Vender pelas redes sociais é ótimo, mas ter um site próprio é ainda melhor – contando com estratégias mais completas! Por isso, você investiu para que sua empresa tivesse um site institucional. O problema é que o tempo passou e você não tem resultados mensuráveis. Daí, vêm os questionamentos: “por que meu site não aparece no Google?”, “por que meu site não vende?”, “como saber se meu site é bom?”. A resposta não é direta, afinal, cada caso é um caso. Mas nesse texto você vai entender como descobrir as respostas para tais perguntas. Vamos lá? É só continuar a leitura!
Como saber se meu site é bom?
Não é apenas um aspecto que torna um site bom ou ruim, mas sim vários pontos que precisam funcionar em sinergia para trazerem resultados positivos.
Desse modo, você precisa unir pontos técnicos e humanizados. Por exemplo, um site rápido, é um ponto técnico, mas criar um texto de fácil compreensão é um ponto humanizado. No fim das contas, ambos atendem ao principal propósito: fornecer uma boa experiência ao usuário.
Desse modo, separamos os principais tópicos para você analisar e identificar melhorias.
1 – Conteúdo
O conteúdo é toda a informação que você oferece ao usuário. Pode ser por meio de textos, imagens, vídeos ou áudios.
O mais importante na hora de criar um conteúdo é ter em mente qual é o seu objetivo com ele, seja institucional ou informativo como publicações em blogs.
Por exemplo, na página “Quem somos”, o mais importante é apresentar sua empresa, deixando claro o tipo de serviço/produto oferecido, bem como sua expertise, visão, missão e valores.
Já uma Lading Page tem como fundamento a persuasão. Ou seja, o conteúdo precisa convencer o usuário a tomar uma ação: seja entrar em contato, seja finalizar uma compra.
No entanto, em ambas você pode ter um CTA (Cal-to-Action), ou seja, um botão de clique para o usuário realizar uma ação. De modo geral, você pode avaliar o conteúdo do seu site, página por página, considerando os seguintes pontos:
- Título visível e autoexplicativo;
- Conteúdo entregue de forma clara e bem estruturado;
- Botão de conversão (CTA) visível;
- Focar em apenas uma ação do usuário;
- Despertar um sentimento no usuário;
- Apresentar vantagens e valores;
- Ter uma boa experiência tanto em desktop quanto em mobile
- Responder à dúvida que motivou o usuário a clicar na página.
Alguns tipos de conteúdo, como os posts em blogs, estão dentro de uma área estratégica chamada Marketing de Conteúdo.
2 – Design
O ditado indica “não julgar um livro pela capa”, mas essa é uma ação inevitável. O layout do site pode ser considerado sua capa e, por isso, precisa ser bem planejado e desenvolvido.
Para isso, é preciso considerar todo o branding da empresa, sua identidade visual, posicionamentos etc.
Atualmente, não é possível falar em criação de site sem falar em UX. Ele une design e funcionalidade para oferecer uma excelente experiência ao usuário.
A pergunta que você precisa responder é: seu site passa, de primeira, a verdadeira imagem da empresa?
3 – Indexação
Chegou a hora de você responder “por que meu site não aparece no Google?”. A indexação é fundamental para o ranqueamento orgânico no Google. Nessa etapa, você pode descobrir, inclusive, algumas falhas do seu site.
Para realizar a indexação, você deve acessar o Google Search Console e realizar a análise seguindo o passo a passo indicado.
Mas essa é uma tarefa que exige rotina. Após fazer a indexação das páginas já existentes, é necessário conferir se as novas páginas estão sendo indexadas corretamente. Além disso, algumas falhas podem ocorrer “naturalmente” e, por isso, é necessário fazer o acompanhamento. Para isso, o próprio Google ensina como usar o Search Console.
Você pode fazer uma verificação rápida digitando site:seusite.com.br na barra de pesquisa do Google, inserindo a URL do seu site sem espaços. Assim, os resultados serão as páginas já indexadas.
4 – Responsividade
A maior parte dos acessos a sites é realizada por meio do celular. Por isso, o Google prioriza o ranqueamento do site responsivo. Isto é, aquele site cujo layout se adapta a diferentes formatos de tela: smartphones (considerando a enorme variedade de telas), tablet e computadores (que também possuem diversos formatos de monitores).
Para conferir se o seu site é responsivo, você pode conferir no Google Search Mobile Friendly. Basta colocar o link e conferir o resultado na hora.
5 – SEO
Você não pode responder “por que meu site não aparece no Google” sem falar de SEO – Otimização para os Mecanismos de Busca.
SEO são várias técnicas que fazem um conteúdo ser ranqueado de forma orgânica (não paga) no Google e em outras ferramentas, como o Bing, Yahoo etc. Sendo assim, quando um usuário pesquisar por algum termo relacionado a páginas na web, sem pagamento de nenhum valor, sua empresa pode aparecer entre os primeiros resultados.
Como saber se meu site é bom? Conheça ferramentas
Assim como o Google Search Console, que indicamos acima, existem outras ferramentas que podem ajudar você a descobrir falhas no seu site, que fazem ele não aparecer no Google.
Essas ferramentas fazem um diagnóstico completo apresentando problemas que você precisa corrigir. No entanto, para essas correções, você pode precisar de ajuda profissional. A vantagem de fazer o diagnóstico é que se não houver nenhum problema, você pode direcionar o investimento para outros pontos, como: criação de blog, anúncios pagos, gestão de redes sociais, entre outras estratégias.
Ferramentas para avaliar seu site:
Depois de garantir que seu site está ok, é necessário acompanhar os resultados reais obtidos por meio dele. Para isso, integre o Google Analytics ao seu site e crie métricas personalizadas para avaliar os resultados.
Precisa de ajuda? Conte com a KBR TEC para impulsionar e mensurar os resultados do seu site! Seja para realizar um diagnóstico detalhado, fazer melhorias técnicas ou para criar conteúdos e anúncios.
Somamos mais de 20 anos de experiência e contamos com um time de profissionais para trazer soluções sob medida para a sua empresa. Mande uma mensagem em nosso WhatsApp ou aqui no site.