Guest Post é um texto criado por um convidado e isso traz vantagens para os dois lados, tanto para o convidado quanto para o “anfitrião” do site. Quem faz o guest post consegue alcançar uma nova audiência, reforçar sua autoridade no seu segmento e ainda contribuir para a estratégia de link building. Enquanto o proprietário do site consegue um bom conteúdo. Mas se você ainda não sabe o que é guest post e quer entender suas vantagens e como incluir essa estratégia na sua empresa, chegou no lugar certo!

No texto de hoje, você confere tudo o que precisa saber para começar a criar guest post e, principalmente, como encontrar sites parceiros para isso.

 

Guest post: o que é?

Guest post, em tradução livre, significa “postagem de convidado” e isso já dá uma ideia do que se trata. Ou seja, o guest post é um artigo desenvolvido por outra pessoa, não pelo dono do site. O intuito é alcançar uma nova audiência, similar à sua.

Essa estratégia acaba contribuindo positivamente para uma outra: o link building, que nada mais é que links vindos de outros sites para o seu domínio.

Por isso, o guest post traz o melhor dos dois mundos. Melhora na autoridade do seu site, como também constrói relacionamento com parceiros e novas audiências.

 

Por que fazer guest post?

Muitas pessoas ainda resistem ao guest post, pois se perguntam: por que vou entregar um bom conteúdo para outro site? A resposta para isso é focar nas vantagens que essa estratégia pode trazer para sua empresa. Confira as principais delas a seguir.

 

1 –  Autoridade para sua marca…

Do ponto de vista do SEO, o guest post ajuda a melhorar a autoridade do domínio, uma vez que atrai links de outros sites de qualidade. Isso é chamado de link building, no entanto, não é necessário esperar que a iniciativa parta dos outros. O guest post é uma das formas de conseguir isso mais rápido, mas sem ferir as diretrizes do Google. Com o tempo, o link building acaba se tornando natural, outros sites vão linkar para o seu de forma espontânea devido a autoridade que você tem.

 

2 – … E para seu domínio!

Aí chegamos ao outro lado dessa vantagem. Além de o seu domínio conquistar autoridade dentro do SEO, sua empresa também conquista autoridade, tornando-se referência no seu meio de mercado, bem como entre seu público-alvo.

 

3 – Alcançar novas audiências

É importante escolher sites que tenham um público parecido com o seu, mas que não seja um concorrente direto. O site escolhido já tem sua própria audiência e comunidade formada. Então, é como se o proprietário desse site convidasse você para uma festa e apresentasse você à comunidade dele.

Além de conhecer sua empresa, esses usuários podem visitar seu site, gerando tráfego e, consequentemente, tornarem-se clientes.

 

4 – Conhecer novos parceiros

Não é só de clientes que se vive uma empresa, né? Bons parceiros também ajudam você a chegar mais longe. O guest post ajuda você a conhecer diversas pessoas, blogueiros profissionais, criadores de conteúdo, jornalistas e outros gestores. No fim, você está ampliando seu networking também.

 

Como escrever um guest post irrecusável

É claro que para ter seu conteúdo publicado em outro site, ele precisa ser aceito pelo proprietário. No próximo tópico, vamos falar como fazer essa parceria, mas, antes, confira quais são as boas condutas na hora de fazer guest post.

  • Escolha um tema no qual sua empresa é especialista, mas que seja atraente para o público do site que irá publicar o texto;
  • Se adeque à linha editorial do blog, confira a linguagem usada, se faz uso de imagens etc;
  • Não faça marketing agressivo. Lembre-se, guest post é Marketing de Conteúdo, não uma propaganda;
  • Adicione links para o seu site, mas não exagere. Você também pode incluir links internos, ou seja, para o site onde está sendo publicado;
  • Finalize com um CTA, convidando as pessoas para conhecerem seu site após você apresentá-la.

 

Como conseguir parceiros para guest post?

Sites profissionais costumam ter uma política bem estabelecida para aceitar guest post. Alguns, só publicam conteúdos pagos, outros, trocam conteúdos. Ou seja, você publica em outro domínio e esse domínio publica no seu.

De qualquer forma, o primeiro passo é encontrar esses parceiros. Comece listando todos os sites que têm a ver com o nicho da sua empresa. Então, avalie a qualidade desses domínios. Você pode usar a ferramenta de análise SEO do Neil Patel, ou baixar esse plugin para Google Chrome, entre outras ferramentas que podem analisar a autoridade de um domínio.

Separe aqueles com boas notas e comece a entrar em contato com cada um. Posteriormente, você precisará analisar os resultados que cada post trouxe para sua empresa. Então, comece organizando tudo em uma planilha. Assim, você acompanha o contato, retorno, tema, link de publicação e, após algum tempo, analisa o tráfego que esse texto gerou para o seu site.

Para conseguir ter um guest post publicado em outros sites, também vale a pena conferir algumas boas condutas.

  • Entre em contato já oferecendo sugestões de temas que tenham a ver com o site escolhido;
  • O ideal é ter um blog no site da sua empresa. Assim, ele servirá de portfólio na hora de oferecer essa parceria;
  • Não espere resposta para contatar outro site, entre em contato com vários e elabore um calendário de postagens conforme obtiver respostas.

 

Guest Post: como sua empresa pode fazer

A estratégia de guest post, além do desenvolvimento do conteúdo, também envolve planejamento e mensuração de resultados. Bem como exige que boas escolhas sejam feitas na hora de eleger sites para entregar seus conteúdos, considerando sua qualidade e a relação que ele tem com o seu mercado.

Por isso, conte com profissionais de Marketing Digital na hora de desenvolver essa estratégia e garanta que todos os passos sejam executados com maestria. Entre em contato com a KBR TEC e conheça a solução dos nossos especialistas. São 20 anos ajudando empresas a crescerem na WEB!

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