dessa primeira.

Assim, as novas métricas do GA4 corrige esse ruído. São elas:

  • Sessão engajada: quando o usuário fica com o site ou aplicativo aberto em primeiro plano por mais de 10 segundos. Se fechar antes, será computado como rejeição;
  • Sessão engada por usuário: a média de sessões engajadas por cada usuário;
  • Tempo médio de engajamento: tempo em que o site ou aplicativo ficou aberto em primeiro plano no aparelho do usuário;
  • Taxa de engajamento: é porcentagem de sessões em que há interação. Ou seja, divide-se o número de sessões com interações pelo número total de sessões.

 

O que vai acontecer com a minha conta no Google Analytics Universal?

Seu site ou aplicativo já pode começar a utilizar o GA4, mas é a partir do dia 1 de julho de 2023 que o Google Analytics Universal vão parar de computar dados. Ou seja, a conta não vai sumir, mas deixará de receber novos dados.

No entanto, o Google ainda não se pronunciou sobre o histórico de dados do GA Universal. Por isso, a melhor opção é você atualizar a ferramenta quanto antes. 

Outro ponto importante; não é possível migrar os dados do GA Universal para o GA4 e, provavelmente, isso não vai mudar, pois são ferramentas bem diferentes. 

 

Conte com a KBR TEC para toda a atualização e manutenção que seu site precisa

Você já sabe a importância de investir em estratégias e, claro, mensurar e acompanhar seus resultados. Sem dúvidas, o Google Analytics 4 é indispensável para isso.

E você pode realizar essa e outras atualizações com o plano de manutenção de sites da KBR TEC. Entre em contato com a nossa equipe enviando uma mensagem pelo WhatsApp ou aqui no site.