O vídeo institucional não é nenhuma novidade, mas considerando o comportamento dos usuários em diversas redes sociais, é inegável que se tornaram uma tendência. Se você chegou até aqui é porque já se perguntou se sites com vídeos têm alguma vantagem em relação àqueles que não contam com esse formato de comunicação. Já podemos adiantar que sim: é bom usar vídeos em um site como estratégia de marketing, pois os vídeos podem otimizar a comunicação com os usuários, entre outras vantagens.
Então, para saber tudo sobre vídeo institucional e como inserir vídeos em um site, continue a leitura!
Vídeos realmente chamam a atenção das pessoas?
Mesmo que você não seja uma pessoa que prefira vídeos, os estudos apontam que a maioria prefere, sim, vídeos a textos e até mesmo infográficos sobre produtos e serviços. A pesquisa ‘Estatísticas de Marketing de Vídeo 2020’, feita pela Wyzowl, aponta que 66% das pessoas afirmam que preferem assistir a um pequeno vídeo para aprender sobre um produto ou serviço.
Ou seja, com um vídeo, as chances de alguém se inteirar sobre seu produto, serviço ou até mesmo sobre a história da sua empresa é muito maior.
Vale a pena produzir um bom vídeo institucional?
O vídeo institucional pode otimizar a comunicação com seu público e, por ser um formato mais dinâmico e acessível, chegar a mais pessoas. Então, sim, vale a pena produzir um bom vídeo institucional para sua empresa.
No entanto, lembre-se de ver o cenário completo: sua empresa pode investir em um profissional para produzir um vídeo?
Se no momento, a resposta for não, o ideal é que essa estratégia esteja na sua lista de objetivos a curto prazo.
Quais as vantagens de investir em vídeos para site?
A principal vantagem de sites com vídeos você já sabe: se aproximar do público. Mas existem outros.
Hoje em dia, não dá para falar de site sem falar de SEO (Otimização para os mecanismos de buscas). E o vídeo é um queridinho do Google. Ou seja, páginas com vídeos têm mais chances de ranquear na página de resultados do Google de forma orgânica.
Outro benefício é sobre a versatilidade do vídeo: além de inserir no site institucional da empresa, você pode incluir nas redes sociais realizando pequenos cortes e adaptando o formato da tela. Bem como pode enviar para a lista de transmissão do WhatsApp, Telegram e até mesmo incorporá-lo à estratégia de e-mail marketing.
Entre as vantagens do vídeo, está o fato dele chamar muito mais atenção, além de ter as informações melhores absorvidas pela audiência. Com isso, o vídeo pode até aumentar o engajamento do seu público.
Em que parte do site posso incorporar o meu vídeo?
Você pode incorporar o vídeo em qualquer parte do seu site! Claro que é necessário levar em consideração o objetivo do vídeo e contar com um site atualizado, que suporte esse formato.
Você pode incorporar o vídeo:
- Na home do site (considerando as limitações técnicas e de layout do projeto) é um bom lugar para colocar um vídeo institucional;
- Nas páginas de blog para complementar o conteúdo;
- Na página “quem somos”, também é um bom local para incluir um vídeo institucional;
- Nas páginas de produtos e/ou de serviço, apresentando cada um de forma única.
Devo usar vídeos explicativos para apresentar meus serviços e produtos?
Dentre as possibilidades de produção de vídeo, uma que faz total diferença no resultado estratégico é incluir vídeos explicativos para apresentar serviços e produtos.
Você já deve ter percebido que grandes e-commerces, como a Magazine Luiza, são adeptos de vídeos explicativos. Quando é sobre produtos, além de apresentá-lo, o usuário pode vê-lo funcionando na prática. Isso pode aumentar as vendas do e-commerce quando alinhada a outras configurações básicas.
Veja aqui um exemplo de vídeo explicativo para produtos.
Quais os tipos de vídeos para empresa?
Quando falamos de vídeo institucional, todos pensam que o único conteúdo possível é apresentar a empresa. Mas existem diversos tipos de vídeos para empresa que você pode incorporar ao seu site, como:
- Apresentação de ideias para o mercado;
- Lançamento de produtos ou serviços;
- Comunicação direta com o público sobre acontecimentos diversos, lançamentos, notícias etc;
- Apresentação da identidade da empresa;
- Apresentação da empresa para atrair investidores.
Além disso, usar vídeos como estratégia do Marketing de Conteúdo pode ser um divisor de águas para sua marca. Eles podem ser incorporados nas publicações dos blogs.
Como inserir um vídeo do YouTube em seu site WordPress?
O modo mais simples de inserir um vídeo no seu site é colocando-o, primeiro, no Youtube. Para isso, é necessário fazer um canal no Youtube para sua empresa e, então, subir o vídeo no Youtube. Com o link, será possível incorporá-lo em qualquer página do site.
Desse modo, o vídeo não sobrecarrega o site, o que poderia deixar o carregamento lento e prejudicar seus acessos e ranqueamento.
No entanto, para que o site incorpore o vídeo de forma adequada, é necessário que o projeto suporte esse formato. Sites WordPress suportam incorporar vídeos do Youtube, mas garanta que ele esteja atualizado para isso.
O modo mais simples de inserir um vídeo do YouTube em seu site WordPress é seguindo esse passo a passo:
- Vá ao YouTube;
- Encontre o vídeo que você quer incorporar;
- Posicione o ponteiro do mouse sobre o vídeo e copie a URL dele ou copie o link direto da barra do navegador;
- Agora, vá ao Editor Visual (é necessário que o WordPress esteja atualizado) do seu site;
- Cole a URL do vídeo no WordPress e ele vai incorporar o vídeo automaticamente na página.
Atenção: não coloque o vídeo no site como um arquivo. Como dito, isso pode deixar o seu site lento, além disso, irá utilizar os recursos de hospedagem de forma desnecessária. Incorporando o vídeo do Youtube, você ainda soma visualizações ao canal oficial da empresa.
Você já tem um site, mas percebeu que ele está defasado e sequer suporta o formato de vídeo? Faça um upgrade no seu projeto! E se você ainda não investiu na criação de site para sua marca, precisa correr atrás do tempo perdido! Independentemente da situação, você pode contar com a KBR TEC. Envie uma mensagem em nosso WhatsApp ou aqui no site.