Já percebeu como a maioria dos sites institucionais contam com um blog hoje em dia? Isso não é à toa, as vantagens para as empresas são inúmeras. Apesar de ter surgido como algo pessoal, o blog é uma ferramenta que pode atender a diversos tipos de objetivos. Tanto os pessoais, como era no início, como objetivos comerciais. Atualmente, o blog é uma das principais ferramentas do Marketing Digital e do Marketing de Conteúdo. Você já sabe por que ter um blog?

Se a resposta for não, acompanhe o texto para descobrir. E, se a resposta for sim, continue a leitura que você vai descobrir ainda mais vantagens! 

 

O que é um blog?

Para ter certeza que estamos na mesma página, vamos começar definindo o que é um blog. Lá em 1990, a internet, em seus primórdios, já contava com páginas chamadas de “diários online”. Nessas páginas, as pessoas escreviam sobre qualquer coisa: experiências pessoais, opiniões, prosas, poemas, entre muitos outros assuntos. E quem lia podia contribuir com o conteúdo através de comentários.

Correndo um pouco no tempo, a palavra “blog” surgiu só em 1997, sendo a junção de duas palavras inglesas: web + log = weblog. Com o tempo, tornou-se apenas “blog”. Mas a modalidade só ficou mesmo popular a partir de 1999, nos Estados Unidos. Foi quando surgiram ferramentas específicas, como o Blogger.

Mudou o século e mudou também o comportamento das pessoas, especificamente, dos consumidores. As empresas começaram a notar algumas mudanças, como disseminar e procurar opiniões sobre produtos e serviços antes de adquiri-los. Comportamento que cresceu e é parte da jornada de compra da grande maioria dos consumidores até hoje.

Mas voltando aos anos 2000, até as empresas descobriram por que fazer um blog. Elas deixaram de ser apenas temas de publicações de blogs pessoais e começaram a criar suas próprias publicações em seus próprios blogs.

Atualmente, as estratégias de Marketing Digital, principalmente Marketing de Conteúdo, e Inbound Marketing tem o blog como uma das principais ações. Agora, é regra, quem quer aparecer na primeira página do Google, investe em SEO e em um blog profissional.

 

Quem pode ter um? 

Começou de forma super pessoal e acabou ganhando os campos comerciais. Então, hoje em dia, qualquer pessoa e toda empresa pode ter um blog. 

Como pessoa, o objetivo pode ser não apenas se expressar, mas também criar um portfólio e fazer Networking. Além disso, blogs pessoais podem ser monetizados através do Google Adsense ou do Marketing de Afiliados, por exemplo.

Como empresa, a página de blog dentro do site institucional agrega autoridade, atrai usuários (possíveis clientes) e é a principal estratégia para garantir um bom posicionamento no Google. Falar sobre o segmento da sua empresa é uma forma de mostrá-la como líder de mercado e, também, criar um relacionamento com velhos e novos clientes. Afinal, os visitantes vão se sentir mais próximos da sua empresa após ler o conteúdo compartilhado no blog.

 

Quais as vantagens de ter um blog? 

A resposta para “por que ter um blog” depende de quem está perguntando. Se você planeja ter um blog pessoal, pode usá-lo para fins profissionais também! Como citamos, dependendo do tipo de blog que você escolher ter, ele pode ser utilizado como um portfólio. Por exemplo, para designers, arquitetos, stylists, jornalistas, entre outros. Dependendo do assunto, além do portfólio você também consegue ampliar seu Networking.

Já se você tem uma empresa, a principal vantagem é o ranqueamento no Google utilizando técnicas de otimização de site (SEO). Além disso, agrega autoridade e trabalha o relacionamento com seus clientes. Tudo isso leva à principal vantagem: vender mais. E esse já é argumento suficiente de por que criar um blog.

Mas se você ainda não se convenceu, elencamos os principais motivos nos tópicos a seguir.

 

Por que ter um blog para sua empresa?

  • Aumenta as chances de alcançar a primeira página do Google;
  • Gera autoridade para o seu público;
  • Educa o público sobre seu produto ou serviço, mostrando seu valor;
  • Facilita o processo de venda, pois pode ser o que faltava para aquele cliente cheio dúvidas decidir finalizar a compra;
  • Resultados permanentes, mesmo que você pare de publicar (o que prejudicaria o ranqueamento), o conteúdo é vitalício e pode continuar gerando um bom retorno;
  • Apesar de entregar resultados a longo prazo, o blog exige um valor de investimento inferior quando comparado a anúncios (Google Ads e Facebook Ads, por exemplo).

 

Por que ter um blog pessoal? 

  • Realizar um sonho: vai ver, você sempre teve vontade de expor suas opiniões e compartilhar conteúdos;
  • Descobrir uma fonte de renda através da monetização, seja com o Marketing de Afiliados, seja com Google Adsense, que levará publicidade para sua página, e até mesmo fazendo parcerias com marcas;
  • Divulgar seu Trabalho: muito se fala sobre usar o Instagram como divulgação própria, mas o blog é uma excelente opção para isso e com recursos quase infinitos;
  • Aprender novas técnicas: se você não é da área do Marketing Digital, com certeza vai descobrir muita coisa sobre otimização para buscadores e produção de conteúdo relevante;
  • Networking: compartilhar suas opiniões, trabalhos ou mesmo seu estilo de vida aumentará sua rede de contatos profissionais e também de amigos.

 

Como e por que criar um blog profissional

Assim como as empresas devem priorizar a criação de site institucional profissional, criar um blog também deve contar com a ajuda de uma empresa especialista em projetos. É claro que tudo depende do seu objetivo, seja você proprietário de uma empresa ou alguém que pretende ter um blog pessoal.

Se a ideia é ter o blog como parte da sua estratégia de Marketing Digital e/ou com a intenção de conquistar resultados financeiros, a melhor opção é ter um blog profissional, com a preservação de sua identidade visual ( design ), com domínio personalizado, plugins de SEO instalados, códigos revisados, bons índices de velocidade, enfim, um trabalho profissional mesmo. 

As estratégias de SEO e um conteúdo relevante fazem toda a diferença para atrair visitantes e criar autoridade, mas o design e os recursos têm peso nesse resultado também. 

Quer saber mais sobre como e por que criar um blog? Pergunte a um especialista! A KBR TEC tem mais de 20 anos de experiência e conta com um time de profissionais. É só mandar uma mensagem no WhatsApp ou preencher o formulário aqui no site. Vamos adorar trocar uma ideia com você.