Uma das grandes dificuldades das empresas é definir o orçamento de marketing digital, o famoso “budget”. E, uma vez que você entende quanto sua empresa pode investir, como dividir esse orçamento entre as diversas estratégias? Provavelmente você já esperava por essa: não há resposta definitiva. Mas há estimativas nas quais você pode se basear para definir o que é melhor para a sua empresa.
No geral, você deve separar entre 5% e 20% do faturamento para destinar ao orçamento de marketing. Desse valor, recomenda-se investir 60% em construção de marca (branding) e os outros 40% em performance.
Quer saber mais sobre isso? Nesse texto, explicamos como definir o orçamento de marketing digital. Continue a leitura e confira.
Quanto devo investir em Marketing Digital?
Eis a pergunta que não quer calar: quanto devo investir em marketing digital?
A primeira coisa a se ter em mente é saber que o orçamento de marketing inclui estratégias digitais e offline. Então, considere separar entre 5% e 20% do seu faturamento para todas as estratégias de marketing.
Atenção: se a empresa ainda não está estabelecida, essa régua precisa começar mais alta. Assim, o indicado é ficar entre 12% e 20%.
Dentro desse orçamento, você deve incluir todos os custos relacionados ao marketing. O pagamento de empresas terceiras, como uma agência de marketing digital, mas também os custos com fornecedores, mídia impressa, veículos de mídia etc.
Nesse ponto, é importante ter em mente que o marketing digital é o formato mais rentável de publicidade. Isso porque com um investimento menor, é possível alcançar mais resultados quando comparado ao Marketing offline. Além disso, um dos grandes diferenciais do marketing digital é poder mensurar os resultados e entender quais estratégias estão trazendo mais retornos positivos.
Sabendo disso, liste todos os custos relacionados ao marketing e descubra o valor necessário para esse investimento. Depois, veja se cabe na realidade financeira da empresa e faça as adaptações necessárias.
Como dividir o orçamento para marketing digital?
Agora que você já sabe como descobrir o orçamento de marketing e separou a porcentagem destinada, exclusivamente, ao marketing digital, chegou a hora de fazer as distribuições entre as diferentes estratégias.
Especialistas apontam que as marcas devem considerar investir 40% do orçamento de marketing digital em ações promocionais (para público no fundo do funil de vendas) e 60% em estratégias de construção de marca (branding).
Esse número pode surpreender alguns gestores, já que eles costumam querer investir muito mais em ações promocionais. Mas fica o alerta: construir sua marca no ambiente digital é tão importante quanto fazer ofertas, uma vez que a construção de marca acaba levando, naturalmente, o usuário a fechar negócio com a empresa.
Orçamento de Marketing Digital para construção de marcas
A construção de marca engloba ações que têm o objetivo de influenciar o consumidor a uma ideia ou conceito. Por meio dessa influência, o consumidor acaba comprando de uma determinada marca ou realizando alguma ação equivalente.
Assim, podemos incluir como construção de marca tudo o que está relacionado à Marketing de Conteúdo, como:
Para saber quanto investir em cada estratégia, o ideal é sua empresa contar com profissionais especialistas em marketing digital. Isso porque é preciso entender a realidade de cada empresa para definir as melhores estratégias de forma personalizada.
Mas, se o orçamento estiver curto e você tiver que escolher apenas uma estratégia: aposte em conteúdos otimizados (SEO) para o blog da sua empresa. Afinal, apesar de ser uma estratégia de médio e longo prazo, ela é bastante versátil, pois atende com maestria a grande maioria dos segmentos.
Ela é voltada, principalmente, a usuários que estão no início ou no meio do funil de vendas. Além disso, acaba sendo um investimento vitalício, uma vez que os conteúdos estarão sempre disponíveis no site da sua empresa.
Orçamento de Marketing Digital para ações promocionais
Já as ações promocionais são estratégias que visam a compra. Elas trazem retorno diretamente ligado às vendas. Por isso, são destinados aos usuários que já estão prontos para tomar a decisão de compra.
Por exemplo, promoções, campanhas com desconto, anúncios pagos, como Google Ads e Facebook Ads ou mesmo o LinkedIn Ads. O e-mail marketing também pode ser usado como uma ação promocional, enviando vantagens exclusivas à base de clientes, bem como utilizar as redes sociais para anunciar promoções e descontos.
Ou seja, as estratégias de construção de marca a ações promocionais se diferenciam mais pelo seu conteúdo do que pela plataforma que você utiliza.
Atenção para o objetivo
Outro fator que pode influenciar o orçamento de marketing digital é o objetivo da empresa. A grosso modo, empresas de varejo (que vendem produtos iguais aos concorrentes), tendem a investir mais em promoções do que em construção de marca. Enquanto as empresas de serviços costumam fazer o inverso.
No entanto, o cor da empresa não é o fator decisivo, mas sim o objetivo da marca, bem como o nível de estabilidade da empresa.
Marcas que querem se tornar referência e oferecem bons diferenciais, devem priorizar a construção de marca. Já as empresas que não têm isso como objetivo, podem concentrar seus esforços nas ações promocionais.
Enquanto isso, marcas já estáveis no mercado, que já são uma referência, têm muito mais liberdade em investir em ações promocionais, uma vez que já contam com uma base sólida de clientes.
Hora de criar estratégias
Agora que você já sabe como fazer o orçamento de marketing digital da sua empresa, é hora de investir esse valor em estratégias rentáveis! A KBR TEC já soma mais de 20 anos de história e pode ajudar a sua empresa nessa missão.
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