O segredo para aparecer no Google é a Otimização de Sites (SEO). Então, basta seguir uma série de premissas, tanto técnicas quanto referentes ao conteúdo, para que seu blog consiga aparecer no Google. A teoria é bem simples, o problema é que o Google elenca 200 critérios, em média, para avaliar se um site é bom o suficiente para conquistar as primeiras páginas da sua pesquisa. Além disso, tenha em mente que esse é um investimento a longo prazo. 

Muitas pessoas acabam se frustrando ao investirem em um blog por não conseguirem fazer ele parecer no Google. Por isso, no texto de hoje você encontra os principais motivos que podem estar atrapalhando a jornada do seu blog rumo à primeira página do Google.

 

Como aparecer no Google?

Se seu blog é feito no WordPress, aparecer no Google já fica mais fácil devido aos plugins disponíveis. Além disso, a plataforma é pensada para os buscadores. Outras, como o Wix, não possuem tantas facilidades. 

Mas o plugin não faz todo o trabalho sozinho, é necessário estruturar seu conteúdo de uma forma clara tanto para o algoritmo do Google quanto para os usuários. Afinal, a interação e a aceitação dos usuários faz toda diferença no ranqueamento. Então, para aparecer no Google você precisa contar com um site otimizado — tanto seu conteúdo, quando a parte técnica do projeto.

A seguir, confira as principais razões que podem estar impedindo seu blog de aparecer no Google.

 

Estruture seu blog

Do ponto de vista técnico, é importante facilitar a navegação do usuário com recursos acessíveis e intuitivos, com resposta e carregamento rápido. Isso deve ser pensado desde a criação do site

Além disso, os textos âncoras, ou seja, os links do site também são importantes para a otimização onpage. Definir as categorias e as tags também precisa seguir os mesmo critério de agradar o algoritmo e o visitante. Então, pense em palavras-chave para as categorias e tags e organize tudo de uma maneira atrativa para o usuário. 

Os links internos ajudam tanto o visitante quanto o Google na hora de entender a semântica do site e agregar autoridade a ele.

 

Faça um sitemap

O sitemap é um documento criado para facilitar o processo de indexação nos buscadores, inclusive o Google. Esse recurso serve para mostrar ao buscador que seu site ou blog existe, apresentando todas as suas páginas. Assim, a probabilidade de seu site aparecer no Google é muito maior. O sitemap é indicado para os seguintes casos:

  • site muito grande: em caso de sites com muitas páginas, é possível que o robô ignore algumas ao fazer a varredura;
  • site recente: uma vez que o buscador considera links externos para reconhecer sites novos, isso pode demorar muito tempo;
  • páginas isoladas: se houver algum link building deficiente no site, algumas categorias e páginas podem ser perdidas na indexação;
  • site com conteúdo rich media: sites que desejam ser rankeados em categorias específicas do ranking de pesquisas, como o Google Notícias ou o Google Shopping.

 

Use otimização para aparecer no Google

A otimização para buscadores (SEO) é, como dissemos no início, a maior estratégia para o seu site ou blog aparecer no Google. É necessário conhecer as técnicas para otimizar seu conteúdo, mas há um plugin que pode te ajudar.

Se o seu site o WordPress não aparece no Google, baixe o plugin Yoast SEO. Você pode utilizar a versão gratuita ou comprar a versão mais completa. Mesmo com essa ajuda, ainda é necessário estudar sobre a otimização de sites para atender às exigências dessa ferramenta. 

 

  • Links permanentes

Na hora de criar URLs para o seu site, utilize palavras-chave de acordo com o seu conteúdo. Sempre que criar uma nova página, inclusive um novo post no blog, lembre-se de editar a URL.

 

  • Estrutura para publicação de posts

Outro ponto importante na otimização para buscadores é a formatação e a estrutura do seu texto no blog. Além de estruturar bem suas páginas, faça isso em todo novo texto do blog.

Use formatação de títulos (H1, H2, H3 etc), inclua meta descrição e title tag. Além disso, sempre escreva visando a melhor compreensão por parte do leitor. Então, além de títulos e subtítulos, escreva frases curtas, parágrafos pequenos e use recursos para deixar seu texto escaneável. Como:

  • negrito;
  • itálico;
  • bullet point;
  • imagens;
  • links que se destaquem ao texto.

 

Tenha um site responsivo

Um dos muitos critérios de ranqueamento do Google é priorizar sites responsivos. Atualmente, muitos acessos são realizados a partir de aparelhos móveis como smartphones e tablets. Mas, claro, o acesso por desktop (computador de mesa ou notebook) ainda representa uma parcela significativa. Por isso, é necessário criar um site que atenda a todos esses formatos de monitores, do menor ao maior.

Talvez essa seja a dica mais importante deste texto. Isto porque, recentemente, o Google passou a ranquear apenas sites responsivos. Ou seja, se o seu blog não tem esse recurso, ele não aparece no Google de jeito nenhum. 

Para resolver isso, é necessário contar com uma empresa para reestruturar seu site ou fazer um novo. Para decidir a melhor alternativa, será necessário uma análise profissional. Para verificar se o seu projeto é ou não responsivo, você pode fazer o teste de compatibilidade com dispositivos móveis do próprio Google. 

É importante lembrar que, apesar de serem exigências técnicas do Google, elas são focadas em oferecer uma boa experiência para o usuário. E isso é o que todas as empresas querem, afinal. Uma vez que o usuário tem uma boa experiência, as chances dele voltar são muito maiores. E quando estamos falando da venda de produto ou serviço, uma boa experiência é fundamental para a conversão.

 

Para aparecer no Google conte com profissionais experientes 

Além de um bom conteúdo, seu blog precisa seguir algumas normas técnicas para ser indexado. Por isso, o melhor que você pode fazer pela sua empresa é contar com profissionais experientes, tanto para criar seu site do zero quanto para investigar por que seu blog não ranqueia.

A KBR TEC tem mais de 20 anos de experiência e conta com um time de profissionais. Então, se seu objetivo é aparecer em primeiro no Google, conte com essa expertise! É só mandar uma mensagem no WhatsApp ou preencher o formulário aqui no site.