Pequenas empresas precisam otimizar custos e crescer o mais rápido possível, e o marketing digital pode ajudar. Por isso, é indispensável entender as vantagens de investir em estratégia de marketing para pequenas empresas e, claro, colocar tudo em prática o quanto antes. Se você tem uma pequena empresa e ainda desconhece o assunto, chegou no lugar certo! Neste texto, separamos as principais vantagens do marketing digital para pequenas empresas. Continue a leitura e confira.
O que é marketing digital?
O marketing digital são ações realizadas no meio digital com o objetivo de promover visibilidade e/ou trazer vendas para marcas.
Ou seja, é fácil concluir que o marketing digital pode beneficiar qualquer empresa, independente do segmento ou mesmo do tamanho. Se você tem uma pequena empresa, pode achar que o marketing digital serve apenas para as grandes marcas, mas isso é um erro.
Além disso, muitas pessoas associam o marketing digital às redes sociais, no entanto, vai muito além disso. Na verdade, um bom marketing digital constrói para a marca um ambiente próprio, em que a comunicação entre ela e seus clientes não dependam de terceiros, como é o caso das redes sociais. Assim, as redes sociais são apenas uma das diversas estratégias do marketing digital.
Por que pequenas empresas devem investir em estratégia de marketing digital?
A internet trouxe diversos benefícios e facilidades não apenas para as pessoas, mas também para as empresas. No marketing tradicional, as marcas precisam investir em comerciais em TVs e rádios ou em anúncios impressos, como jornais e revistas. As formas mais “independentes” de marketing antes da internet eram os panfletos e outdoors. Situação completamente diferente hoje em dia, uma vez que a internet trouxe muitos canais de comunicação em que as marcas podem expor seus serviços e produtos.
Desse modo, o marketing digital se tornou uma grande oportunidade para pequenas empresas. Isso porque as ações do marketing digital são muito mais acessíveis financeiramente do que pagar para ter um comercial na TV, por exemplo. A partir disso, o marketing de tornou muito mais acessível. Pequenas empresas, profissionais liberais, freelancers e qualquer interessado pode investir e colher os frutos do marketing digital.
Assim, o principal motivo para as pequenas investirem no marketing digital é: baixo custo.
Com o marketing digital, é possível desenvolver estratégias sob medida que caibam no orçamento de qualquer empresa. E é isso que os gestores devem considerar na hora de investir em estratégia de marketing para pequenas empresas. Mas, claro, as vantagens do marketing digital vão além do excelente custo benefício.
Quais as vantagens da estratégia de marketing digital para pequenas empresas?
Mensurável
De mãos dadas com o baixo custo de investimento está a grande capacidade mensuração do marketing digital quando falamos das suas vantagens. Isso porque é possível medir detalhadamente os resultados de cada estratégia. Com isso, identifica-se as ações que trazem o melhor retorno, otimizando os custos de investimento.
Por exemplo, é possível calcular o retorno sobre o investimento, o que é chamado de ROI, além de mensurar o custo de aquisição de cada cliente, chamado de CAC. Com esses dados é possível tomar decisões assertivas na hora de definir o orçamento de marketing e desenvolver as estratégias.
Além disso, a mensuração também traz informações importantes sobre a satisfação dos clientes. Com isso é possível oferecer soluções cada vez mais assertivas e até mesmo ter bons insights para a gestão do negócio.
Permite segmentação
Mais uma vantagem importante do marketing digital para pequenas empresas é a segmentação. É possível categorizar leads e clientes e com isso desenvolver uma comunicação personalizada, o que é muito mais eficiente.
Além disso, as estratégias acabam sendo menos intrusivas e voltadas apenas ao público interessado. É com a segmentação que também é possível entender os diferentes estágios de compra de cada lead. E, claro, a partir dessa informação é possível oferecer informações realmente importantes, aumentando a taxa de conversão em cada ação.
Fácil de atrair audiência
Não é apenas no âmbito pessoal que a comunicação ficou mais fácil. A comunicação entre empresa e cliente também se tornou muito mais próxima e acessível.
Diversas campanhas podem atuar em conjunto para atrair clientes para o site da sua empresa. Busca orgânica ou anúncios pagos no Google e nas redes sociais, campanhas de e-mail marketing e diversas estratégias de marketing de conteúdos são bons exemplos de ações gratuitas para o público que atraem potenciais clientes.
Gera autoridade para a marca
Além da atração, a produção de conteúdo relevante também ajuda a construir autoridade para a marca e, também, uma base de leads: e-mails cadastrados, leitores de blog, seguidores nas redes sociais, tudo isso representa maior visibilidade para a marca. Com o tempo, seu negócio pode se tornar referência dentro do seu segmento e até mesmo localmente, com capacidade de expandir cada vez mais.
O melhor custo-benefício
Pequenas empresas comumente possuem pouco recurso para promover seus produtos e serviços. Por isso, o custo-benefício com a grande flexibilidade de investimento é sem dúvidas um dos principais benefícios do marketing digital para pequenas empresas.
As vantagens listadas anteriormente acabam contribuindo para a obtenção de bons resultados mesmo com baixo orçamento.
Além disso, o dinamismo que o meio digital oferece também contribui para um bom custo-benefício. Isso porque é possível fazer alterações ao longo da campanha, melhorando detalhes de acordo com o retorno obtido. Outro ponto é que até mesmo erros são mais fáceis de corrigir no meio digital. Por exemplo, um texto publicado no blog pode ser alterado facilmente sem prejuízo financeiro, diferente de um material impresso que precisa ser corrigido.
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O marketing digital traz diversas vantagens, inclusive para pequenas empresas. Agora que você já sabe disso, é hora de contar com profissionais que entendem do assunto. A KBR TEC tem um time experiente e já soma mais de 20 anos de história. Vem conhecer as estratégias personalizadas para a sua marca obter os melhores resultados por meio do marketing digital. Você pode contar com Marketing de Conteúdo, Gestão de Anúncios no Google Ads e nas redes sociais e muito mais.
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